sábado, 5 de setembro de 2009

Profecia do Dia

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 05 de Setembro de 2009

Sábado da 22ª semana do Tempo Comum


Hoje a Igreja celebra : Beata Teresa de Calcutá, religiosa, +1997

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São Macário : «O Filho do Homem é Senhor do sábado.»


Carta aos Colossenses 1,21-23.

Também a vós, que outrora andáveis afastados e éreis inimigos, com sentimentos expressos em acções perversas, agora Cristo reconciliou-vos no seu corpo carnal, pela sua morte, para vos apresentar santos, imaculados e irrepreensíveis diante dele, desde que permaneçais sólidos e firmes na fé, sem vos deixardes afastar da esperança do Evangelho que ouvistes; ele foi anunciado a toda a criatura que há debaixo do céu e foi dele que eu, Paulo, me tornei servidor.


Livro de Salmos 54(53),3-4.6.8.

Ó meu Deus, salva me, pelo teu nome; pelo teu poder, faz me justiça!
Ouve, ó Deus, a minha oração, presta atenção às palavras da minha boca!
Mas Deus é o meu auxílio, o Senhor é quem conserva a minha vida.
De bom grado, eu te oferecerei sacrifícios e louvarei o teu nome, SENHOR, porque és bom.


Evangelho segundo S. Lucas 6,1-5.

Num dia de sábado, passando Jesus através das searas, os seus discípulos puseram-se a arrancar e a comer espigas, desfazendo-as com as mãos. Alguns fariseus disseram: «Porque fazeis o que não é permitido fazer ao sábado?» Jesus respondeu: «Não lestes o que fez David, quando teve fome, ele e os seus companheiros? Como entrou na casa de Deus e, tomando os pães da oferenda, comeu e deu aos seus companheiros esses pães que só aos sacerdotes era permitido comer?» E acrescentou: «O Filho do Homem é Senhor do sábado.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Macário (?-405), monge no Egipto
Homilias espirituais, n° 35 (a partir da trad. coll. Spi. Or. n° 40, Bellefontaine, p. 302)

«O Filho do Homem é Senhor do sábado.»


Na Lei dada por Moisés, que era uma sombra do que estava para vir (Col 2, 17), Deus ordenava que todos descansassem e não fizessem nenhum trabalho ao dia de sábado. Tratava-se de um símbolo, de uma preparação para o verdadeiro sábado que o Senhor concede à alma. [...] Com efeito, o Jesus chama o homem ao repouso, dizendo-lhe: «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos» (Mt 11, 28). E a todas as almas que têm confiança e se aproximam Dele, dá-lhes descanso, libertando-as de pensamentos dolorosos, desanimadores e impuros. Assim, deixam completamente de se entregar ao mal e celebram um sábado verdadeiro, delicioso e santo, uma festa do Espírito, numa alegria jubilosa inexprimível. Prestam a Deus um culto que Lhe é agradável porque procede de um coração puro: esse é o verdadeiro sábado santificado.

Supliquemos também nós ao Senhor que nos permita entrar no Seu repouso, que nos faça acabar com os pensamentos vergonhosos, maus ou vãos, a fim de que possamos celebrar a festa do Espírito Santo e servir a Deus com o coração puro. Bem-aventurados os que entram nesse repouso.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI