terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Profecia do Dia


Quarta-feira, dia 10 de Dezembro de 2014

Quarta-feira da 2a semana do Advento
Nossa Senhora do Loreto

Santa Eulália, virgem, mártir, +304

Comentário do dia
Regra do Mestre: «Vinde a Mim, todos os que estais cansados»

Is. 40,25-31.

«A quem Me comparareis que seja semelhante a Mim? — diz o Deus Santo.
Erguei os olhos para o alto e olhai. Quem criou estas estrelas? Aquele que as conta e as faz marchar como um exército e as chama a todas pelos seus nomes. Tal é a sua força e tão grande é o seu poder, que nenhuma falta à chamada.
Jacob, porque dizes; Israel, porque afirmas: 'O meu destino está oculto ao Senhor e a minha causa passa despercebida ao meu Deus'? Não o sabes, não o ouvistes dizer?
O Senhor é um Deus eterno, criador da terra até aos seus confins. Ele não Se cansa nem Se fatiga e a sua inteligência é insondável.
Dá força ao que anda exausto e vigor ao que anda enfraquecido.
Os jovens cansam-se e fatigam-se e os adultos tropeçam e vacilam.
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, formam asas como as águias. Correm sem se fatigarem, caminham sem se cansarem».


Salmos 103(102),1-2.3-4.8.10.

Bendiz, ó minha alma, o Senhor
e todo o meu ser bendiga o seu nome santo.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor
e não esqueças nenhum dos seus benefícios.

Ele perdoa todos os teus pecados
e cura as tuas enfermidades;
salva da morte a tua vida
e coroa-te de graça e misericórdia.

O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade;
não nos tratou segundo os nossos pecados,
nem nos castigou segundo as nossas culpas.




Mateus 11,28-30.

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Regra do Mestre, regra monástica do século VI
Invitatório; SC 105

«Vinde a Mim, todos os que estais cansados»

Percorríamos o itinerário desta vida na ignorância das boas acções e na incerteza da prova que é a morte. A nossa viagem pelo mundo tinha-nos sobrecarregado com um pesado fardo de negligência pecadora. […] Subitamente, a oriente, apercebemo-nos de uma fonte de água vida que não esperávamos. Enquanto caminhávamos apressadamente na sua direcção, fez-se ouvir a voz de Deus: «Todos vós que tendes sede vinde à nascente das águas» (Is 55,1). Vendo-nos aproximar, carregados com grandes pesos, repetiu: «Vinde a Mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei» E, ao ouvirmos aquela voz cheia de bondade, largámos os nossos pesos no chão. Sedentos, estendemo-nos no solo para beber avidamente da fonte; bebemos longamente e erguemo-nos renovados.


Depois de nos termos posto de pé, ficámos ali, completamente estupefactos na nossa imensa alegria, a olhar para o jugo que tínhamos penosamente transportado no caminho e para aqueles pesos que nos tinham cansado enormemente, ignorantes como éramos. Enquanto estávamos absortos nestas considerações, ouvimos de novo a voz que saía da fonte que nos tinha devolvido a vida: « Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.» Ao ouvir estas palavras, dissemos uns aos outros: «Não voltemos atrás depois de termos encontrado a vida graças a esta fonte. […] Não retomemos o peso dos nossos pecados, que atirámos para longe quando fomos à fonte baptismal. […] Agora, recebemos a sabedoria de Deus. […] Agora, fomos convidados ao repouso pela voz do Senhor.»