quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Profecia do Dia


Quinta-feira, dia 13 de Fevereiro de 2014

Quinta-feira da 5ª semana do Tempo Comum

Santa Catarina de Ricci, religiosa, +1590, Beato Jordão da Saxónia, presbítero, +1237

Comentário do dia
Orígenes : «Jesus entrou na região Tiro»

1 Reis 11,4-13.

Quando Salomão envelheceu, as suas mulheres desviaram-lhe o coração para outros deuses; e assim o seu coração já não era inteiramente do Senhor, seu Deus, contrariamente ao que sucedeu com David, seu pai.  
Foi atrás de Astarté, deusa dos sidónios, e de Milcom, abominação dos amonitas.
Salomão fez o mal aos olhos do Senhor e não seguiu inteiramente o Senhor, como David, seu pai.
Por essa altura, ergueu Salomão um lugar alto a Camós, deus de Moab, e a Moloc, ídolo dos amonitas, sobre o monte que fica mesmo em frente de Jerusalém.
E fez o mesmo por todas as suas mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e sacrificavam aos seus deuses.
O Senhor irritou-se contra Salomão, pois o seu coração se afastara do Senhor, Deus de Israel, que se lhe tinha revelado por duas vezes,
e lhe ordenou sobre estas coisas para não seguir os deuses estrangeiros. Ele, porém, não cumpriu o que o Senhor lhe prescrevera.
Então o Senhor disse-lhe: “Já que procedeste assim e não guardaste a minha aliança nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e vou dá-lo a um dos teus servos.
Entretanto, não o farei durante a tua vida, por causa de David teu pai; é das mãos de teu filho que Eu o arrancarei.
Mas não hei-de tirar-lhe toda a realeza: deixarei uma tribo ao teu filho, por causa de David, meu servo, e por causa de Jerusalém que Eu escolhi”.


Salmos 106(105),3-4.35-36.37.40.

Felizes os que observam os seus preceitos
e fazem sempre o que é justo.
Lembra-te de mim, Senhor, por amor do teu povo.
Vem trazer-me a tua salvação,

Misturaram-se com esses povos
e aprenderam os seus costumes.  
Prestaram culto aos seus ídolos,
que foram para eles uma armadilha.

Imolaram os seus filhos
e as suas filhas em sacrifício aos demónios.
Por isso, o Senhor se indignou com o seu povo
e ficou desgostoso com a sua herança.



Marcos 7,24-30.

Naquele tempo, Jesus foi para a região de Tiro e de Sídon. Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse, mas não pôde passar despercebido,
porque logo uma mulher que tinha uma filha possessa de um espírito maligno, ouvindo falar dele, veio lançar-se a seus pés.
Era gentia, siro-fenícia de origem, e pedia-lhe que expulsasse da filha o demónio.
Ele respondeu: «Deixa que os filhos comam primeiro, pois não está bem tomar o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos.»
Mas ela replicou: «Dizes bem, Senhor; mas até os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas dos filhos.»
Jesus disse: «Em atenção a essa palavra, vai; o demónio saiu de tua filha.»
Ela voltou para casa e encontrou a menina recostada na cama. O demónio tinha-a deixado.



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo
Comentário sobre o Evangelho de Mateus 9, 16; SC 16

«Jesus entrou na região Tiro»

Jesus saiu de Israel […]: «Jesus partiu dali e retirou-Se para os lados de Tiro» (Mt 15,21), nome que quer dizer «reunião das nações»; e fê-lo para que as pessoas desse território que acreditassem pudessem ser salvas quando dele saíssem. Com efeito, presta atenção a estas palavras: «Então uma cananeia que viera daquela região começou a gritar: "Tem piedade de mim, Senhor, Filho de David: minha filha está cruelmente atormentada por um demónio"» (v. 22). A meu ver, se ela não tivesse saído desse território, não teria podido dirigir a Jesus estes gritos «de uma grande fé», como o próprio Jesus testemunhou (v. 28).


Saímos do território das nações pagãs «de acordo com a proporção da nossa fé» (Rom 12,6). […] Pois é necessário crer que cada um de nós, quando peca, se encontra no território de Tiro e de Sidónia, ou do Faraó do Egipto, ou em qualquer outro país estranho à herança de Deus. Mas quando o pecador deixa o mal, regressando ao bem, sai dessas regiões onde reina o pecado e apressa-se a dirigir-se para as que são de Deus […]


Repara também na natureza do encontro de Jesus com a mulher de Canaã; pois Ele parece dirigir-Se para a região de Tiro e Sidónia. […] Os justos são introduzidos no Reino dos céus e propostos para a elevação ao Reino de Deus, mas os pecadores ficam destinados à degradação da sua própria maldade. […] A cananeia, deixando esse território, deixa a tendência para a degradação quando clama: «Tem piedade de mim, Senhor, Filho de David». […] Todas as curas que Jesus realizou, tal como as contam os evangelistas, aconteceram porque os que as desejaram tinham fé. Mas estes acontecimentos são o símbolo do que é realizado permanentemente pelo poder de Jesus, pois não há época nenhuma em que o que está escrito não se realize, exactamente da mesma maneira.