quarta-feira, 9 de março de 2011

Profecia do Dia

Quinta-feira, dia 10 de Março de 2011
Quinta-feira depois das Cinzas

Quarenta Mártires de Sebaste, +320, S. Macário de Jerusalém, patriarca, +335, S. João Ogilvie, presbítero, mártir, +1615, Santo Emiliano, pastor eremita, séc. VI



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santo Anastácio de Antioquia : O caminho que conduz Cristo à Sua Glória

Leituras

Deut. 30,15-20.
«Repara que coloco hoje diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal.
Assim, ordeno-te hoje que ames o Senhor, teu Deus, que andes nos seus
caminhos, que guardes os seus mandamentos, preceitos e sentenças. Assim
viverás, multiplicar-te-ás e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra em
que vais entrar para dela tomar posse.
Mas se o teu coração se desviar e não escutares, se te deixares arrastar e
adorares deuses estranhos e os servires,
declaro-vos hoje que, sem dúvida, morrereis; os vossos dias não se
prolongarão na terra na qual ides entrar, passando o Jordão, para dela
tomar posse.»
«Tomo hoje por testemunhas contra vós o céu e a terra; ponho diante de vós
a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida para viveres, tu e
a tua descendência,
amando o Senhor, teu Deus, escutando a sua voz e apegando-te a Ele, porque
Ele é a tua vida e prolongará os teus dias para habitares na terra, que o
Senhor jurou que havia de dar a teus pais, Abraão, Isaac e Jacob.»


Salmos 1,1-2.3.4.6.
Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho
dos pecadores, nem toma parte na reunião dos libertinos;
antes põe o seu enlevo na lei do SENHOR e nela medita dia e noite.
É como a árvore plantada à beira da água corrente: dá fruto na estação
própria e a sua folhagem não murcha; em tudo o que faz é bem sucedido.
Mas os ímpios não são assim! São como a palha que o vento leva.
O SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à
perdição.


Lucas 9,22-25.
e acrescentou: «O Filho do Homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos
anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, tem de ser morto
e, ao terceiro dia, ressuscitar.»
Depois, dirigindo-se a todos, disse: «Se alguém quer vir após mim, negue-se
a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-me.
Pois, quem quiser salvar a sua vida há-de perdê la; mas, quem perder a sua
vida por minha causa há-de salvá-la.
Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, perdendo-se ou condenando-se
a si mesmo?


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Santo Anastácio de Antioquia, monge e depois patriarca de Antioquia, 549-570 e 593-599
Homilia 4 sobre a Paixão; PG 89, 1347 (a partir da trad. breviário)

O caminho que conduz Cristo à Sua Glória

«Eis que subimos a Jerusalém. O Filho do Homem será entregue nas mãos dos
pagãos, dos sumos-sacerdotes e dos escribas para ser flagelado, humilhado e
crucificado» (cf Mt 20,18). Ao dizer isto aos Seus discípulos, Cristo
anunciava o que estava de acordo com a predições dos profetas, pois eles
tinham previsto a Sua morte, e que esta teria lugar em Jerusalém. [...]
Compreendemos porque é que o Verbo de Deus que, de outra forma não
sofreria, teve de suportar a Paixão; porque o homem não podia ter sido
salvo de outra forma. Só Ele o sabia, assim como aqueles a quem Ele o
revelara. De facto, Ele sabia tudo o que vem do Pai, porque o «Espírito
penetra até às profundezas dos mistérios divinos» (1Cor 2, 10).


«Era necessário que Cristo sofresse» (Lc 24, 26): era completamente
impossível que a Paixão não tivesse acontecido, como Ele próprio afirmou
quando chamou «lentos a acreditar» e «sem inteligência» àqueles que não
sabiam que Cristo tinha de sofrer assim para entrar na Sua Glória (Lc 24,
25). De facto, Ele veio para salvar o Seu povo, renunciando à «glória que
tinha junto do Pai antes do início do mundo» (Jo 17, 5). Esta salvação era
a perfeição que devia concretizar-se pela Paixão, e que será atribuída ao
autor da nossa vida, segundo o ensinamento de São Paulo: «Ele foi o autor
da nossa vida ao atingir a perfeição através dos Seus sofrimentos» (Heb 2,
10).


Vemos como a glória de Filho Único, da qual tinha sido afastado durante
algum tempo em nosso favor, Lhe foi devolvida pela cruz na carne que Ele
tinha adoptado. São João afirma-o de facto no seu Evangelho, quando explica
que foi sobre esta água que o Salvador disse que «brotaria como um rio do
coração do crente. Ora, ao dizer isto, Ele falava do Espírito Santo que
haviam de receber aqueles que acreditassem nEle. De facto, o Espírito Santo
não tinha ainda sido dado, porque Jesus não tinha entrado ainda na Sua
glória» (Jo 7, 38-39). Aquilo a que Ele chama a Sua glória é a Sua morte na
cruz. Esta é a razão pela qual o Senhor, quando rezava antes de padecer na
cruz, pedia ao Pai para Lhe dar esta «glória que Ele tinha junto dEle antes
do início do mundo».




Gerir directamente o seu abono (ou a sua subscrição) neste endereço : www.evangelhoquotidiano.org