sexta-feira, 9 de março de 2012

Profecia do Dia

Sabado, dia 10 de Março de 2012
Sábado da 2ª semana da Quaresma

Quarenta Mártires de Sebaste, +320,  S. Macário de Jerusalém, patriarca, +335,  S. João Ogilvie, presbítero, mártir, +1615,  Santo Emiliano, pastor eremita, séc. VI



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Bem-aventurado João Paulo II : «Um homem tinha dois filhos»

Leituras

Miqueias 7,14-15.18-20.


Apascenta com o cajado o teu povo, o rebanho da tua herança, os que habitam isolados nas florestas no meio dos prados. Sejam eles apascentados em Basan e Guilead, como nos dias antigos.
Mostra-nos os teus prodígios, como nos dias em que nos tiraste do Egipto.
Qual é o Deus que, como Tu, apaga a iniquidade e perdoa o pecado do resto da sua herança? Não se obstina na sua cólera, porque prefere a bondade.
Uma vez mais, terá compaixão de nós, apagará as nossas iniquidades e lançará os nossos pecados ao fundo do mar.
Mostrarás a tua fidelidade a Jacob, e a tua bondade a Abraão, como juraste a nossos pais, desde os tempos antigos.


Salmos 103(102),1-2.3-4.9-10.11-12.


Bendiz, ó minha alma, o Senhor,    
e todo o meu ser bendiga o seu nome santo.    
Bendiz, ó minha alma, o Senhor,   
e não esqueças nenhum dos seus benefícios.   

Ele  perdoa todos os teus pecados
e cura as tuas enfermidades.   
Salva da morte a tua vida.  
e coroa-te de graça e misericórdia.  

Não está sempre a repreender-nos,
nem a sua ira dura para sempre.  
Não nos tratou segundo os nossos pecados,   
nem nos castigou segundo as nossas culpas.   

Como é grande a distância dos céus à terra,
assim são grandes os seus favores para os que o temem.  
Como o Oriente dista do Ocidente,
assim Ele afasta de nós os nossos pecados.



Lucas 15,1-3.11-32.


Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se de Jesus para O ouvirem.
Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e come com eles.»
Jesus propôs-lhes, então, esta parábola:
Disse ainda: «Um homem tinha dois filhos.
O mais novo disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte dos bens que me corresponde.' E o pai repartiu os bens entre os dois.
Poucos dias depois, o filho mais novo, juntando tudo, partiu para uma terra longínqua e por lá esbanjou tudo quanto possuía, numa vida desregrada.
Depois de gastar tudo, houve grande fome nesse país e ele começou a passar privações.
Então, foi colocar-se ao serviço de um dos habitantes daquela terra, o qual o mandou para os seus campos guardar porcos.
Bem desejava ele encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava.
E, caindo em si, disse: 'Quantos jornaleiros de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome!
Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e vou dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti;
já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus jornaleiros.'
E, levantando-se, foi ter com o pai. Quando ainda estava longe, o pai viu-o e, enchendo-se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço e cobriu-o de beijos.
O filho disse-lhe: 'Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho.'
Mas o pai disse aos seus servos: 'Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha; dai-lhe um anel para o dedo e sandálias para os pés.
Trazei o vitelo gordo e matai-o; vamos fazer um banquete e alegrar-nos,
porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado.' E a festa principiou.
Ora, o filho mais velho estava no campo. Quando regressou, ao aproximar-se de casa ouviu a música e as danças.
Chamou um dos servos e perguntou-lhe o que era aquilo.
Disse-lhe ele: 'O teu irmão voltou e o teu pai matou o vitelo gordo, porque chegou são e salvo.'
Encolerizado, não queria entrar; mas o seu pai, saindo, suplicava-lhe que entrasse.
Respondendo ao pai, disse-lhe: 'Há já tantos anos que te sirvo sem nunca transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos;
e agora, ao chegar esse teu filho, que gastou os teus bens com meretrizes, mataste-lhe o vitelo gordo.'
O pai respondeu-lhe: 'Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu.
Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; estava perdido e foi encontrado.'»


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Bem-aventurado João Paulo II
Exortação apostólica «Reconciliação e penitência», §§ 5-6 (trad. © Libreria Editrice Vaticana)

«Um homem tinha dois filhos»

O homem — cada um dos homens — é este filho pródigo: fascinado pela
tentação de se separar do Pai para viver de modo independente a própria
existência; caído na tentação; desiludido do nada que, como miragem, o
tinha deslumbrado; sozinho, desonrado e explorado no momento em que tenta
construir um mundo só para si; atormentado, mesmo no mais profundo da
própria miséria, pelo desejo de voltar à comunhão com o Pai. Como o pai da
parábola, Deus fica à espreita do regresso do filho, abraça-o à sua chegada
e põe a mesa para o banquete do novo encontro, com que se festeja a
reconciliação.


Mas a parábola faz entrar em cena também o irmão mais velho, que se recusa
a ocupar o seu lugar no banquete. Reprova ao irmão mais novo os seus
extravios e ao pai o acolhimento que lhe dispensou, enquanto a ele,
morigerado e trabalhador, fiel ao pai e à casa, nunca foi permitido — diz
ele — fazer uma festa com os amigos. Sinal de que não compreende a bondade
do pai. Enquanto este irmão, demasiado seguro de si mesmo e dos próprios
méritos, ciumento e desdenhoso, cheio de azedume e de raiva, não se
converteu e se reconciliou com o pai e com o irmão, o banquete ainda não
era, no sentido pleno, a festa do encontro e do convívio recuperado.


O homem — cada um dos homens — é também este irmão mais velho. O egoísmo
torna-o ciumento, endurece-lhe o coração, cega-o e leva-o a fechar-se aos
outros e a Deus. [...]


A parábola do filho pródigo é, antes de mais, a história inefável do grande
amor de um Pai. [...] E ao evocar, na figura do irmão mais velho, o egoísmo
que divide os irmãos entre si, ela torna-se também a história da família
humana. [...] Ela retrata a situação da família humana dividida pelos
egoísmos, põe em evidência a dificuldade em secundar o desejo e a nostalgia
de uma só família reconciliada e unida; apela para a necessidade de uma
profunda transformação dos corações, pela redescoberta da misericórdia do
Pai e pela vitória sobre a incompreensão e a hostilidade entre irmãos.




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