sábado, 4 de novembro de 2017

Liturgia do Dia - sua Profecia diária


Sabado, dia 04 de Novembro de 2017

Sábado da 30ª semana do Tempo Comum

S. Carlos Borromeu, bispo, +1584

Comentário do dia
São Bruno de Segni : «Quem se humilha será exaltado»

Romanos 11,1-2a.11-12.25-29.

Irmãos: Eu pergunto: Teria Deus rejeitado o seu povo? De modo nenhum. Porque eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
Deus não rejeitou o seu povo, que de antemão conheceu.
Pergunto ainda: Teria Israel tropeçado para cair definitivamente? De modo nenhum. Mas da sua queda resultou a salvação dos gentios, para provocar a emulação de Israel.
Se a sua queda se tornou riqueza para o mundo e o seu declínio riqueza para os gentios, que não fará a sua participação plena na salvação?
Não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para não pensardes que sois sábios: O endurecimento de uma parte de Israel durará até que chegue à salvação a plenitude dos gentios.
Então todo Israel será salvo, como diz a Escritura: «De Sião virá o Libertador, que afastará as iniquidades de Jacob.
E esta será a aliança que farei com eles, quando perdoar os seus pecados».
Quanto ao Evangelho, eles são inimigos de Deus para vossa utilidade; mas quanto à escolha divina, são por Ele amados por causa dos seus pais.
Porque os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis.


Salmos 94(93),12-13a.14-15.17-18.

Feliz o homem a quem Vós ensinais, Senhor, e instruís na vossa lei,
para lhe dar a paz nos dias de angústia.
O Senhor não rejeita o seu povo
nem abandona a sua herança.

Mas há-de julgar com justiça
e hão-de segui-la todos os corações retos.
Se o Senhor não viesse em meu auxílio, em breve a minha alma habitaria no silêncio.
Quando digo: «Os meus pés vacilam», a vossa bondade, Senhor, me sustenta.




Lucas 14,1.7-11.

Naquele tempo, Jesus entrou, num sábado, em casa de um dos principais fariseus para tomar uma refeição. Todos O observavam.
Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, Jesus disse-lhes esta parábola:
«Quando fores convidado para um banquete nupcial, não tomes o primeiro lugar. Pode acontecer que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu;
então, aquele que vos convidou a ambos, terá que te dizer: 'Dá o lugar a este'; e ficarás depois envergonhado, se tiveres de ocupar o último lugar.
Por isso, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar; e quando vier aquele que te convidou, dirá: 'Amigo, sobe mais para cima'; ficarás então honrado aos olhos dos outros convidados.
Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».



Tradução litúrgica da Bíblia



Comentário do dia:

São Bruno de Segni (c. 1045-1123), bispo
Comentário ao evangelho de Lucas

«Quem se humilha será exaltado»

«Tu me preparas abundante mesa em frente de meus inimigos» (Sl 22,5). [...] Que mais podemos nós desejar? Porque havemos de escolher os primeiros lugares? Seja qual for o lugar que ocupemos, teremos tudo em abundância e nada nos faltará. Mas tu que procuras ter o primeiro lugar, quem quer que sejas, vai-te sentar no último lugar. Não permitas que o teu saber te encha de orgulho; não te deixes exaltar pela fama. Quanto mais importante fores, mais necessário é humilhares-te em todas as coisas, e «encontrarás graça junto de Deus» (Lc 1,30), de tal modo que, no momento favorável, Ele te dirá: «'"Amigo, sobe mais para cima"; ficarás então honrado aos olhos dos outros convidados».

Certamente, tanto quanto dependia dele, Moisés ocupava o último lugar. Quando o Senhor o quis enviar aos filhos de Israel e o convidou a ter acesso a um estado mais elevado, ele respondeu-Lhe: «Ah, Senhor! Eu não sou homem que facilmente use de palavra» (Ex 4,10), «dai essa missão a outro» (Ex 4,13). É como se tivesse dito: «Não sou digno de tão alto cargo». Saul também se considerava um homem de condição humilde, quando o Senhor fez dele um rei. E igualmente Jeremias, receando subir ao primeiro lugar, dizia: «Ó Senhor meu Deus, vede: não sei falar, não passo de uma criança». É pois em humildade, e não por orgulho, em virtudes e não pelo dinheiro, que devemos procurar ocupar o primeiro lugar.