terça-feira, 24 de outubro de 2017

Liturgia do Dia - sua Profecia diária


Terça-feira, dia 24 de Outubro de 2017

Terça-feira da 29 semana do Tempo Comum

Santo António Maria Claret, bispo, fundador, +1870

Comentário do dia
Isaac o Sírio : «Tende [...] as lâmpadas acesas.»

Romanos 5,12.15b.17-19.20b-21.

Irmãos: Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram.
Se pelo pecado de um só pereceram todos, com muito mais razão a graça de Deus, dom contido na graça de um só homem, Jesus Cristo, se concedeu com abundância a todos os homens.
Se a morte reinou pelo pecado de um só homem, com muito mais razão, aqueles que recebem com abundância a graça e o dom da justiça reinarão na vida por meio de um só, Jesus Cristo.
Porque, assim como, pelo pecado de um só, veio para todos os homens a condenação, assim também, pela obra de justiça de um só, virá para todos a justificação, que dá a vida.
De facto, como pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência de um só, todos se tornarão justos.
Onde abundou o pecado superabundou a graça,
para que, assim como o pecado reinou pela morte, também a graça reine pela justiça, para nos dar a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.


Salmos 40(39),7-8a.8b-9.10.17.

Não Vos agradaram sacrifícios nem oblações,
mas abristes-me os ouvidos;
não pedistes holocaustos nem expiações,
então clamei: «Aqui estou».

«De mim está escrito no livro da Lei
que faça a vossa vontade.
Assim o quero, ó meu Deus,
a vossa lei está no meu coração».

Proclamei a justiça na grande assembleia,
não fechei os meus lábios, Senhor, bem o sabeis.
Alegrem-se e exultem em Vós
todos os que Vos procuram.

Digam sempre: «Grande é o Senhor»
os que desejam a vossa salvação.



Lucas 12,35-38.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende os rins cingidos e as lâmpadas acesas.
Sede como homens que esperam o seu senhor voltar do casamento, para lhe abrirem logo a porta, quando chegar e bater.
Felizes esses servos, que o senhor, ao chegar, encontrar vigilantes. Em verdade vos digo: cingir-se-á e mandará que se sentem à mesa e, passando diante deles, os servirá.
Se vier à meia-noite ou de madrugada felizes serão se assim os encontrar».



Tradução litúrgica da Bíblia



Comentário do dia:

Isaac o Sírio (século VII), monge perto de Mossul
Discursos ascéticos

«Tende [...] as lâmpadas acesas.»

A oração que se faz durante a noite tem um grande poder, mais do que a que se faz durante o dia. Foi por isso que todos os santos tiveram o hábito de rezar de noite, combatendo a moleza do corpo e a suavidade do sono, e ultrapassando a sua própria natureza corporal. Também o profeta dizia: «Estou cansado de tanto gemer; todas as noites banho o leito com as minhas lágrimas» (Sl 6,7), enquanto suspirava no fundo de si mesmo, numa oração apaixonada. E noutro passo: «Levanto-me a meio da noite para Te louvar por causa das tuas sentenças, Tu que és o Justo» (Sl 118,62). Sempre que queriam dirigir a Deus algum pedido, os santos recorriam à oração noturna e imediatamente recebiam o que pediam.

O próprio Satanás receia intensamente a oração que se faz durante as vigílias: mesmo que seja acompanhada de distrações, esta oração não fica sem fruto, a menos que se peça o que não convém. É por isso que ele trava sérios combates contra os que velam, a fim de os afastar dessa prática, sobretudo se se mostram perseverantes. Mas os que se fortaleceram um pouco que seja contra as suas manhas perniciosas, saborearam os dons que Deus concede durante as vigílias e experimentaram pessoalmente a grandeza da ajuda que Deus lhes dá desprezam-no completamente, a ele e a todos os seus estratagemas.