domingo, 7 de outubro de 2012

Profecia do Dia

Segunda-feira, dia 08 de Outubro de 2012
Segunda-feira da 27ª semana do Tempo Comum

Santa Taís, penitente, séc. IV,  S. Simeão, teólogo, +1022



Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Gregório de Nissa : O bom Samaritano

Leituras

Gálatas 1,6-12.


Irmãos: Estou admirado de que tão depressa vos afasteis daquele que vos chamou pela graça de Cristo, para seguirdes outro Evangelho.
Que outro não há; o que há é certa gente que vos perturba e quer perverter o Evangelho de Cristo.
Mas, até mesmo se nós ou um anjo do céu vos anunciar como Evangelho o contrário daquilo que vos anunciámos, seja anátema.
Como anteriormente dissemos, digo agora mais uma vez: se alguém vos anuncia como Evangelho o contrário daquilo que recebestes, seja anátema.
Estarei eu agora a tentar persuadir homens ou a Deus? Ou será que estou a procurar agradar aos homens? Se ainda pretendesse agradar aos homens, não seria servo de Cristo.
Com efeito, faço-vos saber, irmãos, que o Evangelho por mim anunciado, não o conheci à maneira humana;
pois eu não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por uma revelação de Jesus Cristo.


Salmos 111(110),1-2.7-8.9.10c.


O Senhor recorda a sua aliança para sempre.

Louvarei o Senhor de todo o coração,
no conselho dos justos e na assembleia.
Grandes são as obras do Senhor,
dignas de meditação para quem as ama.

Instituiu um memorial de todo o coração
oSenhor é misericordioso e compassivo
Dá sustento aos que o temem
e jamais se esquece da sua aliança.
As obras das suas mãos são rectas e justas,
são imutáveis todos os seus preceitos.
Foram estabelecidos pelos séculos dos séculos
e baseiam-se na verdade e na rectidão.

Enviou a redenção aio seu povo,
firmou com ele uma aliança eterna
santo e venerável é o seu nome,
o louvor do Senhor permanece para sermpre



Lucas 10,25-37.


Naquele tempo, levantou-se um doutor da Lei e perguntou a Jesus para O experimentar: «Mestre, que hei-de fazer para possuir a vida eterna?»
Disse-lhe Jesus: «Que está escrito na Lei? Como lês?»
O outro respondeu: «Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.»
Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem; faz isso e viverás.»
Mas ele, querendo justificar a pergunta feita, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?»
Tomando a palavra, Jesus respondeu: «Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando o meio morto.
Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo.
Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão.
Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.
No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: 'Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.'
Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?»
Respondeu: «O que usou de misericórdia para com ele.» Jesus retorquiu: «Vai e faz tu também o mesmo.»


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por

São Gregório de Nissa (c. 335-395), monge, bispo
Homilia 15 sobre o Cântico dos Cânticos

O bom Samaritano

«Este é o meu amado; este é o meu amigo, mulheres de Jerusalém» (Ct 5,16).
A Esposa do Cântico mostra aquele que procurava, dizendo: «Eis Quem eu
procuro, Aquele que, para Se tornar nosso irmão, veio de Judá. Tornou-Se
amigo daquele que caiu nas mãos dos salteadores; curou as suas feridas com
azeite, vinho e ligaduras; içou-o para a Sua própria montada; levou-o para
uma estalagem; deu duas moedas de prata para que cuidassem dele; e prometeu
pagar, quando regressasse, o que tivessem gastado no cumprimento das suas
ordens». Cada um destes detalhes tem um significado bem evidente.


O doutor da Lei tentou o Senhor e quis mostrar a sua superioridade em
relação aos outros, dizendo: «E quem é o meu próximo?» O Verbo expõe-lhe
então, sob a forma de uma narrativa, toda a história sagrada da
misericórdia: conta a queda do homem, a emboscada dos salteadores, o roubo
da veste incorruptível, as feridas do pecado, a invasão causada pela morte
em metade da nossa natureza (uma vez que a nossa alma permanece imortal), a
passagem inútil da Lei (uma vez que nem o sacerdote nem o Levita trataram
das feridas daquele que tinha caído nas mãos dos salteadores).


«Era, na verdade, impossível que o sangue dos toiros e dos carneiros
apagasse o pecado» (Heb 10,4): só o podia fazer Aquele que revestiu toda a
natureza humana: a dos judeus, dos samaritanos, dos gregos, numa palavra,
de toda a humanidade. Com o Seu corpo, que é a montada, Ele veio ao
encontro da miséria do homem. Curou as suas feridas, fê-lo repousar na Sua
própria montada, fez da Sua Misericórdia uma estalagem, onde todos os que
penam e se vergam sob o seu fardo encontram repouso (cf. Mt 11,28).




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