terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Profecia do Dia


Quarta-feira, dia 18 de Dezembro de 2013

Últimos dias feriais do Advento - 18 de dezembro
Expectação da Virgem Santa MariaNossa Senhora do Bom Parto

S. Flávio, presbítero, eremita, séc. VI, Santos Zózimo e Rufo, mártires, +107

Comentário do dia
Santo Afonso-Maria de Ligório : «Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus»

Jer. 23,5-8.

Dias virão em que farei brotar de David um rebento justo que será rei, governará com sabedoria e exercerá no país o direito e a justiça – oráculo do Senhor.
Nos seus dias, Judá será salvo e Israel viverá em segurança. Então será este o seu nome: 'O Senhor – é – nossa – Justiça!'
Por isso, eis que chegarão dias – oráculo do Senhor – em que já não dirão: 'Viva o Senhor que tirou do Egipto os filhos de Israel';
mas sim: 'Viva o Senhor que tirou e reconduziu a linhagem de Israel do país do Norte e de todos os países, para onde os dispersara, e os fez habitar na sua própria terra'.»


Salmos 72(71),2.12-13.18-19.

Deus, concedei ao rei o poder de julgar
e a vossa justiça ao filho do rei.
Ele socorrerá o pobre que o invoca
e o indigente que não tem quem o ajude.

Terá compaixão do humilde e do pobre
e salvará a vida dos oprimidos.
Bendito seja o Senhor, Deus de Israel,
o único que realiza maravilhas.

Bendito seja para sempre o seu nome glorioso
e a terra inteira se encha da sua glória!
Ámen! Ámen!



Mateus 1,18-24.

O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo.
José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente.
Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.»
Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta:
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco.
Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa.



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787), bispo, doutor da Igreja
Meditações para a oitava de Natal, nº 8

«Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus»

O nome de Jesus é um nome divino que o Senhor deu a conhecer a Maria pela voz do arcanjo Gabriel: «Ao qual darás o nome de Jesus» (Lc 1,31). Nome que está «acima de todo o nome», «o único nome pelo qual seremos salvos» (Fil 2,9; Act 4,12). Esse nome grande é comparado pelo Espírito Santo ao óleo: «A tua fama é odor que se difunde» (Ct 1,3). Porquê? Porque, explica São Bernardo, tal como o óleo pode ser luz, alimento e remédio, assim o nome de Jesus é luz para o nosso espírito, alimento para o nosso coração, remédio para a nossa alma.


Luz para o nosso espírito: foi o brilho desse nome que fez o mundo passar das trevas da idolatria para a claridade da fé. Nascemos numa terra cujos habitantes, antes da vinda do Salvador, eram todos pagãos; nós também o seríamos, se Ele não tivesse vindo iluminar-nos. Por isso, temos muito a agradecer a Jesus Cristo pelo dom da fé! […]


Alimento para o nosso coração: tal é, mais uma vez, o nome de Jesus. Ele lembra-nos, com efeito, toda a obra dolorosa que Jesus realizou para nos salvar; é assim que Ele nos consola nas tribulações, nos dá força para caminhar na via da salvação, reanima a nossa esperança e nos inflama no amor de Deus.


Por fim, é remédio para a nossa alma: o nome de Jesus torna-a forte contra as tentações e os ataques dos nossos inimigos. Que acontece quando as potências infernais ouvem a invocação desse santo nome? Tremem e põe-se em fuga; assim fala o apóstolo Paulo: «Para que, ao nome de Jesus, se dobrem todos os joelhos, os dos seres que estão no céu, na terra e debaixo da terra» (Fil 2,10). O que é tentado não cairá se invocar Jesus: quem O invocar, perseverará e será salvo (cf Sl 17,4).