segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Profecia do Dia

Terça-feira, dia 19 de Janeiro de 2010


S. Canuto, rei da Dinamarca, mártir, +1086, Santos Mário, Marta, Audíface e Ábaco, mártires, +270



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Balduíno de Ford : «O sábado foi feito para o homem»

Leituras

1 Sam. 16,1-13.
O Senhor disse a Samuel: «Até quando chorarás Saul, tendo-o Eu rejeitado
para que não reine em Israel? Enche o teu chifre de óleo e vai. Quero
enviar-te a Jessé de Belém, pois escolhi um rei entre os seus filhos.»
Samuel respondeu: «Como hei-de ir? Se Saul souber, irá tirar-me a vida.»
O Senhor disse: «Levarás contigo um novilho e dirás que vais oferecer um
sacrifício ao Senhor.
Convidarás Jessé para o sacrifício e Eu te revelarei o que deverás fazer.
Darás por mim a unção àquele que Eu te indicar.»
Fez Samuel como o Senhor ordenara. Ao chegar a Belém, os anciãos da cidade
saíram-lhe ao encontro, inquietos, e disseram: «É de paz a tua vinda?»
Ele respondeu: «Sim. Venho oferecer um sacrifício ao Senhor; purificai-vos
e acompanhai-me para o sacrifício.» Ele mesmo purificou Jessé e os filhos e
convidou-os para o sacrifício.
Logo que entraram, Samuel viu Eliab e pensou consigo: «Certamente é este o
ungido do Senhor.»
Mas o Senhor disse a Samuel: «Que te não impressione o seu belo aspecto,
nem a sua alta estatura, pois Eu rejeitei-o. O que o homem vê não importa;
o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração.»
Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: «Não é este o que
o Senhor escolheu.»
Jessé trouxe-lhe, também, Chamá. E Samuel disse: «Ainda não é este o que o
Senhor escolheu.»
Jessé apresentou-lhe, assim, os seus sete filhos, mas Samuel disse: «O
Senhor não escolheu nenhum deles.»
E acrescentou: «Estão aqui todos os teus filhos?» Jessé respondeu: «Resta
ainda o mais novo, que anda a apascentar as ovelhas.» Samuel ordenou a
Jessé: «Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa antes de ele ter
chegado.»
Jessé mandou então buscá-lo. David era louro, de belos olhos e de aparência
formosa. O Senhor disse: «Ei-lo, unge-o: é esse.»
Samuel tomou o chifre de óleo e ungiu-o na presença dos seus irmãos. E, a
partir daquele dia, o espírito do Senhor apoderou-se de David. E Samuel
voltou para Ramá.


Salmos 89,20.21-22.27-28.
Outrora declaraste, em visão, aos teus fiéis: "Impus o meu diadema a um
herói; escolhi um eleito de entre o povo.
Encontrei David, meu servo, e ungi o com óleo santo.
A minha mão estará sempre com ele e o meu braço há-de torná lo forte.
Ele me invocará, dizendo: 'Tu és meu pai, és o meu Deus e o rochedo da
minha salvação!'
E Eu farei dele o primogénito, o maior entre os reis da terra.


Marcos 2,23-28.
Ora num dia de sábado, indo Jesus através das searas, os discípulos
puseram-se a colher espigas pelo caminho.
Os fariseus diziam-lhe: «Repara! Porque fazem eles ao sábado o que não é
permitido?»
Ele disse: «Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu
fome, ele e os que estavam com ele?
Como entrou na casa de Deus, ao tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os
pães da oferenda, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e também
os deu aos que estavam com ele?»
E disse-lhes: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.

O Filho do Homem até do sábado é Senhor.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Balduíno de Ford (?- c. 1190), abade cistercience
O Sacramento do altar, 3, 2 (a partir da trad. SC 94, p. 523 rev.)

«O sábado foi feito para o homem»

O que faz a verdadeira beatitude é o santo repouso e a santa saciedade dos
quais o sábado e o maná são símbolos. Após ter dado ao seu povo repouso e
saciedade com o sábado e o maná que prefiguravam a verdadeira beatitude que
dará aos que obedecem, o Senhor censura-lhes a sua desobediência, que pode
fazê-lo perder os bens mais desejáveis: «Até quando se recusarão a cumprir
os Meus mandamentos e a Minha lei?» (Ex 16, 28) [...]. Após esta pergunta
do Senhor, Moisés convida os seus irmãos a considerarem as graças de Deus:
«Pensem que o Senhor vos deu o sábado e o dobro de maná no sexto dia para
consentirem em servi-Lo.» Esta advertência significa que Deus dará aos Seus
eleitos o repouso da sua labuta e os consolos da vida presente e também da
vida futura.

Mas, para além disso, são-nos sugeridas duas vidas nesta passagem: a vida
activa na qual precisamos agora de trabalhar, e a vida contemplativa para a
qual trabalhamos e na qual nos dedicaremos unicamente à contemplação de
Deus. Embora pertença sobretudo ao mundo que está para vir, a vida
contemplativa deve estar, no entanto, representada já desde esta vida pelo
santo repouso do sábado. A propósito deste repouso, Moisés acrescenta: «Que
todos fiquem em suas casas; ninguém deve sair no dia do sábado.» Dito de
outro modo: Que todos repousem nas suas casas e não saiam para fazer
qualquer trabalho nesse dia. Isto ensina-nos que, na altura da contemplação
devemos ficar em casa, não sair por desejos interditos, mas reunir toda a
nossa intenção «pela pureza do coração» [como diz São Bento], para pensar
somente em Deus e amá-Lo somente a Ele.




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