quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Profecia do Dia


Sexta-feira, dia 12 de Fevereiro de 2016

Sexta-feira depois das Cinzas

Santa Eulália de Barcelona, virgem e mártir, +304

Comentário do dia
São Bernardo : «Nesses dias jejuarão.»

Is. 58,1-9a.

Eis o que diz o Senhor Deus: «Clama em altos brados sem cessar, ergue a tua voz como trombeta. Faz ver ao meu povo as suas faltas e à casa de Jacob os seus pecados.
Todos os dias Me procuram e desejam conhecer os meus caminhos, como se fosse um povo que pratica a justiça, sem nunca ter abandonado a lei do seu Deus. Pedem-Me sentenças justas, querem que Deus esteja perto de si e exclamam:
'De que nos serve jejuar, se não Vos importais com isso? De que nos serve fazer penitência, se não prestais atenção?' Porque nos dias de jejum correis para os vossos negócios e oprimis todos os vossos servos.
Jejuais, sim, mas no meio de contendas e discussões e dando punhadas sem piedade. Não são jejuns como os que fazeis agora que farão ouvir no alto a vossa voz.
Será este o jejum que Me agrada no dia em que o homem se mortifica? Curvar a cabeça como um junco, deitar-se sobre saco e cinza: é a isto que chamais jejum e dia agradável ao Senhor?
O jejum que Me agrada não será antes este: quebrar as cadeias injustas, desatar os laços da servidão, pôr em liberdade os oprimidos, destruir todos os jugos?
Não será repartir o teu pão com o faminto, dar pousada aos pobres sem abrigo, levar roupa aos que não têm que vestir e não voltar as costas ao teu semelhante?
Então a tua luz despontará como a aurora e as tuas feridas não tardarão a sarar. Preceder-te-á a tua justiça e seguir-te-á a glória do Senhor.
Então, se chamares, o Senhor responderá; se O invocares, dir-te-á: 'Estou aqui'».


Salmos 51(50),3-4.5-6a.18-19.

Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade
e purificai-me de todas as faltas.

Porque eu reconheço os meus pecados
e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.
Pequei, Senhor, contra Vós,
Não é do sacrifício que Vos agradais

e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis.
Sacrifício agradável a Deus
é o espírito arrependido:
não desprezareis, Senhor,

um espírito humilhado e contrito.



Mateus 9,14-15.

Naquele tempo, os discípulos de João Baptista foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: «Por que motivo nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não jejuam?».
Jesus respondeu-lhes: «Podem os companheiros do esposo ficar de luto, enquanto o esposo estiver com eles? Dias virão em que o esposo lhes será tirado: nesses dias jejuarão.



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja
Sermão 1 para o primeiro dia da Quaresma, 1, 3, 6

«Nesses dias jejuarão.»

É natural que o jejum de Cristo seja vulgar entre os cristãos. É natural que os membros imitem a Cabeça (Col 1,18). Se recebemos os bens desta Cabeça, não suportaremos também os seus males? Quereremos rejeitar a sua tristeza e participar apenas das suas alegrias? Se é assim, estamos a mostrar-nos indignos de fazer corpo com esta Cabeça. Porque tudo o que Ele sofreu foi por nós. Se nos repugna colaborar na obra da nossa salvação, não estamos a ser seus colaboradores. Jejuar com Cristo é pouca coisa para quem quer sentar-se com ele à mesa do Pai. Feliz o membro que tiver aderido em tudo a esta Cabeça e a tiver seguido para onde quer que ela vá (Ap 14,4). Pois, de dela fosse cortado e separado, seria imediatamente privado do sopro da vida. [...]

Para mim, aderir completamente a Ti é um bem, ó Cabeça gloriosa e bendita por todos os séculos, perante a qual até os anjos se inclinam com cobiça (1Ped 1,12). Seguir-Te-ei para onde quer que vás. Se passares pelo fogo, não me separarei de Ti, e não temerei nenhum mal, porque Tu estás comigo (Sl 22,4). Tu carregas as minhas dores e sofres por mim. Tu foste o primeiro a passar pela porta estreita do sofrimento, para abrires uma grande passagem aos membros que Te seguem. Quem nos separará do amor de Cristo? (Rom 8,35). [...] Este amor é o perfume que desce da cabeça sobre a barba, que desce depois sobre a gola da veste, para a olear até ao mais pequeno fio (Sl 132,2). Na Cabeça encontra-se a plenitude da graça, e dela recebemos tudo. Na Cabeça está toda a misericórdia, na Cabeça, um excesso de perfumes espirituais, como está escrito: «Deus ungiu-Te com o óleo da alegria» (Sl 44,8). [...]

E nós, o que nos pede o evangelho no início desta quaresma? «Quando jejuares, perfuma a cabeça» (Mt 6,17). Admirável condescendência! O Espírito do Senhor está sobre Ele, ungiu-O (Lc 4,18), e contudo, ao evangelizar os pobres, Ele diz-lhes: «Perfuma a cabeça.»