sábado, 9 de dezembro de 2017

Liturgia do Dia - sua Profecia diária


Sabado, dia 09 de Dezembro de 2017

Sábado da 1a semana do Advento

S. João Diogo, indígena mexicano, vidente de Guadalupe, séc. XVI, Beato Bernardo Maria Silvestrelli, presbítero, +1911, Santa Leocádia, virgem, mártir, +304

Comentário do dia
Santo Agostinho : «Proclamai que está perto o reino dos Céus»

Is. 30,19-21.23-26.

Eis o que diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: «Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, tu não voltarás a chorar. À voz da tua súplica, o Senhor terá compaixão de ti; logo que ouvir os teus clamores, Ele te responderá.
O Senhor poderá dar-te a comer o pão da angústia e a beber a água da tribulação; mas Aquele que te ensina não Se esconderá mais e os teus olhos verão Aquele que te ensina.
Se te desvias para a direita ou para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão dizer atrás de ti: 'É este o caminho; segui por ele'.
O Senhor te dará a chuva para a semente que tiveres lançado à terra e o pão que a terra produzir será farto e nutritivo. Nesse dia, os teus rebanhos pastarão em extensos prados;
os bois e os jumentos que lavram a terra comerão forragem com sal, limpa com a pá e a joeira.
Em todo o alto monte e em toda a colina elevada, haverá regatos e águas correntes, no dia da grande mortandade, quando as torres se desmoronarem.
Então a claridade da lua será como a luz do sol e a luz do sol ficará sete vezes mais forte; nesse dia, o Senhor tratará as chagas do seu povo e curará as feridas dos seus golpes».


Salmos 147(146),1-2.3-4.5-6.

Louvai o Senhor, porque é bom cantar,
é agradável e justo celebrar o seu louvor.
O Senhor edificou Jerusalém,
congregou os dispersos de Israel.

Sarou os corações dilacerados
e ligou as suas feridas.
Fixou o número das estrelas
e deu a cada uma o seu nome.

Grande é o nosso Deus e todo-poderoso,
é sem limites a sua sabedoria.
O Senhor conforta os humildes
e abate os ímpios até ao chão.




Mateus 9,35-38.10,1.6-8.

Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades.
Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos:
«A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara».
Depois chamou a Si os seus doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades.
Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus.
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça».



Tradução litúrgica da Bíblia



Comentário do dia:

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sobre a vinda de Cristo

«Proclamai que está perto o reino dos Céus»

Irmãos, ouço gente murmurar hoje contra Deus: «Senhor, os tempos estão duros! Que época difícil a nossa!» [...] Ó homem que não te corriges, não és tu mil vezes mais duro do que os tempos em que vivemos? Tu que suspiras pelo luxo, por tudo o que é vaidade, tu, cuja cupidez é sempre insaciável, tu, que queres fazer mau uso daquilo que desejas - não obterás coisa alguma. [...]

Curemo-nos, irmãos! Corrijamo-nos! O Senhor vai chegar. Como ainda não apareceu, há quem troce dele; contudo, Ele não tarda e então já não poderão rir. Irmãos, corrijamo-nos! Vai vir um tempo melhor, mas não para os que se comportam mal. Já o mundo envelhece, já chega à decrepitude; e nós, iremos tornar-nos jovens? Que esperamos, pois? Irmãos, não esperemos outros tempos senão aqueles de que nos fala o Evangelho. Eles não são maus, porque Cristo vai chegar! Se nos parecem duros, difíceis de viver, eis que Cristo vem reconfortar-nos. [...]

Irmãos, é preciso que os tempos sejam duros. Porquê? Para que não procuremos a felicidade neste mundo. Aí está o nosso remédio: é preciso que esta vida seja agitada, para que nos agarremos à outra vida. Como? Ouvi: [...] Deus vê que os homens se agitam miseravelmente nos braços dos desejos e das preocupações deste mundo, que só dão a morte à sua alma; então, o Senhor vem a eles, como médico que traz o remédio para esses males.