domingo, 27 de março de 2011

Profecia do Dia

Segunda-feira, dia 28 de Março de 2011
Segunda-feira da 3ª semana da Quaresma

Santa Gisela, rainha, abadessa, +1065,  S. Gontrão, rei e confessor, +514,  S. Sisto III, papa, +440



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santo Ambrósio : A Quaresma leva à ressurreição pelo baptismo

Leituras

2 Reis 5,1-15.

Naaman, general dos exércitos do rei da Síria, gozava de grande prestígio diante do seu amo e era muito estimado, porque, por meio dele, o Senhor salvou a Síria; era um homem robusto e valente, mas leproso.
Ora tendo os sírios feito uma incursão no território de Israel, levaram consigo uma jovem donzela, que ficou ao serviço da mulher de Naaman.
Ela disse à sua senhora: «Ah, se o meu amo fosse ter com o profeta que vive na Samaria, certamente ficava curado da lepra!»
Naaman foi contar ao seu soberano aquilo que dissera a jovem israelita.
O rei da Síria respondeu-lhe: «Vai, que eu vou escrever uma carta ao rei de Israel.» Naaman partiu levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa.
Levou ao rei de Israel uma carta escrita nestes termos: «Juntamente com esta carta, aí te mando o meu servo Naaman, para que o cures da sua lepra.»
Ao terminar de ler a carta, o rei de Israel rasgou as suas vestes e exclamou: «Sou eu, porventura, um deus que possa dar a morte ou a vida, de modo que me enviem alguém para eu o curar da lepra? Reparai e vede como ele busca pretextos contra mim.»
Mas Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei rasgara as suas vestes e mandou-lhe dizer: «Porque rasgaste as tuas vestes? Que ele venha ter comigo e saberá que há um profeta em Israel.»
Chegou, pois, Naaman com o seu carro e os seus cavalos e parou à porta de Eliseu.
Este mandou-lhe dizer por um mensageiro: «Vai, lava-te sete vezes no Jordão e a tua carne ficará limpa.»
Naaman, despeitado, retirou-se, dizendo: «Pensava que ele sairia a receber-me e, diante de mim, invocaria o Senhor, seu Deus, colocaria a sua mão no lugar infectado e me curaria da lepra.
Porventura, os rios de Damasco, o Abaná e o Parpar, não são acaso melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia lavar neles e ficar limpo?» E, virando costas, retirou-se indignado.
Mas os seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: «Meu pai, mesmo que o profeta te tivesse mandado uma coisa difícil, não a deverias fazer? Quanto mais agora, ao dizer-te: 'Lava-te e ficarás curado.'»
Naaman desceu ao Jordão e lavou-se sete vezes, como lhe ordenara o homem de Deus, e a sua carne tornou-se como a de uma criança e ficou limpo.
Voltou, então, ao homem de Deus com toda a sua comitiva; entrou, apresentou-se diante dele e disse: «Reconheço agora que não há outro Deus em toda a Terra, senão o de Israel. Aceita este presente do teu servo.»


Salmos 42(41),2.3.43(42),3.4.

Como suspira a corça pelas águas correntes, assim a minha alma suspira por ti, ó Deus.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo! Quando poderei contemplar a face de Deus?
Envia a tua luz e a tua verdade, para que elas me guiem e conduzam à tua montanha santa, à tua morada.
Eu irei ao altar de Deus, ao Deus que é a alegria da minha vida. Ao som da harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus.



Lucas 4,24-30.

Acrescentou, depois: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.
Posso assegurar-vos, também, que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra;
contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que vivia em Sarepta de Sídon.
Havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi purificado senão o sírio Naaman.»
Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor.
E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali abaixo.
Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu-o seu caminho.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Santo Ambrósio (340 ?-397), bispo de Milão e Doutor da Igreja
Os Mistérios, § 16. 18-21 (a partir da trad. de José de Leão Cordeiro, S. N. L., 2003, p. 530-1/SC 25, p. 112)

A Quaresma leva à ressurreição pelo baptismo

Naamã era sírio e estava leproso, sem que ninguém o pudesse curar. Então,
uma jovem prisioneira disse-lhe que havia em Israel um profeta que podia
curá-lo da lepra. [...] Já é tempo de descobrires quem era aquela jovem
prisioneira. Era a figura da assembleia mais nova de entre as nações, isto
é, da Igreja do Senhor. Antes, quando não possuía ainda a liberdade da
graça, fora humilhada pelo cativeiro do pecado. Mas, a seu conselho, este
povo que não era ainda um povo escutou a palavra dos profetas, da qual
duvidara durante muito tempo. Em seguida, quando acreditou que devia
segui-la, o povo foi purificado de todo o contágio do pecado. Naamã
duvidara antes de ser curado; mas tu já foste curado e por isso não deves
duvidar.


Já antes te foi dito que não devias acreditar apenas no que vês ao
aproximares-te do baptistério, para que digas: «É este o «grande mistério
que nem os olhos viram, nem os ouvidos ouviram, nem jamais passou pelo
pensamento do homem» (1Cor 2, 9)? Eu vejo as águas que via todos os dias.
Vão purificar-me estas águas a que tantas vezes desci sem nunca ter sido
purificado?» Deves reconhecer que a água não purifica sem o Espírito. Por
isso, leste que no baptismo as três testemunhas são uma só: a água, o
sangue e o Espírito (1Jo 5, 7-8); porque, se prescindires de uma delas, já
não há sacramento do baptismo. Que é a água sem a cruz de Cristo? É um
elemento comum, sem nenhuma eficácia sacramental. Mas também é verdade que
sem a água não há mistério da regeneração: «quem não renascer da água e do
Espírito não entrará no reino de Deus» (Jo 3, 5). Também o catecúmeno
acredita na cruz do Senhor Jesus, com a qual é assinalado; mas, se não for
baptizado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, não pode receber o
perdão dos pecados nem obter o dom da graça espiritual.


Por isso o sírio Naamã mergulhou sete vezes, segundo a Lei; tu, porém,
foste baptizado em nome da Trindade. [...] Proclamaste a tua fé no Pai e no
Filho e no Espírito Santo. [...] Morreste para o mundo, ressuscitaste para
Deus e, de certo modo sepultado naquele elemento do mundo, morto para o
pecado, ressuscitaste para a vida eterna (Rom 6, 4).





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