sábado, 7 de junho de 2014

Profecia do Dia


Domingo, dia 08 de Junho de 2014

SOLENIDADE DE PENTECOSTES - Ano A
Pentecostes (semana II do Saltério)

Beato Francisco Aranha, religioso, mártir, +1583, Beata Maria do Divino Coração, religiosa, +1899, Santa Quitéria, virgem, mártir, séc. II

Comentário do dia
Papa Francisco: «Todos os ouvimos proclamar na nossa língua as maravilhas de Deus» (Act 2,11)

Actos 2,1-11.

Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar.
De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam.
Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem.
Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu.
Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua.
Atónitos e maravilhados, diziam: «Mas esses que estão a falar não são todos galileus?
Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça falar na nossa língua materna?
Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia,
da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma,
judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!»


Salmos 104(103),1ab.24ac.29bc-30.31.34.

Bendiz, ó minha alma, o Senhor!  
Senhor, meu Deus, como Tu és grande!  
Senhor, como são grandes as tuas obras!  
A terra está cheia das tuas criaturas!

Se lhes tiras o alento, morrem  
e voltam ao pó donde saíram.  
Se lhes envias o teu espírito, voltam à vida,
e assim renovas a face da terra.

Glória ao Senhor por toda a eternidade!
Que o Senhor se alegre em suas obras!
Que o meu cântico Lhe seja agradável,
pois no Senhor encontro a minha alegria.  




1 Cor. 12,3b-7.12-13.

Irmãos: Ninguém, pode dizer: «Jesus é Senhor», senão pelo Espírito Santo.
Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo;
há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo;
há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.
A cada um é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum.
Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo.
De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito.


João 20,19-23.

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!»
Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor.
E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.»
Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo.
Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Papa Francisco
Exortação apostólica «Evangelii Gaudium / La Joie de l'Évangile» §§ 259-261 (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana, rev.)

«Todos os ouvimos proclamar na nossa língua as maravilhas de Deus» (Act 2,11)

Evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que se abrem sem medo à acção do Espírito Santo. No Pentecostes, o Espírito faz os Apóstolos saírem de si mesmos e transforma-os em anunciadores das maravilhas de Deus, que cada um começa a entender na própria língua. Além disso, o Espírito Santo infunde a força para anunciar a novidade do Evangelho com ousadia (parresia), em voz alta e em todo o tempo e lugar, mesmo contra-corrente. Invoquemo-Lo hoje, bem apoiados na oração, sem a qual toda a acção corre o risco de ficar vã e o anúncio, no fim de contas, carece de alma. Jesus quer evangelizadores que anunciem a Boa Nova, não só com palavras mas sobretudo com uma vida transfigurada pela presença de Deus. […]

Quando se diz de uma realidade que «tem espírito», indica-se habitualmente uma moção interior que impele, motiva, encoraja e dá sentido à acção pessoal e comunitária. Uma evangelização com espírito é muito diferente de um conjunto de tarefas vividas como uma obrigação pesada, que quase não se tolera ou se suporta como algo que contradiz as nossas próprias inclinações e desejos. Como gostaria de encontrar palavras para encorajar um período evangelizador mais ardoroso, alegre, generoso, ousado, cheio de amor até ao fim e feito de vida contagiante! Mas sei que nenhuma motivação será suficiente, se não arde nos corações o fogo do Espírito. Em suma, uma evangelização com espírito é uma evangelização com o Espírito Santo, já que Ele é a alma da Igreja evangelizadora. […] Invoco uma vez mais o Espírito Santo; peço-Lhe que venha renovar, sacudir, impelir a Igreja numa decidida saída para fora de si mesma, a fim de evangelizar todos os povos.







Pentecostes, hoje!

Prezados assinantes

«Ide, pois, e fazei que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei» (Mt 28, 19-20)

 

Foram estas as últimas palavras que Nosso Senhor dirigiu aos Apóstolos antes de subir ao Céu no dia da Ascensão. Os Apóstolos assumiram este dever de evangelização a partir do dia de Pentecostes quando, cheios do Espírito Santo, começaram a pregar em diferentes línguas.

 

2000 anos depois, nós continuamos! E, particularmente neste tempo de Pentecostes, partilhamos na Igreja a missão de evangelizar porque todos somos chamados a transmitir o Amor de Deus que se manifesta no único Redentor do mundo, Jesus Cristo. Fiel a este apelo, o serviço Evangelizo tem a alegria de vos apresentar as suas novas versões linguísticas:

 

-          A versão malgache:          Evanjely Anio

-          A versão grega:               Το Ευαγγέλιο κάθε μέρα

-          A versão gaélica:              Soiscéal an Lae

-          A versão coreana:             매일복음

 

Depois da versão árabe, esta última versão permite-nos penetrar mais na Ásia, desta vez no Extremo Oriente. Somos agora mais de 400.000 pessoas que recebem o correio Evangelizo todos os dias e as aplicações iPhone et Android acolhem uma média de 350.000 visitas. Além disso, mais de 600.000 pessoas visitam a nossa página (www.levangileauquotidien.org) todos os meses.

 

EVANGELIZO está atualmente disponível em 14 línguas e difunde o Evangelho de acordo com vários calendários litúrgicos (bizantino, maronita, arménio, ambrosiano, romano ordinário e extraordinário).

 

A equipa internacional Evangelizo reúne hoje mais de 80 pessoas de numerosos países. Esta equipa é composta de leigos de diversas sensibilidades espirituais (todos voluntários), de religiosos de rito romano, arménio, melquita, maronita, mas também de carmelitas, beneditinos, jesuítas, redentoristas do Sagrado Coração e membros das Fraternidades Monásticas de Jerusalém.

 

O serviço é financiado pelos dons dos leitores e metade do nosso orçamento é entregue às comunidades religiosas atrás citadas, a maior parte das quais trabalha na tradução dos comentários. Essas comunidades agradecem a vossa generosidade e rezam por todos nós. A outra metade do orçamento é utilizada para os custos informáticos e despesas de funcionamento.

 

A nossa ambição permanece a mesma: difundir o Evangelho e a espiritualidade da Igreja ao maior número possível de pessoas, gratuita e discretamente, adaptando-nos os novos meios de comunicação social, para que a Palavra de Deus penetre na intimidade da nossa vida quotidiana.

 

Caros assinantes, desejamo-vos uma bela e santa festa de Pentecostes!

 

A equipa de Evangelho Quotidiano em língua portuguesa.


- - -

----------------------------------------------------
INFORMAÇÕES
* O Evangelho Quotidiano está disponível gratuitamente em Smartphone, iPhone e Androïd.
* O Evangelho Quotidiano funciona e desenvolve-se em novas línguas graças ao vosso apoio generoso. Atualmente estão em preparação as versões chinesa, hebraica, estónia, turca e russa. A vossa contribuição, livre, será bem-vinda.  Encontrarão forma de nos ajudar a partir da página
www.evangelhoquotidiano.org.