quinta-feira, 22 de maio de 2014

Profecia do Dia


Sexta-feira, dia 23 de Maio de 2014

Sexta-feira da 5ª semana da Páscoa

S. Julião (Juliano), hospedeiro, mártir, +308, São João Batista de Rossi, presbítero, +1764

Comentário do dia
São Clemente de Roma: «É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei.»

Actos 15,22-31.

Naqueles dias, os Apóstolos e os Anciãos, de acordo com toda a Igreja de Jerusalém, resolveram escolher alguns de entre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Foram Judas, chamado Barsabas, e Silas, homens respeitados entre os irmãos.
E mandaram a seguinte carta por intermédio deles: «Os Apóstolos e os Anciãos, vossos irmãos, aos irmãos de origem pagã residentes em Antioquia, na Síria e na Cilícia, saudações!
Tendo conhecimento de que, sem autorização da nossa parte, alguns dos nossos vos foram inquietar, perturbando as vossas almas com as suas palavras,
resolvemos, de comum acordo, escolher delegados e enviar-vo-los com os nossos queridos Barnabé e Paulo,
homens estes que expuseram as suas vidas pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Enviamos, pois, Judas e Silas, que vos transmitirão verbalmente as mesmas coisas.
O Espírito Santo e nós próprios resolvemos não vos impor outras obrigações além destas, que são indispensáveis:
abster-vos de carnes imoladas a ídolos, do sangue, de carnes sufocadas e da imoralidade. Procedereis bem, abstendo-vos destas coisas. Adeus.»
Eles, então, depois de se despedirem, desceram a Antioquia e, reunindo a assembleia, entregaram a carta.
Depois de a lerem, todos ficaram satisfeitos com o encorajamento que lhes trazia.


Salmos 57(56),8-9.10-12.

O meu coração está firme, ó Deus,
o meu coração está firme; quero cantar e salmodiar.
Ó minha alma, desperta! Despertai, harpa e cítara!

Quero despertar a aurora!
Louvar-Vos-ei, Senhor entre os povos
Cantar-Vos-ei entre as nações

porque aos céus se eleva avossa bondade
e até às nuvens a vossa fidelidade.





João 15,12-17.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei.
Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.
Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei- -vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai.
Não fostes vós que me escolhes-tes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá.
É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.»



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

São Clemente de Roma, papa de 90 a cerca de 100
Carta aos Coríntios, 49

«É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei.»

Quem possui a caridade de Cristo cumpra os mandamentos de Cristo. Quem poderá descrever o vínculo da caridade divina? Quem poderá exprimir a magnificência da sua beleza? A altura a que nos eleva a caridade é inexprimível. A caridade une-nos a Deus, «a caridade cobre a multidão dos pecados» (1Ped 4,8), a caridade tudo aceita, tudo suporta com paciência. Nada há de indigno na caridade, nada de soberbo. A caridade não admite cismas, não promove discórdias, tudo realiza em perfeita harmonia; na caridade encontram a perfeição todos os eleitos de Deus, e sem a caridade nada é agradável a Deus. Na caridade nos acolheu o Senhor; pela sua caridade para connosco, Jesus Cristo nosso Senhor, segundo a vontade divina, derramou o seu sangue por nós, imolou a sua carne para redimir a nossa carne, deu a sua vida para salvar a nossa vida.

Vede, amados irmãos, como é grande e admirável a caridade, e como é inefável a sua perfeição. Quem é capaz de a praticar perfeitamente, a não ser aqueles a quem Deus torna dignos? Oremos, portanto, e supliquemos a sua misericórdia, para que nos faça viver na caridade, livres de toda a parcialidade humana. Passaram todas as gerações, desde Adão até hoje; mas aqueles que, por graça de Deus, foram perfeitos na caridade, alcançaram a terra dos santos e hão-de manifestar-se quando aparecer o reino de Cristo. […]

Felizes de nós, irmãos caríssimos, se cumprirmos os preceitos de Deus na concórdia da caridade, porque pela caridade alcançamos o perdão dos pecados.