sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Profecia do Dia


Sabado, dia 06 de Setembro de 2014

Sábado da 22ª semana do Tempo Comum

Santo Eleutério, abade, séc. VI

Comentário do dia
Catecismo da Igreja Católica: «O Filho do Homem é Senhor do sábado»

1 Cor. 4,6b-15.

Irmãos: Aprendei de mim e e Apolo a sentença: «não ir além do que está escrito», e para que ninguém se vanglorie, tomando o partido de um contra o outro.
Pois, quem te faz superior aos outros? Que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, porque te glorias, como se não o tivesses recebido?
Já estais saciados! Já sois ricos! Sem nós, já vos tornastes reis! Oxalá o tivésseis conseguido, para que também nós pudéssemos reinar convosco.
De facto, parece-me que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, no último lugar, como se fôssemos condenados à morte, porque nos tornámos espectáculo para o mundo, para os anjos e para os homens.
Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo! Nós somos fracos, e vós, fortes! Vós, honrados, e nós, desprezados!
Até este momento, sofremos fome, sede e nudez, somos esbofeteados, andamos errantes,
e cansamo-nos a trabalhar com as nossas próprias mãos. Amaldiçoados, abençoamos; perseguidos, aguentamos;
caluniados, consolamos! Tornámo-nos, até ao presente, como o lixo do mundo e a escória do universo.
Não escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas para vos admoestar, como a meus filhos muito queridos.
Na verdade, ainda que tivésseis dez mil pedagogos em Cristo, não teríeis muitos pais, porque fui eu que os gerei em Cristo Jesus, pelo Evangelho.


Salmos 145(144),17-18.19-20.21.

O Senhor é justo em todos os seus caminhos
e misericordioso em todas as suas obras.
O Senhor está perto de todos os que O invocam,
dos que O invocam sinceramente.

Ele realiza os desejos dos que O temem,
escuta os seus gemidos e salva-os.
O Senhor protege todos os que O amam,
mas extermina todos os ímpios.

Cante a minha boca os louvores do Senhor
e todo o ser vivo bendiga eternamente
o seu santo nome.




Lucas 6,1-5.

Num dia de sábado, passando Jesus através das searas, os seus discípulos puseram-se a arrancar e a comer espigas, desfazendo-as com as mãos.
Alguns fariseus disseram: «Porque fazeis o que não é permitido fazer ao sábado?»
Jesus respondeu: «Não lestes o que fez David, quando teve fome, ele e os seus companheiros?
Como entrou na casa de Deus e, tomando os pães da oferenda, comeu e deu aos seus companheiros esses pães que só aos sacerdotes era permitido comer?»
E acrescentou: «O Filho do Homem é Senhor do sábado.»



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Catecismo da Igreja Católica
§§1166-1167

«O Filho do Homem é Senhor do sábado»

«Por tradição apostólica que remonta ao próprio dia da ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal todos os oito dias, no dia que se denomina, com toda a propriedade, dia do Senhor ou Domingo» (Vat II, SC 106). O dia da ressurreição de Cristo é, ao mesmo tempo, o «primeiro dia da semana» (Jo 20,1), memorial do primeiro dia da criação, e o «oitavo dia» em que Cristo, após o seu «repouso» do grande sábado, inaugura o «dia que o Senhor fez», o «dia que não conhece ocaso» (Sl 117, liturgia bizantina). A «Ceia do Senhor» (1Cor 11,20) é o seu centro, porque é nela que toda a comunidade dos fiéis encontra o Senhor ressuscitado, que os convida para o seu banquete (Jo 21,12; Lc 24,30).


«O dia do Senhor, o dia da ressurreição, o dia dos cristãos, é o nosso dia. Chama-se dia do Senhor por isso mesmo: porque foi nesse dia que o Senhor subiu vitorioso para junto do Pai. Se os pagãos lhe chamam dia do Sol, também nós de bom grado o confessamos: porque hoje se ergueu a luz do mundo, hoje apareceu o sol da justiça, cujos raios nos trazem a salvação» (São Jerónimo; Mal 3,20).


O Domingo é o dia por excelência da assembleia litúrgica, em que os fiéis se reúnem «para, ouvindo a Palavra de Deus e participando na Eucaristia, fazerem memória da paixão, ressurreição e glória do Senhor Jesus, e darem graças a Deus, que os "regenerou para uma esperança viva pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos"» (SC 106; 1Ped 1,3). «Quando meditamos, ó Cristo, nas maravilhas que tiveram lugar neste dia de domingo da tua santa ressurreição, dizemos: Bendito o dia de Domingo, porque nele teve início a criação [...], a salvação do mundo [...], a renovação do género humano [...]. Foi nesse dia que o céu e a terra se congratularam […]. Bendito o dia de Domingo, porque nele foram abertas as portas do paraíso, para que Adão e todos os proscritos nele entrassem sem temor» (liturgia siríaca de Antioquia).