segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Profecia do Dia

Terça-feira, dia 21 de Fevereiro de 2012
Terça-feira da 7ª semana do Tempo Comum

S. Pedro Damião, bispo, Doutor da Igreja, +1072



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Cardeal Joseph Ratzinger [Papa Bento XVI] : «Quem receber um destes meninos em Meu nome é a Mim que recebe»

Leituras

Tiago 4,1-10.


De onde vêm as guerras e as lutas que há entre vós? Não vêm precisamente das vossas paixões que se servem dos vossos membros para fazer a guerra?
Cobiçais, e nada tendes? Então, matais! Roeis-vos de inveja, e nada podeis conseguir? Então, lutais e guerreais-vos! Não tendes, porque não pedis.
Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para satisfazer os vossos prazeres.
Almas adúlteras! Não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto, quem quiser ser amigo deste mundo torna-se inimigo de Deus!
Ou pensais que a Escritura diz em vão: O Espírito que habita em nós ama-nos com ciúme?
No entanto, a graça que Ele dá é mais abundante, pelo que diz: Deus opõe-se aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes.
Submetei-vos, portanto, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Aproximai-vos de Deus e Ele aproximar-se-á de vós. Lavai as mãos, pecadores, e purificai os vossos corações, ó gente de alma dividida.
Reconhecei a vossa miséria, lamentai-vos e chorai; que o vosso riso se converta em pranto e a vossa alegria em tristeza.
Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará.


Salmos 55(54),7-8.9-10a.10b-11a.23.


Eu exclamo: "Quem me dera ter asas como a pomba,
para poder voar e encontrar abrigo!"
Sim, fugiria para bem longe,
e viveria no deserto.

Iria apressar-me em busca de refúgio
contra o furacão e a tempestade.
Confunde-os, Senhor,
e divide as suas línguas,
pois na cidade só vejo violência e discórdia.

Pois na cidade só vejo violência e discórdia
Dia e noite rondam à volta das muralhas
e dentro delas reina o crime e a intriga.
Confia ao Senhor os teus cuidados e Ele será o teu sustentáculo;
não permitirá que o justo
sucumba para sempre."



Marcos 9,30-37.


Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos  atravessaram a Galileia, mas Ele não queria que ninguém o soubesse,
porque ia instruindo os seus discípulos e dizia-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens que o hão-de matar; mas, três dias depois de ser morto, ressuscitará.»
Mas eles não entendiam esta linguagem e tinham receio de o interrogar.
Chegaram a Cafarnaúm e, quando estavam em casa, Jesus perguntou: «Que discutíeis pelo caminho?»
Ficaram em silêncio porque, no caminho, tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior.
Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos.»
E, tomando um menino, colocou-o no meio deles, abraçou-o e disse-lhes:
«Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que recebe; e quem me receber, não me recebe a mim mas àquele que me enviou.»


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Cardeal Joseph Ratzinger [Papa Bento XVI]
Der Gott Jesu Christi (O Deus de Jesus Cristo)

«Quem receber um destes meninos em Meu nome é a Mim que recebe»

É preciso lembrarmo-nos de que o título de nobreza teológica mais
importante de Jesus é «Filho». Em que medida esta designação estava já
linguisticamente prefigurada pela maneira como o próprio Jesus Se
apresentou? [...] Não restam dúvidas de que ela é a tentativa de resumir,
numa palavra, a impressão geral causada pela Sua vida; a orientação da Sua
vida, a Sua raiz e o Seu ponto culminante tinham por nome «Abba» —
Paizinho. Ele sabia que nunca estava só; e, até ao Seu último grito na
cruz, esteve inteiramente virado para o Outro, para Aquele a Quem chamava
Pai. Foi isto que tornou possível que por fim o Seu verdadeiro título de
nobreza não fosse, nem «Rei», nem «Senhor», nem outros atributos de poder,
mas uma palavra que também poderíamos traduzir por «Filho».


Podemos, portanto, dizer que, se a infância ocupa um lugar tão predominante
na pregação de Jesus, é porque tem estreita ligação com o Seu mistério mais
pessoal, a Sua filiação. A Sua mais alta dignidade, que nos leva à Sua
divindade, não é, em última análise, um poder que Ele próprio possua;
consiste no facto de estar voltado para o Outro — para Deus Pai. [...]


O homem quer tornar-se Deus (Cf Gn 3,5) e é nisso que se deve tornar. Mas
sempre que, como no diálogo eterno com a serpente do Paraíso, tenta lá
chegar livrando-se da tutela de Deus e da Sua criação, não se apoiando
senão em si próprio, sempre que, numa palavra, se torna adulto, totalmente
emancipado, e rejeita completamente a infância como estado de vida,
desemboca no nada, porque se opõe à sua própria verdade, que é a
dependência. Só conservando o que nele há de mais essencial à infância e à
existência como filho, vivida antes de mais por Jesus, é que entra com o
Filho na divindade.





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Quaresma 2012

Mais uma vez, no caminho de preparação para a mais importante festa do calendário cristão, a Igreja nos propõe um tempo de preparação – de penitência e de escuta da palavra, de acolhimento do plano de Deus e de atenção aos irmãos.

Neste ano de 2012, os textos que nos serão apresentados ao longo destas cinco semana, mostram-nos um percurso claro e definido: Deus quer oferecer-nos um mundo onde a felicidade é possível (1º domingo) e a sua Palavra ensina-nos o caminho (2º domingo), Palavra que nos chama à conversão e à renovação (3º domingo). Aceitar esta Palavra implica, pois, mudar de vida. Fiquemos, contudo, certos do amor de Deus, gratuito e incondicional (4º domingo). Quanto a nós, temos de estar atentos ao seu plano de salvação e ir ao encontro dos outros, no amor e no serviço (5º domingo).

A “nova evangelização” a que a Igreja nos convida a todos nesta Quaresma impele-nos a não guardarmos este segredo do amor misericordioso de Deus e a partilhá-lo à nossa volta.

Com os votos de uma Santa Quaresma, saúda-vos com amizade

a equipa do Evangelho Quotidiano para a língua portuguesa