segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Profecia do Dia


Terça-feira, dia 21 de Outubro de 2014

Terça-feira da 29 semana do Tempo Comum

Santa Úrsula e companheiras, virgens, mártires, séc. IV, Beato Carlos de Áustria, imperador, +1922

Comentário do dia
Jean Tauler : «Preparai-vos, porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos esperais»

Efésios 2,12-22.

Irmãos: No tempo em que éreis pagãos, vós estáveis sem Cristo, excluídos da cidadania de Israel e estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.
Mas em Cristo Jesus, vós, que outrora estáveis longe, agora, estais perto, pelo sangue de Cristo.
Com efeito, Ele é a nossa paz, Ele que, dos dois povos, fez um só e destruiu o muro de separação, a inimizade: na sua carne,
anulou a lei, que contém os mandamentos em forma de prescrições, para, a partir do judeu e do pagão, criar em si próprio um só homem novo, fazendo a paz,
e para os reconciliar com Deus, num só Corpo, por meio da cruz, matando assim a inimizade.
E, na sua vinda, anunciou a paz a vós que estáveis longe e paz àqueles que estavam perto.
Porque, é por Ele que uns e outros, num só Espírito, temos acesso ao Pai.
Portanto, já não sois estrangeiros nem imigrantes, mas sois concidadãos dos santos e membros da casa de Deus,
edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus.
É nele que toda a construção, bem ajustada, cresce para formar um templo santo, no Senhor.
É nele que também vós sois integrados na construção, para formardes uma habitação de Deus, pelo Espírito.


Salmos 85(84),9ab-10.11-12.13-14.

Escutemos o que diz o Senhor:
Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis.
A sua salvação está perto dos que o temem
e a sua glória habitará na nossa terra.

O amor e a fidelidade vão encontrar-se.
Vão beijar-se a justiça e a paz.
Da terra vai brotar a verdade
e a justiça descerá do céu.  

O próprio Senhor nos dará os seus bens
e a nossa terra produzirá os seus frutos.  
A justiça caminhará diante dele
e a paz, no rasto dos seus passos.  




Lucas 12,35-38.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Estejam apertados os vossos cintos e acesas as vossas lâmpadas.
Sede semelhantes aos homens que esperam o seu senhor ao voltar da boda, para lhe abrirem a porta quando ele chegar e bater.
Felizes aqueles servos a quem o senhor, quando vier, encontrar vigilantes! Em verdade vos digo: Vai cingir-se, mandará que se ponham à mesa e há-de servi-los.
E, se vier pela meia-noite ou de madrugada, e assim os encontrar, felizes serão eles.



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Jean Tauler (c. 1300-1361), dominicano de Estrasburgo
Sermão 77, para a festa de um Confessor

«Preparai-vos, porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos esperais»

Estas palavras significam: deveis estar despertos e vigilantes, porque não sabeis o momento em que o Senhor virá da boda. […] Porque, assim que entra no homem um sentimento de orgulho, de autocomplacência ou de vontade própria, logo o inimigo aparece e lhe corta o tesouro precioso das suas boas obras. Meus filhos! Vereis muitas pessoas que fizeram grandes obras […] e adquiriram grande reputação […], mas a quem a presunção despojou de tudo. […] Esses virão depois dos outros homens, dos pobres e simples, que ninguém aprecia por causa de seu exterior e das suas obras. Porque se abaixam com humildade, estes últimos serão colocados acima dos outros. […] Por isso, preparai-vos com uma alma vigilante e, de olhos abertos, vereis a verdade pura. […]


«Permanecei com os rins cingidos e com as lâmpadas acesas.» Há aqui três pontos a observar. Primeiro: os rins devem ser cingidos como quem está sendo bem amarrado com uma corda para ser levado contra a sua vontade, ou como um cavalo com freio […]; esses rins são os prazeres dos sentidos, que devemos atar e reprimir. […] Segundo: deveis levar na mão as lâmpadas acesas, quer dizer, obras de amor. As vossas mãos nunca devem parar de fazer o trabalho da caridade verdadeira e ardente. […] Terceiro: deveis esperar o Senhor quando Ele voltar da boda […]: «O senhor lhes confiará a administração de todos os seus bens; ele se cingirá e os servirá.» Essa boda, de onde o Senhor vem, tem lugar no mais íntimo da alma, no seu âmago, onde se encontra a nobre imagem. Que contacto íntimo a alma tem com Deus nesse âmago e Deus com ela, e que obra maravilhosa Deus faz aí! Que gozo e que alegria encontra!







Nenhum comentário:

Postar um comentário