quinta-feira, 9 de julho de 2015

Profecia do Dia


Sexta-feira, dia 10 de Julho de 2015

Sexta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

Santa Felicidade e seus sete filhos, mártires, +162, Santa Verónica de Giuliani, religiosa, +1727

Comentário do dia
Afraate : «O servo não é maior que o seu senhor» (Jo 15,20)

Gén. 46,1-7.28-30.

Naqueles dias, Israel pôs-se a caminho com todos os seus bens e chegou a Bersabé, onde ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaac, seu pai.
Disse-lhe Deus numa visão noturna: «Jacob! Jacob!». Ele respondeu: «Aqui estou».
Deus continuou: «Eu sou Deus, o Deus de teu pai. Não tenhas medo de descer ao Egipto, porque lá Eu farei de ti um grande povo.
Eu próprio descerei contigo ao Egipto e Eu próprio te farei regressar. E será José que te há de fechar os olhos».
Jacob partiu de Bersabé. Os filhos de Israel colocaram seu pai Jacob, bem como seus próprios filhos e esposas, nos carros que o faraó enviara para os transportar.
Levaram também consigo os rebanhos e tudo o que tinham adquirido na terra de Canaã. Seguiram então para o Egipto Jacob com todos os seus descendentes:
seus filhos e netos, suas filhas e netas. Toda a sua descendência foi levada para o Egipto.
Jacob enviou Judá à sua frente, ao encontro de José, para que este viesse ter com ele a Géssen. Quando eles chegaram àquela região,
José mandou atrelar o seu carro e partiu para Géssen ao encontro de Israel, seu pai. Quando o viu diante de si, lançou-se-lhe ao pescoço e abraçou-o, chorando longamente.
Israel disse a José: «Agora posso morrer, porque vi o teu rosto e tu ainda estás vivo».


Salmos 37(36),3-4.18-19.27-28.39-40.

Confia no Senhor e pratica o bem,
possuirás a terra e viverás tranquilo.
Põe no Senhor as tuas delícias
e Ele satisfará os anseios do teu coração.

O Senhor conhece os dias dos bons
e a herança deles será eterna.
Não serão confundidos no tempo da adversidade
e nos dias da fome serão saciados.

Afasta-te do mal e pratica o bem
e permanecerás para sempre;
O Senhor ama a justiça
e não abandona os seus fiéis.

A salvação dos justos vem do Senhor,
Ele é o seu refúgio no tempo da tribulação.
O Senhor os ajuda e defende,
porque n'Ele procuraram refúgio.




Mateus 10,16-23.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos. Portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
Tende cuidado com os homens: hão-de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas sinagogas.
Por minha causa, sereis levados à presença de governadores e reis, para dar testemunho diante deles e das nações.
Quando vos entregarem, não vos preocupeis em saber como falar nem com o que dizer, porque nessa altura vos será sugerido o que deveis dizer;
porque não sereis vós a falar, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós.
O irmão entregará à morte o irmão e o pai entregará o filho. Os filhos hão-de erguer-se contra os pais e causar-lhes a morte.
E sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes de vir o Filho do homem».



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Afraate (?-c. 345), monge e bispo de Nínive, perto de Mossul
As exposições, nº 21

«O servo não é maior que o seu senhor» (Jo 15,20)

Jesus foi perseguido como os justos [do Antigo Testamento] foram perseguidos, a fim de que sejam consolados os perseguidos de hoje, eles que são perseguidos por causa de Jesus perseguido. Porque Ele disse: «Se o mundo vos odeia, ficai sabendo que primeiro Me odiou a Mim. Se fosseis do mundo, o mundo amaria o que é seu; mas, porque não sois do mundo, ao contrário, Eu vos separei do meio do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é maior que o seu senhor. Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós» (Jo 15,18-20). Com efeito, Ele nos dissera também: «O irmão entregará o seu irmão à morte, e o pai entregará o seu filho. E levantar-se-ão os filhos contra os pais e lhes darão a morte. E vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome.» Tinha-nos também ensinado: «Mas quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de falar nem com o que haveis de dizer; nessa altura ser-vos-á inspirado o que tiverdes de dizer. Não sereis vós a falar, será o Espírito de vosso Pai que falará por vós.»


Foi este Espírito que falou pela boca de Jacob ao seu perseguidor Esaú; foi o Espírito de sabedoria que falou perante o Faraó pela boca de José perseguido; foi o Espírito que falou pela boca de Moisés em todos os milagres que ele fez no Egipto […]; foi o Espírito que cantou pela boca de David perseguido, porque era por Ele que cantava para aliviar do mau espírito a Saúl, seu perseguidor; foi o Espírito que revestiu Elias, e com Ele que este repreendeu Jezebel e Achad seu perseguidor […]; foi o Espírito que reconfortou Jeremias, e com o qual este se ergueu audaciosamente para repreender Sedecias; foi o Espírito que protegeu Daniel e os seus companheiros na Babilónia; foi esse mesmo Espírito que salvaguardou Mardoqueu e Ester no país do seu cativeiro.  


Ouve, meu amigo, os nomes dos mártires, dos confessores e dos perseguidos: Abel, Jacob, José, Moisés, Josué, Jefté, Sansão, Gedeão e Barac, David, Samuel, Ezequias, Elias, Eliseu, Miqueias, Jeremias, Daniel, Ananias e os seus companheiros, Judas Macabeu e os seus companheiros. […] Mas o martírio de Jesus foi o maior de todos: ele ultrapassou em tribulação e em testemunho todos estes que o antecederam e todos os que hão-de vir.