quinta-feira, 13 de julho de 2017

Liturgia do Dia - sua Profecia diária


Quinta-feira, dia 13 de Julho de 2017

Quinta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

Santa Teresa de Jesus dos Andes, virgem, +1920, Santos Henrique II, imperador (+1024) e Cunegundes, sua esposa (+1033)

Comentário do dia
Liturgia bizantina: «Se [essa casa] for digna, desça a vossa paz sobre ela»

Gén. 44,18-21.23b-29.45,1-5.

Naqueles dias, Judá aproximou-se de José e disse-lhe: «Meu senhor, peço-te que deixes este teu servo falar diante de ti, sem que a tua cólera se inflame contra mim, pois tu és como o próprio faraó.
Fizeste, meu senhor, esta pergunta aos teus servos: 'Tendes pai e mais algum irmão?'
E nós, meu senhor, respondemos-te: 'Temos um pai já idoso e um irmão pequeno, que lhe nasceu na velhice. O irmão deste morreu; e ele ficou a ser o único filho de sua mãe. O nosso pai gosta muito dele'.
Mas tu disseste a estes teus servos: 'Trazei-mo aqui, para eu o ver com os meus olhos.
Se o vosso irmão mais novo não vier convosco, não podeis voltar à minha presença'.
Quando voltámos para junto do nosso pai, teu servo, referimos-lhe as tuas palavras, meu senhor.
E quando o nosso pai nos disse: 'Voltai para nos comprardes alguns mantimentos',
nós tivemos de lhe responder: 'Não podemos ir. Só iremos, se o nosso irmão mais novo for connosco, porque não podemos voltar à presença desse homem, sem o levarmos em nossa companhia'.
Então o nosso pai, teu servo, disse: 'Bem sabeis que minha esposa me deu dois filhos.
Um deles deixou-me e eu disse comigo: Certamente foi devorado pelas feras. E não tornei a vê-lo até hoje.
Se levardes também este para longe de mim e lhe acontecer alguma desgraça, fareis que os meus cabelos brancos desçam tristemente à morada dos mortos'».
Então José não se pôde conter diante dos que o rodeavam e bradou: «Fazei sair toda a gente da minha presença». E ninguém ficou junto de José, quando ele se deu a conhecer aos seus irmãos.
Chorou em tão altos brados que os egípcios o ouviram e a notícia chegou à casa do faraó.
«Eu sou José. __ disse ele aos seus irmãos __ Vive ainda meu pai?». Os irmãos não puderam responder-lhe, porque ficaram perturbados diante dele.
Então José disse aos seus irmãos: «Aproximai-vos de mim». E eles aproximaram-se. José continuou: «Eu sou José, o vosso irmão que vendestes para o Egipto.
Mas agora não vos aflijais, nem vos censureis por me terdes vendido para aqui, porque foi para salvar as vossas vidas que Deus me enviou adiante de vós».


Salmos 105(104),16-17.18-19.20-21.

Deus chamou a fome sobre aquela terra e privou-os do pão que dá o sustento.
Adiante deles enviara um homem: José vendido como escravo.
Apertaram-lhe os pés com grilhões, lançaram-lhe ao pescoço uma coleira de ferro,
até que se cumpriu a profecia e a palavra do Senhor o mostrou inocente.
Então o rei mandou que o soltassem, o soberano dos povos deu-lhe a liberdade;
e fê-lo senhor da sua casa e governador de todos os seus domínios.




Mateus 10,7-15.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus Apóstolos: «Ide e proclamai que está próximo o reino dos Céus.
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça».
Não adquirais ouro, prata ou cobre, para guardardes nas vossas bolsas;
nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; porque o trabalhador merece o seu sustento.
Quando entrardes em alguma cidade ou aldeia, procurai saber de alguém que seja digno e ficai em sua casa até partirdes daquele lugar.
Ao entrardes na casa, saudai-a,
e se for digna, desça a vossa paz sobre ela; mas se não for digna, volte para vós a vossa paz.
Se alguém não vos receber nem ouvir as vossas palavras, saí dessa casa ou dessa cidade e sacudi o pó dos vossos pés.
Em verdade vos digo que haverá mais tolerância, no dia do Juízo, para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade».



Tradução litúrgica da Bíblia



Comentário do dia:

Liturgia bizantina
Grande Litania da paz e Litania da comunhão

«Se [essa casa] for digna, desça a vossa paz sobre ela»

Diácono: Em paz, oremos ao Senhor. Todos: Kyrie, eleison.
Pela paz que vem do alto e pela salvação das nossas almas, oremos ao Senhor. – Kyrie, eleison.
Pela paz do mundo inteiro, pela estabilidade das santas Igrejas de Deus e pela união de todos, oremos ao Senhor. – Kyrie, eleison.
Por este santo templo e por aqueles que nele entram com fé, piedade e temor a Deus, oremos ao Senhor. – Kyrie, eleison.
Pelo nosso pai e bem-aventurado patriarca N., pelo nosso bispo N., pela venerável ordem dos sacerdotes, pelo diaconado em Cristo, por todo o clero e pelo povo, oremos ao Senhor. – Kyrie, eleison.
Pelo nosso país e pelos que o governam, e em particular pelos servos de Deus N. e N., oremos ao Senhor. – Kyrie, eleison.  
Por esta nossa cidade (ou «nossa vila», «nossa aldeia» ou «nosso santo mosteiro»), por todas as cidades, vilas e aldeias e pelos fiéis que nelas residem, oremos ao Senhor. – Kyrie, eleison.
Pela vinda de um tempo favorável, pela abundância dos frutos da terra e por dias de paz, oremos ao Senhor. – Kyrie, eleison.
Pelos que andam e trabalham no mar ou nos ares, pelos viajantes, pelos doentes, pelos aflitos, pelos que estão detidos, por todos os que sofrem e pela salvação de todos, oremos ao Senhor. – Kyrie, eleison.
Para que sejamos libertos de todas as aflições, da cólera, dos perigos e das necessidades, oremos ao Senhor. – Kyrie, eleison.
Socorrei-nos, salvai-nos, tende piedade de nós e protegei-nos, Senhor, com a vossa graça. – Kyrie eleison.

**********

Invocando todos os santos, ainda e novamente em paz, oremos ao Senhor. – Kyrie, eleison. [...]
Que este dia seja perfeito, santo, pacífico e sem pecado, peçamos ao Senhor. – Concedei-nos, Senhor.
Um anjo de paz, guia fiel, guardião das nossas almas e dos nossos corpos, peçamos ao Senhor. – Concedei-nos, Senhor.  
O perdão e a remissão pelos nossos pecados e transgressões, peçamos ao Senhor. – Concedei-nos, Senhor.
Tudo o que for bom e proveitoso às nossas almas e a paz para o mundo, peçamos ao Senhor. – Concedei-nos, Senhor.
A graça de passarmos o resto das nossas vidas na paz e na penitência, peçamos ao Senhor. – Concedei-nos, Senhor.
Um fim de vida cristão, sem dor, sem vergonha, pleno de paz, e a nossa justificação quando face a seu temível trono de Juiz, peçamos ao Senhor. – Concedei-nos, Senhor.
Suplicando a unidade da fé e a comunhão do Santo Espírito, recomendemo-nos mutuamente uns aos outros, e confiemos toda a nossa vida a Cristo, nosso Deus. – A Vós, Senhor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário