sábado, 6 de setembro de 2014

Profecia do Dia


Domingo, dia 07 de Setembro de 2014

23º Domingo do Tempo Comum - Ano A

Beato Vicente de Santo António, presbítero e mártir, +1629

Comentário do dia
São João Crisóstomo : «Eu estou no meio deles»

Ezeq. 33,7-9.

Eis o que diz o Senhor: «A ti, filho de homem, Eu constituí-te sentinela da casa de Israel. Deves ouvir a palavra que sai da minha boca e adverti-los, da minha parte.
Se Eu digo ao ímpio que vai morrer e tu não lhe falas para o pôr de sobreaviso contra a sua má conduta, ele perecerá em razão do próprio pecado; mas é a ti que Eu pedirei contas do seu sangue.
Mas, se advertes o pecador para o afastar do mau caminho e ele não se converte, ele morrerá na sua iniquidade; mas tu salvarás a tua vida."


Salmos 95(94),1-2.6-7.8-9.

Vinde, exultemos de alegria no Senhor,
aclamemos o rochedo da nossa salvação.
Vamos à sua presença com hinos de louvor,
saudemo-lo com cânticos jubilosos.

Vinde, prostremo-nos em terra,
adoremos o Senhor que nos criou.
Pois ele é o nosso Deus
e nós o seu povo, as ovelhas do seu rebanho.

Quem dera ouvísseis hoje a sua voz:
«Não endureçais os vossos corações,
como em Meriba, como no dia de Massá, no deserto,
quando os vossos pais me provocaram

e me puseram à prova,
apesar de terem visto as minhas obras.»



Romanos 13,8-10.

Irmãos: Não fiqueis a dever nada a ninguém, a não ser isto: amar-vos uns aos outros. Pois quem ama o próximo cumpre plenamente a lei.
De facto: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, bem como qualquer outro mandamento, estão resumidos numa só frase: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. Assim, é no amor que está o pleno cumprimento da lei. Viver na luz


Mateus 18,15-20.

Naquele tempo, disse Jeus aos seus discipulos: «Se o teu irmão pecar, vai ter com ele e repreende o a sós. Se te der ouvidos, terás ganho o teu irmão.
Se não te der ouvidos, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas.
Se ele se recusar a ouvi-las, comunica-o à Igreja; e, se ele se recusar a atender à própria Igreja, seja para ti como um pagão ou um cobrador de impostos.
Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na Terra será ligado no Céu, e tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu.»
«Digo-vos ainda: Se dois de entre vós se unirem, na Terra, para pedir qualquer coisa, hão-de obtê-la de meu Pai que está no Céu.
Pois, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles.»



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
8ª Homilia sobre a Carta aos Romanos, 8; PG 60, 464

«Eu estou no meio deles»

Quando vos digo para imitardes o apóstolo Paulo, não estou a dizer-vos: «Ressuscitai os mortos, curai os leprosos.» Fazei melhor: tende caridade. Tende o amor que animava São Paulo, pois essa virtude é bem superior ao poder de fazer milagres. Onde houver caridade, Deus Filho reina com o Pai e o Espírito Santo. Ele disse-o: «Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles.» Amar este encontro é característico de uma amizade tão forte quanto real.


Haverá pessoas tão miseráveis, perguntarei vós, que não desejem ter Cristo entre elas? Há, sim, meus filhos: nós próprios. Expulsamo-Lo do meio de nós quando estamos em luta uns contra os outros. Dir-me-eis: «O que estás a dizer? Não vês que estamos reunidos em seu nome, entre as mesmas paredes, no recinto da mesma igreja, atentos à voz do nosso pastor? Sem a menor dissensão, na unidade dos cânticos e das orações, a escutar juntos o nosso pastor. Onde está a discórdia?»


Sei que estamos no mesmo redil e com o mesmo pastor. Por isso, choro mais amargamente ainda. […] Pois estando vós calmos e tranquilos neste momento, ao sairdes da igreja, este critica aquele; um injuria publicamente o outro; outro é devorado pela inveja, pelo ciúme ou pela avareza; aquele medita na vingança, este na sensualidade, na duplicidade ou na fraude. […] Respeitai portanto, respeitai esta mesa santa na qual todos comungamos; respeitai Cristo por nós imolado; respeitai o sacrifício que é oferecido sobre este altar que está no meio de nós.