quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

03/dez/20, Quinta-feira da 1ª Semana do Advento

 "Hoje é o dia semanal de reparar as ofensas à Jesus na Santa Eucaristia. Interceda pela Santa Igreja. 



=> Leituras do dia: 


Isaías 26, 1-6 


Salmos 118, 1 + 8-9. 19-21. 25-27a (numeração hebraica); 


-; 



=> Evangelho: 


Mateus 7,21. 24-27 ; 



=> Falar com Deus: 


https://telegra.ph/TEMPO-DO-ADVENTO-PRIMEIRA-SEMANA-QUINTA-FEIRA-12-02-2 



=> Aprofundamento Bíblico: 


Sl 118 



=> Santos do Dia: 


São Francisco Xavier, sacerdote padroeiro das missões (1506-1552); 


São Cassiano (+298)"


Projeto Leitura Divina



O projeto Leitura Divina é um plano de estudos e oração com as Sagradas Escrituras usando como norteador o ritmo litúrgico da Igreja em suas leituras diárias para a liturgia da Santa Missa. O ciclo litúrgico é uma fonte riquíssima de contemplação da Palavra de Deus em unidade com toda a Igreja dos mistérios de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua revelação, da história da humanidade e a história da nossa salvação.

Usaremos como metodologia a Lectio Divina recomendada milenarmente pelos santos, Sagrada Tradição e Sagrado Magistério. Esse método é o melhor que existe, pois nos conduz a quatro propósitos básicos: o estudo, a oração, em transformar a palavra meditada em ação na nossa vida concreta no dia a dia e uma iniciação à contemplação.

Começaremos no início do ano B, ímpar, em 29 de novembro de 2020, que é o início desse ano litúrgico, primeiro domingo do advento. Faremos um percurso de dois anos, pelo menos. Cada um pode escolher o nível de estudo que vai adotar para sua oração/estudo de acordo com a sua disponibilidade de tempo que poderá dedicar.

Apesar da liturgia diária abranger toda a bíblia, ela faz um percurso panorâmico abrangendo somente 27,4% de todos os versículos bíblicos num período de dois anos. Para preencher essa lacuna, vamos sugerir para cada dia/semana textos que complementam as leituras litúrgicas de forma que em dois anos você leia a bíblia inteira, versículo a versículo. Chamamos estes trechos completos de APROFUNDAMENTO BÍBLICO. Você pode escolher 4 tipos de estudo para adotar de acordo com a sua disponibilidade:

  •  Nível 1 – Consideração somente da primeira leitura e salmo do dia durante dois anos e os evangelhos no terceiro ano.
  •  Nível 2 – Consideração de todas as leituras do dia durante dois anos (leituras + evangelho).
  •  Nível 3 – Consideração da primeira leitura, salmo do dia e do APROFUNDAMENTO BÍBLICO do dia/semana.
  •  Nível 4 – Consideração de todas as leituras litúrgicas (leituras + evangelho) e do APROFUNDAMENTO BÍBLICO do dia/semana.

Como apoio, vamos disponibilizar alguns materiais que podem lhe ajudar neste itinerário espiritual:

  • 1. Um diário espiritual em pdf mensal para você baixar e imprimir gratuitamente para lhe ajudar em sua lectio divina com todas as passagens e informações do mês. (Será sempre disponibilizado pela minha página pessoal: https://linktr.ee/Alessandro_Silva).
  • 2. Canal Leitura Divina no Telegram onde diariamente é colocado automaticamente todas as passagens do dia: https://t.me/leituradivina.
  • 3. Vou gravar vídeos introdutórios ao estudo de cada livro sagrado para auxílio de quem necessitar e disponibilizar no youtube: https://bit.ly/semformcatolica (você pode ver um vídeo explicativo sobre este projeto na aula 76).
  • 4. Todos os dias teremos comentários em áudios das leituras/salmos do dia no canal da Missão ANA no Instagram, uma missão para o resgate das mulheres e das famílias: https://www.instagram.com/missao_ana/

Estou disponibilizando todo o plano de estudos de dois anos para você se preparar, planejar seus estudos, adquirir livros de aprofundamento dos textos para ampará-lo, etc. Você pode baixar o pdf neste link: https://t.me/leituradivina/2892


Qualquer dúvida, mande uma mensagem para nós lá no Telegram. Na descrição do canal tem como nos contatar. Seja bem vindo a essa maravilhosa aventura.

Deus te abençoe!