sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Liturgia do Dia - sua Profecia diária


Sexta-feira, dia 15 de Dezembro de 2017

Sexta-feira da 2a semana do Advento

Beato João Henrique Carlos Steeb, presbítero, fundador, +1856, Santa Maria Crucificada de Rosa, religiosa, fundadora, +1855, Santa Cristina, mártir cristã, séc. IV

Comentário do dia
São Clemente de Alexandria : João Batista convida-nos à salvação

Is. 48,17-19.

Eis o que diz o Senhor, o teu redentor, o Santo de Israel: «Eu sou o Senhor, teu Deus, que te ensino o que é para teu bem e te conduzo pelo caminho que deves seguir.
Se tivesses atendido às minhas ordens, a tua paz seria como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.
A tua posteridade seria como a areia, como os seus grãos, os frutos do teu ventre. O teu nome não seria aniquilado, nem destruído diante de mim.»


Salmos 1,1-2.3.4.6.

Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores,
mas antes se compraz na lei do Senhor,
e nela medita dia e noite.

É como árvore plantada à beira das águas:
dá fruto a seu tempo
e sua folhagem não murcha.
Tudo quanto fizer será bem sucedido.

Bem diferente é a sorte dos ímpios:
são como palha que o vento leva.
O Senhor vela pelo caminho dos justos,
mas o caminho dos pecadores leva à perdição.




Mateus 11,16-19.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «A quem poderei comparar esta geração? É como os meninos sentados nas praças, que se interpelam uns aos outros, dizendo:
"Tocámos flauta e não dançastes; entoámos lamentações e não chorastes".
Veio João Baptista, que não comia nem bebia, e dizem que tinha o demónio com ele.
Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: 'É um glutão e um ébrio, amigo de publicanos e pecadores'. Mas a sabedoria foi justificada pelas suas obras».



Tradução litúrgica da Bíblia



Comentário do dia:

São Clemente de Alexandria (150-c. 215), teólogo
«Protréptico», cap. 1

João Batista convida-nos à salvação

Não é estranho, meus amigos, que Deus nos exorte sempre à virtude, e que nós nos furtemos a esse socorro, que Lhe devolvamos a salvação? Não nos convida João também à salvação, não é todo ele uma voz que nos exorta? Perguntemos-lhe pois: «Quem és tu, entre os homens, e donde vens?» Ele não dirá que é Elias e negará que é o Cristo, mas confessará que é uma voz que brada no deserto (Jo 1,20s). Quem é, pois, João? Para tomar uma imagem, permiti-me dizer: é uma voz do Verbo, da Palavra de Deus, que nos exorta clamando no deserto [...]: »Aplanai os caminhos do Senhor» (Mc 1,3). João é um precursor e a sua voz é precursora da Palavra de Deus, voz que encoraja e predispõe à salvação, voz que nos exorta a procurar a herança do céu.

Graças a esta voz, «a mulher estéril e desamparada não será mais sem filhos» (Is 54,1). Foi a voz de um anjo que me anunciou esta gravidez; essa voz era também a de um precursor do Senhor, que trazia a boa nova à mulher que não tinha engravidado (Lc 1,19), tal como João na solidão do deserto. É portanto pela voz do Verbo que a mulher estéril engravida na alegria e que o deserto produz frutos. Estas duas vozes precursoras do Senhor, a do anjo e a de João, comunicam-me a salvação nelas oculta, de modo que, depois da manifestação deste Verbo, colhamos o fruto da fecundidade, a vida eterna.







Nenhum comentário:

Postar um comentário