quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Profecia do Dia


Sexta-feira, dia 08 de Janeiro de 2016

Sexta-feira do Tempo Natal depois da Epifania.

S. Pedro Tomás, patr., m., +1366, S. Severino, abade, +482

Comentário do dia
Orígenes : A lepra da maledicência

1 João 5,5-13.

Caríssimos: «E quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é Filho de Deus?
Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo; não só com a água, mas com a água e o sangue. É o Espírito que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.
Pois são três os que dão testemunho:
o Espírito, a água e o sangue; e os três coincidem no mesmo testemunho.
Se aceitamos o testemunho dos homens, maior é o testemunho de Deus; e o testemunho de Deus está em que foi Ele a dar testemunho a respeito do seu Filho.
Quem crê no Filho de Deus tem esse testemunho consigo. Quem não crê em Deus faz de Deus mentiroso, uma vez que não crê no testemunho que Deus deixou a favor do seu Filho.
E este é o testemunho: Deus deu-nos a vida eterna, e esta vida está no seu Filho.
Quem tem o Filho de Deus tem a vida; quem não tem o Filho também não tem a vida.
Escrevi-vos estas coisas, a vós que credes no Nome do Filho de Deus, para que tenhais a certeza de ter convosco a vida eterna.


Salmos 147,12-13.14-15.19-20.

Glorifica, Jerusalém, o Senhor,
louva, Sião, o teu Deus.
Ele reforçou as tuas portas
e abençoou os teus filhos.

Estabeleceu a paz nas tuas fronteiras
e saciou-te com a flor da farinha.
Envia à terra a sua palavra,
corre veloz a sua mensagem.

Revelou a sua palavra a Jacob,
suas leis e preceitos a Israel.
Não fez assim com nenhum outro povo,
a nenhum outro manifestou os seus juízos.




Lucas 5,12-16.

Naquele tempo, encontrando-se Jesus numa das cidades, apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, caiu com a face por terra e dirigiu-lhe esta súplica: «Senhor, se quiseres, podes purificar-me.»
Jesus estendeu a mão e tocou-lhe, dizendo: «Quero, fica purificado.» E imediatamente a lepra o deixou.
Ordenou-lhe, então, que a ninguém o dissesse; no entanto, acrescentou: «Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés ordenou, para lhe servir de prova.»
A sua fama espalhava-se cada vez mais, juntando se grandes multidões para o ouvirem e para que os curasse dos seus males.
Mas Ele retirava-se para lugares solitários e aí se entregava à oração.



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo
7.ª homilia sobre o Livro dos Números

A lepra da maledicência

Aarão e Miriam denegriram Moisés e por isso foram castigados; Miriam foi mesmo atingida de lepra (Nm 12,1.10). [...] «Hei-de reduzir ao silêncio o que, às ocultas, calunia o seu semelhante», diz um salmo (100,5). Com a ajuda destas condenações da divina Escritura, que é «como uma espada de dois gumes» (Heb 4,12), extirpemos esse vício, evitando dizer mal dos nossos irmãos e ultrajar os santos, porque os detractores e os maldizentes são atingidos por uma espécie de lepra. [...]

Não foram apenas os judeus que denegriram Moisés; são também os hereges, aqueles que não acolhem a Lei e os Profetas, que costumam acusá-lo, dizendo que Moisés foi homicida porque matou o egípcio (Ex 2,12) e lançando muitas outras blasfémias contra ele e contra os profetas. Devido a essas críticas, têm uma forma de lepra na alma; o seu «homem interior» está impuro (Ef 3,16) e por essa razão são «excluídos do acampamento» da Igreja (Lv 13,46). Assim, pois, os hereges que insultam Moisés e os membros da Igreja, que denigrem os seus irmãos e dizem mal do seu próximo têm também, indubitavelmente, uma alma leprosa.

Graças à intervenção do grande sacerdote Aarão, Miriam foi curada ao sétimo dia (Nm 12,15). Nós, porém, se formos atingidos pela lepra da alma devido à maledicência, manteremos esta lepra e permaneceremos impuros até ao fim da semana deste mundo, quer dizer, até à ressurreição; a menos que nos corrijamos no tempo da penitência, que nos voltemos para o Senhor Jesus e Lho supliquemos, a fim de sermos purificados pela penitência.