sexta-feira, 23 de março de 2018

Liturgia do Dia - sua Profecia diária


Sexta-feira, dia 23 de Março de 2018

Sexta-feira da 5ª semana da Quaresma

Beato Marcos de Montegalo, presbítero, +1496, S. Turíbio de Mogrovejo, bispo, +1606

Comentário do dia
São Bernardo : «Apresentei-vos muitas boas obras, da parte de meu Pai. Por qual dessas obras Me quereis apedrejar?»

Jer. 20,10-13.

Disse Jeremias: «Eu ouvia as invectivas da multidão: 'Terror por toda a parte! Denunciai-o, vamos denunciá-lo!'. Todos os meus amigos esperavam que eu desse um passo em falso: 'Talvez ele se deixe enganar, e assim o poderemos dominar e nos vingaremos dele'.
Mas o Senhor está comigo como herói poderoso, e os meus perseguidores cairão vencidos. Ficarão cheios de vergonha pelo seu fracasso, ignomínia eterna que não será esquecida.
Senhor do Universo, que sondais o justo e perscrutais os rins e o coração, possa eu ver o castigo que dareis a essa gente, pois a Vós confiei a minha causa.
Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, que salvou a vida do pobre das mãos dos perversos».


Salmos 18(17),2-3a.3bc-4.5-6.7.

Eu Vos amo, Senhor, minha força,
minha fortaleza, meu refúgio e meu libertador.
Meu Deus, auxílio em que ponho a minha confiança,
sois meu protetor, minha defesa e meu salvador.

Invoquei o Senhor – louvado seja Ele –
e fiquei salvo dos meus inimigos.
Cercaram-me as ondas da morte
e encheram-me de terror as torrentes malignas;

envolveram-me em laços funestos
e a morte prendeu-me em suas redes.
Na minha aflição invoquei o Senhor
e clamei pelo meu Deus.

Do seu templo Ele ouviu a minha voz,
e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.



João 10,31-42.

Naquele tempo, os judeus agarraram em pedras para apedrejarem Jesus.
Então Jesus disse-lhes: «Apresentei-vos muitas boas obras, da parte de meu Pai. Por qual dessas obras Me quereis apedrejar?»
Responderam os judeus: «Não é por qualquer boa obra que Te queremos apedrejar: é por blasfémia, porque Tu, sendo homem, Te fazes Deus».
Disse-lhes Jesus: «Não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'?
Se a Lei chama 'deuses' a quem a palavra de Deus se dirigia, e a Escritura não pode abolir-se
de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: 'Estás a blasfemar', por Eu ter dito: 'Sou Filho de Deus'!»
Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis.
Mas se as faço, embora não acrediteis em Mim, acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai».
De novo procuraram prendê-l'O, mas Ele escapou-Se das suas mãos.
Jesus retirou-Se novamente para além do Jordão, para o local onde anteriormente João tinha estado a batizar e lá permaneceu.
Muitos foram ter com Ele e diziam: «É certo que João não fez nenhum milagre, mas tudo o que disse deste homem era verdade».
E muitos ali acreditaram em Jesus.



Tradução litúrgica da Bíblia



Comentário do dia:

São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja
Sermões diversos, n.° 22

«Apresentei-vos muitas boas obras, da parte de meu Pai. Por qual dessas obras Me quereis apedrejar?»

A Cristo Jesus deves toda a tua vida, uma vez que Ele deu a sua vida pela tua e suportou amargos tormentos para que tu não suportes os tormentos eternos. [...] Quando tiveres reunido no teu coração todas as amarguras do teu Senhor, qualquer coisa que tenhas de sofrer te parecerá leve! [...] Assim como é grande a distância dos céus à Terra (Is 55,9), assim a sua vida dista da nossa vida; e, contudo, foi dada por ela. E assim como o nada não pode ser comparado a coisa alguma, assim a nossa vida não tem proporção com a sua. [...]

Quando Lhe tiver consagrado tudo o que sou, tudo o que posso, o que Lhe dou será como uma estrela comparada com o sol, uma gota de água comparada com um rio, uma pedrinha com uma torre, um grão de areia com uma montanha. Só tenho duas coisas pequenas, mesmo muito diminutas: o meu corpo e a minha alma; ou antes, uma única coisa: a minha vontade. E não a darei Àquele que cumulou de tantos benefícios um ser tão pequeno como eu, Àquele que, entregando-Se inteiramente, inteiramente me resgatou? Se reservasse a minha vontade para mim, com que cara, com que olhos, com que espírito, com que consciência iria refugiar-me junto do coração de misericórdia do nosso Deus? Ousaria penetrar nessa muralha fortíssima que guarda Israel, e fazer correr, como preço do meu resgate, não umas gotas, mas as golfadas desse sangue que corre das cinco partes do seu corpo?







Nenhum comentário:

Postar um comentário