sexta-feira, 4 de julho de 2014

Profecia do Dia


Sabado, dia 05 de Julho de 2014

Sábado da 13ª semana do Tempo Comum

Santo António Maria Zacarias, presbítero, fundador, +1539

Comentário do dia
Orígenes : «Desposar-te-ei em fidelidade e tu conhecerás o Senhor» (Os 2,22)

Amós 9,11-15.

Eis o que diz o Senhor."Naquele dia, levantarei a cabana arruinada de David, repararei as suas brechas, restaurarei as suas ruínas, e hei-de reconstruí-la como nos dias antigos,
para que conquistem o resto de Edom e de todas as nações sobre as quais o meu nome foi invocado - oráculo do SENHOR, que cumprirá todas estas coisas.
Eis que vêm dias -oráculo do SENHOR - em que o lavrador seguirá de perto o ceifeiro e o que pisa os cachos, seguirá o semeador. Os montes destilarão mosto; todas as colinas se derreterão.
Restaurarei o meu povo de Israel. Hão-de reconstruir e habitar as cidades devastadas. Plantarão vinhas e beberão do seu vinho, cultivarão pomares e comerão dos seus frutos.
Hei-de plantá-los na sua terra, e nunca mais serão arrancados da terra que lhes dei!" - diz o SENHOR, teu Deus.


Salmos 85(84),9.11-12.13-14.

Escutemos os que diz o Senhor:
Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis.
O amor e a fidelidade vão encontrar-se.
Vão beijar-se a justiça e a paz.

Da terra vai brotar a verdade
e a justiça descerá do céu.  
O próprio Senhor nos dará os seus bens
e a nossa terra produzirá os seus frutos.  

A justiça caminhará diante dele
e a paz, no rasto dos seus passos.  



Mateus 9,14-17.

Naquele tempo, os discípulos de João Baptista foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: «Porque é que nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não jejuam?»
Jesus respondeu-lhes: «Porventura podem os convidados para as núpcias estar tristes, enquanto o esposo está com eles? Porém, hão-de vir dias em que lhes será tirado o esposo e, então, hão-de jejuar.»
«Ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo puxa parte do tecido e o rasgão torna-se maior.
Nem se deita vinho novo em odres velhos; de contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho e estragam-se os odres. Mas deita-se o vinho novo em odres novos; e, desta maneira, ambas as coisas se conservam.»



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo
Homilias sobre o Génesis, nº 10, 2

«Desposar-te-ei em fidelidade e tu conhecerás o Senhor» (Os 2,22)

«Ela [Rebeca] desceu à fonte e encheu o cântaro», diz-nos a Escritura (Gn 24,16). Todos os dias Rebeca vinha à fonte e tirava água. E, como todos os dias passava algum tempo junto do poço, o servo de Abraão pôde encontrá-la e dá-la em casamento a Isaac. Talvez penses que se trata de um conto ou de uma bela história posta na Escritura pelo Espírito Santo; mas não, trata-se verdadeiramente de um ensinamento espiritual, de uma instrução que se dirige à tua alma para a ensinar a vir todos os dias à fonte das Escrituras, às águas do Espírito Santo, tirar água sem se cansar para levar o seu cântaro bem cheio. Era assim que Santa Rebeca fazia; de outro modo não se teria casado com o grande patriarca Isaac. […]


Ora, tudo o que a Escritura contém é simbólico: também Cristo quer desposar-te. É a ti que Ele Se dirige através das promessas dos profetas, quando diz: «Desposar-te-ei para sempre; desposar-te-ei conforme a justiça e o direito, com amor e misericórdia. Desposar-te-ei em fidelidade e tu conhecerás o Senhor» (Os 2,21ss). Portanto, querendo ser teu noivo, Cristo envia-te um servo — a palavra inspirada. Não podes desposar Cristo sem a teres recebido. […] Só aqueles que sabem tirar água em abundância das profundezas do poço […], os que têm uma alma que tudo faz com paciência, que está inteiramente disponível, que se aplica em ir ao mais fundo para retirar a água do conhecimento, só esses podem conhecer o noivado com Cristo.