sábado, 12 de maio de 2018

Ascensão do Senhor

Prezados leitores

 Toda a equipa de Evangelho Quotidiano vos deseja uma bela festa da Ascensão do Senhor, em que celebramos o regresso triunfal de Cristo ao Céu.

 Com a Ascensão de Jesus, a natureza humana sobe ao Céu: o mundo de Deus e o mundo dos homens interpenetram-se.

 A Ascensão não é o fim de uma história, é o início de outra, da nossa história. Tal como Cristo enviou os seus apóstolos, também nos envia, a nós que somos os herdeiros longínquos dos apóstolos, para anunciar ao mundo inteiro a boa nova: Jesus venceu a morte, já venceu o mundo das trevas. Nada acontece na terra que Cristo não tenha já vencido. Doravante, as cruzes terrestres carregam-se com a certeza da vitória final.

 O que era visível no nosso Redentor quando estava na terra passou agora para os mistérios sacramentais. É certo que o seu corpo já não é visível, mas Jesus continua a acompanhar-nos na terra porque Ele está totalmente presente na Eucaristia. Amor supremo, Ele dá-se a comer para alimentar e fortalecer a nossa alma. Pela Eucaristia, Cristo está presente para todos os homens, em toda a terra, até ao fim do mundo. Alegremo-nos com este dom maravilhoso e peçamos à Virgem Santa Maria que nos ajude a aproveitar plenamente todas as graças que nos traz cada comunhão feita com devoção.

A equipa portuguesa de Evangelho Quotidiano, um serviço evangelizo.org

 ---------------------------------------------------- 

INFORMAÇÕES
* O Evangelho Quotidiano está acessível gratuitamente em Smartphone, iPhone e Androïd.
* Evangelho Quotidiano funciona e desenvolve-se em novas línguas graças ao vosso apoio generoso. 

Liturgia do Dia - sua Profecia diária


Sabado, dia 12 de Maio de 2018

Sábado da 6ª semana da Páscoa

Beata Joana de Portugal, virgem, +1490, Santos Nereu e Aquiles (ou Aquileu), mártires, séc. III, Beato Alvaro del Portillo, bispo, +1994, S. Pancrácio, mártir, +304

Comentário do dia
São João-Maria Vianney : «Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dará»

Actos 18,23-28.

Depois de ter passado algum tempo em Antioquia, Paulo partiu de novo e percorreu sucessivamente a Galácia e a Frígia, fortalecendo todos os discípulos na fé.
Entretanto, chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente, muito versado nas Escrituras.
Fora instruído no caminho do Senhor e pregava com muito entusiasmo, ensinando com exatidão o que se referia a Jesus, embora só conhecesse o batismo de João.
E começou a falar também com firmeza na sinagoga. Priscila e Áquila, ouvindo-o falar, tomaram-no consigo e expuseram-lhe com maior exatidão o caminho do Senhor.
Como ele queria partir para a Acaia, os irmãos encorajaram-no e escreveram aos discípulos que o recebessem. Depois de lá ter chegado, ajudava muito os fiéis com o auxílio da graça:
refutava energicamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus era o Messias.


Salmos 47(46),2-3.8-9.10.

Povos todos, batei palmas,
aclamai a Deus com brados de alegria,
porque o Senhor, o Altíssimo, é terrível,
o rei soberano de toda a terra.

Deus é rei do universo:
cantai os hinos mais belos.
Deus reina sobre os povos,
Deus está sentado no seu trono sagrado.

porque a Deus pertencem os poderes da terra,
Ele está acima de todas as coisas.



João 16,23b-28.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dará.
Até agora não pedistes nada em meu nome: pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.
Tenho-vos dito tudo isto em parábolas mas vai chegar a hora em que não vos falarei mais em parábolas: falar-vos-ei claramente do Pai.
Nesse dia pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei por vós ao Pai,
pois o próprio Pai vos ama, porque vós Me amastes e acreditastes que Eu saí de Deus.
Saí de Deus e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e vou para o Pai».



Tradução litúrgica da Bíblia



Comentário do dia:

São João-Maria Vianney (1786-1859), presbítero, Cura de Ars
Catecismo sobre a oração

«Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dará»

Meus filhos, vós tendes um coração pequeno, mas a oração torna-o maior e capaz de amar a Deus. A oração é um antegosto do céu, um escoamento do paraíso, que nos enche de doçura. É um mel que desce sobre a alma e tudo adoça. As mágoas fundem-se perante uma oração bem feita, como a neve perante o sol. Na oração, o tempo corre tão depressa, e de forma tão agradável, que nem nos apercebemos da sua passagem. [...]

Alguns perdem-se na oração como peixe na água, porque estão completamente embrenhados em Deus. No coração destas pessoas, não há mediadores. Ah, como gosto destas almas generosas! São Francisco de Assis e Santa Collette viam o Senhor e falavam com Ele como nós falamos uns com os outros. Enquanto nós, quantas vezes vimos à igreja sem saber o que vimos fazer e o que queremos pedir! E no entanto, quando vamos a casa de alguém, sabemos bem porque lá vamos. Há pessoas que parecem dizer a Deus: «Vou dizer-Vos duas palavras para me livrar de Vós». Penso muitas vezes que, quando vimos adorar Nosso Senhor, obteríamos tudo o que quiséssemos se Lho pedíssemos com uma fé bem viva e um coração bem puro.