Sexta-feira, dia 01 de Maio de 2015
Sexta-feira da 4ª semana da Páscoa
S. José Operário, Santa Comba do Alentejo, martir, +300
Comentário do dia
Santo Ambrósio : «O caminho, a verdade e a vida»
Actos 13,26-33. Naqueles dias, disse Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia: «Irmãos, descendentes de Abraão e todos vós que temeis a Deus, a nós foi dirigida esta palavra da salvação.
Na verdade, os habitantes de Jerusalém e os seus chefes não quiseram reconhecer Jesus, mas, condenando-O, cumpriram as palavras dos Profetas que se leem cada sábado.
Embora não tivessem encontrado nada que merecesse a morte, pediram a Pilatos que O mandasse matar.
Cumprindo tudo o que estava escrito acerca d'Ele, desceram-no da cruz e depuseram-n'O no sepulcro.
Mas Deus ressuscitou-O dos mortos
e Ele apareceu durante muitos dias àqueles que tinham subido com Ele da Galileia a Jerusalém e são agora suas testemunhas diante do povo.
Nós vos anunciamos a boa nova de que a promessa feita a nossos pais,
Deus a cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no salmo segundo: 'Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei'».
Salmos 2,6-7.8-9.10-11. «Fui Eu quem ungiu o meu Rei
sobre Sião, minha montanha sagrada».
Vou proclamar o decreto do Senhor.
Ele disse-me: «Tu és meu filho, Eu hoje te gerei.
Pede-me e te darei as nações por herança
e os confins da terra para teu domínio.
Hás de governá-los com cetro de ferro,
quebrá-los como vasos de barro».
E agora, ó reis, tomai sentido,
atendei, vós que governais a terra.
Servi o Senhor com temor,
aclamai-O com reverência.
João 14,1-6. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim.
Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar?
Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também.
Para onde Eu vou, conheceis o caminho».
Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?»
Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim».
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja
Do bem da morte, 12, 52-55; CSEL 32, 747-750
«O caminho, a verdade e a vida»
Avancemos com determinação para Jesus, nosso Redentor; unamo-nos à assembleia dos santos, a reunião dos justos, porque iremos juntar-nos aos que são nossos irmãos, aos que nos instruíram na fé. […] O Senhor será a luz de todos, e essa «luz verdadeira que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina» (Jo 1,9) brilhará para todos. Iremos aonde o Senhor Jesus preparou moradas para os seus servos, para que onde Ele estiver nós estejamos também, pois essa é a sua vontade […] e Ele diz-nos o que quer: «Virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim, a fim de que, onde Eu estou, vós estejais também» (Jo 14,2-3). […]
Ele mostrou o lugar e o caminho quando disse: «E, para onde Eu vou, vós sabeis o caminho.» O lugar é junto do Pai; o caminho é Cristo, como Ele próprio disse: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por Mim.» Entremos nesse caminho, agarremo-nos à verdade, sigamos a vida. O caminho é o que conduz, a verdade é o que dá firmeza, a vida é o que se dá de si mesmo. E, para que compreendamos bem o que Ele quer, acrescenta: «Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu Me confiaste, para que contemplem a minha glória» (Jo 17,24).
Seguimos-Te, Senhor Jesus. Mas para que Te sigamos, chama-nos, porque sem Ti nenhum de nós se elevará até Ti. Porque Tu és o caminho, a verdade, a vida. Tu és também o nosso socorro, a nossa fé, a nossa recompensa. Aos que estão contigo, acolhe-os, Tu que és o caminho; fortalece-os, Tu que és a verdade; vivifica-os, Tu que és a vida.