quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Profecia do Dia


Quinta-feira, dia 12 de Dezembro de 2013

Quinta-feira da 2a semana do Advento
Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da AméricaNossa Senhora de Guadalupe (festa no Brasil)

Santa Joana Francisca de Chantal, religiosa, +1641

Comentário do dia
Santo Hilário : «Todos os profetas e a Lei anunciaram isto até João»

Is. 41,13-20.

«Sou Eu, o Senhor, teu Deus, que te seguro pela mão direita e te digo: 'Não tenhas medo, Eu mesmo te ajudarei!'
Não tenhas medo, pobre vermezinho de Jacob, mísero insecto de Israel. Eu próprio te ajudarei. oráculo do SENHOR. O teu redentor é o Santo de Israel.
Farei de ti uma grade aguçada, nova e armada de dentes; trilharás as montanhas e as triturarás. Reduzirás a palha as colinas.
Tu as joeirarás e levá-las-á o vento, e o vendaval as espalhará. Exultarás, então, no SENHOR, gloriar-te-ás no Santo de Israel.
Os pobres e os necessitados buscam água e não a encontram. Têm a língua ressequida pela sede. Mas Eu, o SENHOR, os atenderei; Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.
Farei brotar rios nos morros escalvados e fontes do fundo dos vales. Transformarei o deserto num reservatório e a terra árida em arroios de água.
Plantarei no deserto cedros e acácias, murtas e oliveiras. Farei crescer na terra seca o cipreste, ao lado do ulmeiro e do buxo,
para que vejam e saibam, considerem e compreendam, de uma vez por todas, que é a mão do SENHOR que faz estas coisas, que o Santo de Israel as realizou.


Salmos 145(144),1.9.10-11.12-13ab.

Exaltarei a tua grandeza, ó meu rei e meu Deus;
hei-de bendizer o teu nome para sempre.
O Senhor é bom para com todos,
a sua misericórdia se estende a todas as criaturas,

Graças vos dêem Senhor, todas as criaturas
e bendigam-vos os vossos fiéis.  
Proclamem a glória do vosso reino  
e anunciem os vossos feitos gloriosos.

Para darem a conhecer aos homens o vosso poder,
a glória e o esplendor do vosso reino.
O teu reino é um reino para toda a eternidade
e o teu domínio estende-se por todas as gerações.



Mateus 11,11-15.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Céu é maior do que ele.
Desde o tempo de João Baptista até agora, o Reino do Céu tem sido objecto de violência e os violentos apoderam se dele à força.
Porque todos os Profetas e a Lei anunciaram isto até João.
E, quer acrediteis ou não, ele é o Elias que estava para vir.
Quem tem ouvidos, oiça!»



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Santo Hilário (c. 315-367), bispo de Poitiers, doutor da Igreja
Tratado dos mistérios; SC 19

«Todos os profetas e a Lei anunciaram isto até João»

Tal como o proprietário do Evangelho de São Lucas se desloca por três vezes à figueira estéril (Lc 13,6), assim a Santa Madre Igreja marca todos os anos a vinda do Senhor por um período distinto de três semanas. «O Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido» (Lc 19,10). Ele veio antes da Lei, porque deu a conhecer pela razão natural o que todos devem fazer ou seguir (Rom 1,20). Veio sob a Lei porque confirmou os decretos da Lei aos descendentes de Abraão pelos exemplos dos patriarcas e pela voz dos profetas. Veio uma terceira vez, depois da Lei, pela graça, para chamar os gentios, de modo que do Oriente ao Ocidente os filhos aprendam a louvar o nome do Senhor (Sl 112,3) – esses filhos que, até o fim do mundo, Ele não cessa de chamar ao louvor da sua glória. […]


Com efeito, tudo o que está contido nos livros sagrados anuncia pelas palavras, revela pelos factos e estabelece pelos exemplos a vinda de Jesus Cristo nosso Senhor. […] Por prefigurações verdadeiras e manifestas, pelo sono de Adão, o dilúvio de Noé, a justificação de Abraão, o nascimento de Isaac, a servidão de Jacob, nestes patriarcas é Ele que gera, lava, santifica, escolhe e redime a Igreja. Numa palavra, o conjunto das profecias, essa revelação gradual do plano secreto de Deus, foi-nos dado para conhecermos a sua futura encarnação. […] Cada personagem, cada época, cada facto projecta como que num espelho a imagem da sua vinda, da sua pregação, da sua Paixão, da sua ressurreição e da nossa reunião na Igreja. […] A começar por Adão, ponto de partida do nosso conhecimento do género humano, encontramos anunciado desde a origem do mundo aquilo que recebe no Senhor a sua realização completa.