sábado, 17 de fevereiro de 2018

Liturgia do Dia - sua Profecia diária


Sabado, dia 17 de Fevereiro de 2018

Sábado depois das Cinzas

Beato Lucas Belludi, religioso, presbítero, +1285, Santos Fundadores da Ordem dos Servitas, século XIV

Comentário do dia
São João Paulo II : «Segue-Me»

Is. 58,9b-14.

Eis o que diz o Senhor: «Se tirares do meio de ti toda a opressão, os gestos de ameaça e as palavras ofensivas,
se deres do teu pão ao faminto e matares a fome ao indigente, a tua luz brilhará na escuridão e a tua noite será como o meio-dia».
O Senhor será sempre o teu guia e saciará a tua alma nos lugares desertos. Dará vigor aos teus ossos e tu serás como o jardim bem regado, como nascente cujas águas nunca faltam.
Reconstruirás as ruínas antigas e levantarás os alicerces seculares; e serás chamado 'reparador de brechas', 'restaurador de casas em ruínas'.
Se te abstiveres de profanar o sábado e de tratar de negócios no dia santificado, se chamares ao sábado as tuas delícias e o consagrares à glória do Senhor, se o respeitares não fazendo viagens, evitando os teus negócios e empreendimentos,
então encontrarás no Senhor as tuas delícias; Eu te levarei em triunfo às alturas da terra e farei que te alimentes da herança de teu pai Jacob». Assim falou a boca do Senhor.


Salmos 86(85),1-2.3-4.5-6.

Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e atendei-me,
porque sou pobre e desvalido.
Defendei a minha vida, pois Vos sou fiel,
salvai o vosso servo que em Vós confia, meu Deus.

Tende piedade de mim, Senhor,
que a Vós clamo todo o dia.
Alegrai a alma do vosso servo,
porque a Vós, Senhor, elevo a minha alma.

Vós, Senhor, sois bom e indulgente,
cheio de misericórdia
para com todos os que Vos invocam.
Ouvi, Senhor, a minha oração,

atendei a voz da minha súplica.



Lucas 5,27-32.

Naquele tempo, Jesus viu um publicano chamado Levi, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-Me».
Ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu Jesus.
Levi ofereceu-lhe um grande banquete em sua casa. Havia grande número de publicanos e de outras pessoas com eles à mesa.
Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?»
Então Jesus, tomando a palavra, disse-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.
Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores, para que se arrependam».



Tradução litúrgica da Bíblia



Comentário do dia:

São João Paulo II (1920-2005), papa
Mensagem para a Quaresma de 1997

«Segue-Me»

O tempo da Quaresma recorda os quarenta anos que Israel passou no deserto, quando estava a camiho da Terra Prometida. Durante este período, o povo aprendeu o que significava viver numa tenda, sem morada fixa, em total ausência de segurança. Muitas vezes, foi tentado a voltar ao Egito: lá, pelo menos, estava certo de ter que comer, mesmo que fosse um alimento de escravos. Na precaridade do deserto, é o próprio Deus quem fornece a água e o alimento ao seu povo e quem o protege de todos os perigos. Assim, a experiência da total dependência em relação a Deus transforma-se para os hebreus em caminho para se libertarem da escravidão e da idolatria dos bens materiais.

O tempo da Quaresma pretende ajudar os crentes a reviver, num esforço de purificação pessoal, esse itinerário espiritual, tomando consciência da pobreza e da precaridade da existência, descobrindo a intervenção providencial do Senhor, que nos convida a abrir os olhos para as necessidades dos nossos irmãos mais necessitados. [...] É mostrando-se abertos e generosos que os cristãos podem servir, de forma comunitária ou individual, a Cristo presente no pobre e testemunhar do amor do Pai. Cristo precede-nos neste caminho. A sua presença é uma força e um encorajamento, que nos torna livres e faz de nós testemunhas do seu amor.