terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Profecia do Dia

Quarta-feira, dia 27 de Janeiro de 2010


Santa Ângela Mérici, virgem, fundadora, +1540



Comentário ao Evangelho do dia feito por
São João Crisóstomo : «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça!»

Leituras

2 Sam. 7,4-17.
Mas, naquela mesma noite, o Senhor falou a Natan, dizendo-lhe:
«Vai dizer ao meu servo David: Diz o Senhor: "És tu que me vais construir
uma casa para Eu habitar?
Desde que tirei da terra do Egipto os filhos de Israel até ao dia de hoje,
não habitei em casa alguma; mas peregrinava alojado numa tenda que me
servia de morada.
E, durante todo o tempo em que andei no meio dos israelitas, disse,
porventura, a algum dos chefes de Israel que encarreguei de apascentar o
meu povo: 'Porque não me edificais uma casa de cedro?'
Dirás, pois, agora, ao meu servo David: Diz o Senhor do universo: Eu
tirei-te das pastagens onde apascentavas as tuas ovelhas, para fazer de ti
o chefe de Israel, meu povo.
Estive contigo em toda a parte por onde andaste; exterminei diante de ti
todos os teus inimigos e fiz o teu nome tão célebre como o nome dos grandes
da terra.
Fixarei um lugar para Israel, meu povo; nele o instalarei, e ali habitará,
sem jamais ser inquietado; e os filhos da iniquidade não mais o oprimirão,
como outrora,
no tempo em que Eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. A ti
concedo uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. Além
disso, o Senhor faz hoje saber que será Ele próprio quem edificará uma casa
para ti.
Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, manterei
depois de ti a descendência que nascerá de ti e consolidarei o seu reino.
Ele construirá um templo ao meu nome, e Eu firmarei para sempre o seu trono
régio.
Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer
alguma falta, hei-de corrigi-lo com varas e com açoites, como fazem os
homens,
mas não lhe tirarei a minha graça, como fiz a Saul, a quem afastei diante
de ti.
A tua casa e o teu reino permanecerão para sempre diante de mim, e o teu
trono estará firme para sempre".»
Foi segundo estas palavras e esta visão que Natan falou a David.


Salmos 89(88),4-5.27-28.29-30.
"Fiz uma aliança com o meu eleito, jurei a David, meu servo:
'Estabelecerei a tua descendência para sempre e o teu trono há-de manter-se
eternamente'."
Ele me invocará, dizendo: 'Tu és meu pai, és o meu Deus e o rochedo da
minha salvação!'
E Eu farei dele o primogénito, o maior entre os reis da terra.
Hei-de assegurar lhe para sempre o meu favor e a minha aliança com ele
há-de manter-se firme.
Estabelecerei para sempre a sua descendência e o seu trono terá a duração
dos céus.


Marcos 4,1-20.
De novo começou a ensinar à beira-mar. Uma enorme multidão vem agrupar-se
junto dele e, por isso, sobe para um barco e senta-se nele, no mar, ficando
a multidão em terra, junto ao mar.
Ensinava-lhes muitas coisas em parábolas e dizia nos seus ensinamentos:
«Escutai: o semeador saiu a semear.
Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho e vieram as
aves e comeram-na.
Outra caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra e logo brotou,
por não ter profundidade de terra;
mas, quando o sol se ergueu, foi queimada e, por não ter raiz, secou.
Outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, sufocaram-na, e não deu
fruto.
Outra caiu em terra boa e, crescendo e vicejando, deu fruto e produziu a
trinta, a sessenta e a cem por um.»
E dizia: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça.»
Ao ficar só, os que o rodeavam, juntamente com os Doze, perguntaram-lhe o
sentido da parábola.
Respondeu: «A vós é dado conhecer o mistério do Reino de Deus; mas, aos que
estão de fora, tudo se lhes propõe em parábolas,
para que ao olhar, olhem e não vejam, ao ouvir, oiçam e não compreendam,
não vão eles converter-se e ser perdoados.»
E acrescentou: «Não compreendeis esta parábola? Como compreendereis então
todas as outras parábolas?
O semeador semeia a palavra.
Os que estão ao longo do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada;
e, mal a ouvem, chega Satanás e tira a palavra semeada neles.
Do mesmo modo, os que recebem a semente em terreno pedregoso, são aqueles
que, ao ouvirem a palavra, logo a recebem com alegria,
mas não têm raiz em si próprios, são inconstantes e, quando surge a
tribulação ou a perseguição por causa da palavra, logo desfalecem.
Outros há que recebem a semente entre espinhos; esses ouvem a palavra,
mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e as restantes ambições
entram neles e sufocam a palavra, que fica infrutífera.
Aqueles que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, a
recebem, dão fruto e produzem a trinta, a sessenta e a cem por um.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero em Antioquia depois Bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja
Homilias sobre S. Mateus, nº 44; p. 57, 467 (a partir da trad. Orval)

«Quem tem ouvidos para ouvir, oiça!»

Na parábola do semeador, Cristo mostra-nos que a Sua palavra se dirige a
todos indistintamente. Com efeito, tal como o semeador da parábola não faz
qualquer distinção entre os terrenos, mas semeia em todas as direcções,
também o Senhor não distingue entre o rico e o pobre, o sábio e o tolo, o
negligente e o aplicado, o corajoso e o cobarde, mas dirige-Se a todos e,
apesar de conhecer o porvir, pelo Seu lado empenha-se totalmente, de modo a
poder dizer: «Que devia eu fazer que não tenha feito?» (Is 5, 4). [...]

Além disso, o Senhor diz este parábola para encorajar os Seus discípulos e
educá-los a não se deixarem abater mesmo se os que acolhem a palavra são
menos numerosos do que os que a desperdiçam. Era assim para o próprio
Mestre que, apesar do Seu conhecimento do futuro, não cessava de espalhar a
semente.

Mas, dirás tu, que benefício havia em espalhá-la nos espinheiros, nas
pedras ou no caminho? No caso de se tratar de uma semente e de uma terra
materiais, isso não faria sentido; mas quando se trata de almas e da
Palavra, a coisa é inteiramente digna de elogios. Reprovar-se-ia com razão
um agricultor que agisse assim; a pedra não pode tornar-se terra, o caminho
não pode deixar de ser um caminho e os espinhos não podem deixar de ser
espinhos. Mas no domínio espiritual não é do mesmo modo: a pedra pode
tornar-se uma terra fértil, o caminho não mais ser pisado pelos caminhantes
e tornar-se um campo fecundo, os espinhos podem ser arrancados e permitirem
à semente frutificar livremente. Se isso não fosse possível, o semeador não
teria espalhado a Sua semente como o fez.




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