quinta-feira, 24 de março de 2011

Profecia do Dia

Sexta-feira, dia 25 de Março de 2011
ANUNCIAÇÃO DO SENHOR, solenidad

Anunciação do Senhor (ofício próprio)
S. Tarásio, patriarca, séc. VIII



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Tertuliano : «Faça-se em mim segundo a tua palavra»

Leituras

Is. 7,10-14.
O SENHOR mandou dizer de novo a Acaz:
«Pede ao SENHOR teu Deus um sinal,
quer no fundo dos abismos, quer lá no alto dos céus.»
Acaz respondeu: «Não
pedirei tal coisa, não tentarei o SENHOR.»
Isaías respondeu: «Escuta,
pois, casa de David: Não vos basta já ser molestos para os homens, senão
que também ousais sê-lo para o meu Deus?
Por isso, o Senhor, por sua conta
e risco, vos dará um sinal. Olhai: a jovem está grávida e vai dar à luz um
filho, e há-de pôr-lhe o nome de Emanuel.



Salmos 40(39),7-8.9.10.11.
Não quiseste sacrifícios nem oblações, mas abriste me os ouvidos para
escutar; não pediste holocaustos nem vítimas.
Então eu disse: "Aqui estou!
No Livro da Lei está escrito aquilo que devo fazer."
Esse é o meu desejo, ó
meu Deus; a tua lei está dentro do meu coração.
Anunciei a tua justiça na
grande assembleia; Tu bem sabes, SENHOR, que não fechei os meus lábios.

Não escondi a tua justiça no fundo do coração; proclamei a tua fidelidade
e a tua salvação. Não ocultei à grande assembleia a tua bondade e a tua
verdade.



Heb. 10,4-10.
uma vez que é impossível que o sangue dos touros e dos bodes apague os
pecados.
Por isso, ao entrar no mundo, Cristo diz: Tu não quiseste
sacrifício nem oferenda, mas preparaste-me um corpo.
Não te agradaram
holocaustos nem sacrifícios pelos pecados.
Então, Eu disse: Eis que venho
– como está escrito no livro a meu respeito – para fazer, ó Deus, a tua
vontade.
Disse primeiro: Não quiseste nem te agradaram sacrifícios,
oferendas e holocaustos pelos pecados – e, no entanto, eram oferecidos
segundo a Lei.
Disse em seguida: Eis que venho para fazer a tua vontade.
Suprime, assim, o primeiro culto, para instaurar o segundo.
E foi por essa
vontade que nós fomos santificados, pela oferta do corpo de Jesus Cristo,
feita uma vez para sempre.



Lucas 1,26-38.
Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia
chamada Nazaré,
a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa
de David; e o nome da virgem era Maria.
Ao entrar em casa dela, o anjo
disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.»
Ao ouvir
estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava
tal saudação.
Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça
diante de Deus.
Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual
porás o nome de Jesus.
Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O
Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David,
reinará eternamente
sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»
Maria disse ao anjo:
«Como será isso, se eu não conheço homem?»
O anjo respondeu-lhe: «O
Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a
sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de
Deus.
Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já
está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril,
porque nada é impossível
a Deus.»
Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim
segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.



Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Tertuliano (c. 155-v. 220), teólogo
A Carne de Cristo, 17; PL 2, 781 (cf. SC 126, p. 281)

«Faça-se em mim segundo a tua palavra»

Porque é que o Filho de Deus nasceu de uma Virgem? [...] Era necessário um
modo totalmente novo de nascer para Aquele que ia consagrar uma nova ordem
de nascimento. Isaías tinha profetizado que o Senhor anunciaria esta
maravilha através de um sinal. Que sinal? «Eis que uma virgem vai conceber
e dará à luz um filho.» Sim, a Virgem concebeu e deu à luz o Emanuel, Deus
connosco (Is 7, 14; Mt 1, 23). Eis a nova ordem de nascimento: o homem
nasce em Deus porque Deus nasce no homem; Deus faz-Se carne, para regenerar
a carne pela semente nova do Espírito e lavar todas as manchas passadas.


Toda esta nova ordem foi prefigurada no Antigo Testamento, porque na
intenção divina o primeiro homem nasceu para Deus através de uma virgem.
Com efeito, a terra era ainda virgem, o trabalho do homem não a tinha
tocado, a semente não tinha sido ainda lançada, quando Deus a tomou para
dar forma ao homem e torná-lo «um ser vivo» (Gn 2, 5.7). Por conseguinte,
se o primeiro Adão foi moldado de terra, é justo que o segundo, a quem o
apóstolo Paulo chama «o novo Adão», seja retirado por Deus de uma terra
virgem, ou seja, de uma carne cuja virgindade permanecia inviolada, para se
tornar «Espírito que vivifica» (1Cor 15, 45). [...]


Quando quis recuperar «a Sua imagem e a Sua semelhança» (Gn 1, 26) caída
sob o poder do demónio, Deus agiu de forma igual à do momento em que o
criou. Eva era ainda virgem quando acolheu a palavra que originaria a
morte; por conseguinte, seria também de uma virgem que devia descer a
Palavra de Deus que ergueria o edifício da Vida. [...] Eva confiou na
serpente; Maria teve fé em Gabriel. O pecado que Eva, crendo, cometeu, foi
Maria, crendo, que o apagou. [...] A palavra do diabo foi para Eva a
semente da sua humilhação e das suas dores de parto (Gn 3, 16), e ela
trouxe ao mundo o assassino do seu irmão (4, 8). Pelo contrário, Maria
trouxe ao mundo um Filho que haveria de salvar Israel, Seu irmão.





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