quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Profecia do Dia


Quinta-feira, dia 11 de Fevereiro de 2016

Quinta-feira depois das Cinzas
Nossa Senhora de Lourdes

Comentário do dia
Teodoro de Mopsuesto : Caminho da cruz, caminho da glória

Deut. 30,15-20.

Moisés falou ao povo, dizendo: «Ponho hoje diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a infelicidade.
Se cumprires os mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te proponho —amando o Senhor, teu Deus, seguindo os seus caminhos e observando a sua lei, os seus mandamentos e preceitos— viverás e multiplicar-te-ás e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra de que vais tomar posse.
Mas se o teu coração se desviar e não quiseres ouvir, se te deixares seduzir para adorar e servir outros deuses,
declaro-te hoje que hás de perecer e não prolongarás os teus dias na terra em que vais entrar para dela tomar posse depois de passares o Jordão.
Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós: proponho-vos a vida e a morte, a bênção e a maldição. Portanto, escolhe a vida, para que vivas tu e a tua descendência,
amando o Senhor, teu Deus, escutando a sua voz e aderindo a Ele. Disto depende a tua vida e a longa permanência na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacob».


Salmos 1,1-2.3.4.6.

Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores,
mas antes se compraz na lei do Senhor,
e nela medita dia e noite.

É como árvore plantada à beira das águas:
dá fruto a seu tempo
e sua folhagem não murcha.
Tudo quanto fizer será bem sucedido.

Bem diferente é a sorte dos ímpios:
são como palha que o vento leva.
O Senhor vela pelo caminho dos justos,
mas o caminho dos pecadores leva à perdição.




Lucas 9,22-25.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «O Filho do homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia».
E, dirigindo-Se a todos, disse: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me.
Pois quem quiser salvar a sua vida, tem de perdê-la; mas quem perder a vida por minha causa salvá-la-á.
Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou arruinar-se a si próprio?».



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Teodoro de Mopsuesto (?-428), bispo, teólogo
Comentário ao Evangelho de S. João

Caminho da cruz, caminho da glória

«Eis que chegou a hora em que o Filho do homem deve ser glorificado» (Jo 12,23). Já o tempo se aproxima, diz Jesus, em que serei glorificado diante de todos. E acrescenta: «Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, permanecerá só; se morrer, dará muitos frutos.» [...] Depois destas pregações acerca de Si mesmo, Jesus exorta os seus discípulos a imitarem-No: «Quem ama a sua vida, perdê-la-á», diz, «e quem não se prender a ela neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.» Portanto, não só a minha paixão não vos deve escandalizar nem fazer-vos duvidar das minhas palavras, que os acontecimentos hão-de confirmar, mas deveis estar, vós também, prontos para suportar os mesmos sofrimentos, para poderdes dar os mesmos frutos. Porque aquele que parecer preocupar-se com a sua vida terrena e não quiser submetê-la às provações, perdê-la-á no mundo que há-de vir; ao passo que aquele que dela se separar no mundo presente e a submeter aos sofrimentos que vierem, recolherá numerosos frutos. [...]

Em seguida, diz simplesmente: «Se alguém Me quiser servir, siga-Me.» Se alguém quiser ser meu servidor, mostre com os seus actos que quer caminhar após Mim.

Mas (poderíamos perguntar-lhe) que ganharão os que sofrerem contigo? E Ele responde: «Onde Eu estiver, aí estará também o meu servidor. Se alguém Me servir, meu Pai o honrará.» Aquele que tomar parte nos meus sofrimentos participará igualmente da minha glória; estará comigo eternamente no mundo que há-de vir e partilhará a minha alegria no reino dos Céus. Eis como meu Pai honrará os que Me tiverem servido com fidelidade.