terça-feira, 10 de maio de 2022

«Até quando nos vais trazer em suspenso?»

Terça-Feira, 10 De Maio
Terça-feira da 4ª semana da Páscoa

Calendário ordinário


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Livro dos Atos dos Apóstolos 11,19-26.

Naqueles dias, os irmãos que se tinham dispersado, devido à perseguição desencadeada pelo caso de Estêvão, caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia. Mas anunciavam a palavra apenas aos judeus.
Houve, contudo, entre eles alguns homens de Chipre e de Cirene que, ao chegarem a Antioquia, começaram a falar também aos gregos, anunciando-lhes o Senhor Jesus.
A mão do Senhor estava com eles e foi grande o número dos que abraçaram a fé e se converteram ao Senhor.
A notícia chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém e mandaram Barnabé a Antioquia.
Quando este chegou e viu a ação da graça de Deus, encheu-se de alegria e exortou a todos a que se conservassem fiéis ao Senhor, de coração sincero;
era realmente um homem bom e cheio do Espírito Santo e de fé. Assim, uma grande multidão aderiu ao Senhor.
Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo
e, tendo-o encontrado, trouxe-o para Antioquia. Passaram juntos nesta Igreja um ano inteiro e ensinaram muita gente. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, se deu aos discípulos o nome de «cristãos».

Livro dos Salmos 87(86),1-3.4-5.6-7.

O Senhor ama a cidade,
por Ele fundada sobre os montes santos;
ama as portas de Sião
mais que todas as moradas de Jacob.

Grandes coisas se dizem de ti, ó cidade de Deus.
Contarei o Egito e a Babilónia
entre os meus adoradores;
a Filisteia, Tiro e a Etiópia, uns e outros ali nasceram.

E dir-se-á em Sião: «Todos lá nasceram,
o próprio Altíssimo a consolidou».
O Senhor escreverá no registo dos povos:
«Este nasceu em Sião».

E irão dançando e cantando:
«Todas as minhas fontes estão em ti».

Evangelho segundo São João 10,22-30.

Naquele tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação do Templo. Era inverno
e Jesus passeava no templo, sob o Pórtico de Salomão.
Então, os judeus rodearam-no e disseram: «Até quando nos vais trazer em suspenso? Se és o Messias, diz-nos claramente».
Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não acreditais. As obras que Eu faço em nome de meu Pai dão testemunho de Mim.
Mas vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas.
As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me.
Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos, e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai.
Eu e o Pai somos um só».

Tradução litúrgica da Bíblia

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Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sobre a Trindade I, 13, 30-31

«Até quando nos vais trazer em suspenso?»

Sendo igual ao Pai, o Filho de Deus não recebeu o poder de julgar, mas tem-no em comum com o Pai; e recebeu-o de modo que tanto os bons como os maus O vejam julgar, porque Ele é o Filho do homem. A visão do Filho do homem também será dada aos perversos, mas a visão da sua divindade será dada apenas aos puros de coração, porque estes verão a Deus (cf Mt 5,8). O que é a vida eterna senão esta visão, que será negada aos ímpios? «Esta é a vida eterna: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem Tu enviaste» (Jo 17,3). Eles conhecerão o próprio Jesus Cristo como único Deus verdadeiro, que Se revelará a todos. Ele apresentar-Se-á cheio de bondade à vista dos corações puros. «Deus é bom para Israel, para os que têm um coração puro!» (Sl 72,1). Só Deus é bom.

Foi por isto que o jovem que chamou ao Senhor «bom mestre», pedindo-Lhe conselho para chegar à vida eterna, obteve esta resposta: «Porque Me interrogas sobre o que é bom? Ninguém é bom senão um só: Deus» (Mc 10,17-18). Este jovem não sabia a quem se dirigia e tomou-O por um simples filho de homem. [...] «Este aspeto de que Me revisto é o aspeto do Filho do homem, aquele que foi assumido, aquele que aparecerá aquando do juízo final, tanto aos ímpios como aos justos. [...] Mas há uma visão da minha condição divina; quando a tive, não prevaleci do facto de tal condição Me tornar igual a Deus, antes Me aniquilei a Mim mesmo para assumir a outra condição» (cf Fil 2,6-7). Por conseguinte Ele, o Deus único, Pai, Filho e Espírito Santo, aparecerá apenas para alegria permanente dos justos.

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