sábado, 28 de maio de 2022

Somos embaixadores da Igreja

Sábado, 28 De Maio
Sábado da 6ª semana da Páscoa

Calendário ordinário


Santa Maria Ana de Paredes - Santa Maria Ana de Paredes | S. Germano - bispo de Paris, +576 | Mais...


Livro dos Atos dos Apóstolos 18,23-28.

Depois de ter passado algum tempo em Antioquia, Paulo partiu de novo e percorreu sucessivamente a Galácia e a Frígia, fortalecendo todos os discípulos na fé.
Entretanto, chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente, muito versado nas Escrituras.
Fora instruído no caminho do Senhor e pregava com muito entusiasmo, ensinando com exatidão o que se referia a Jesus, embora só conhecesse o batismo de João.
E começou a falar também com firmeza na sinagoga. Priscila e Áquila, ouvindo-o falar, tomaram-no consigo e expuseram-lhe com maior exatidão o caminho do Senhor.
Como ele queria partir para a Acaia, os irmãos encorajaram-no e escreveram aos discípulos que o recebessem. Depois de lá ter chegado, ajudava muito os fiéis com o auxílio da graça:
refutava energicamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus era o Messias.

Livro dos Salmos 47(46),2-3.8-9.10.

Povos todos, batei palmas,
aclamai a Deus com brados de alegria,
porque o Senhor, o Altíssimo, é terrível,
o Rei soberano de toda a Terra.

Deus é Rei do universo:
cantai os hinos mais belos.
Deus reina sobre os povos,
Deus está sentado no seu trono sagrado.

Reuniram-se os príncipes dos povos
ao povo do Deus de Abraão;
porque a Deus pertencem os poderes da Terra,
Ele está acima de todas as coisas.

Evangelho segundo São João 16,23b-28.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dará.
Até agora não pedistes nada em meu nome: pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.
Tenho-vos dito tudo isto em parábolas mas vai chegar a hora em que não vos falarei mais em parábolas: falar-vos-ei claramente do Pai.
Nesse dia, pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei por vós ao Pai,
pois o próprio Pai vos ama, porque vós Me amastes e acreditastes que Eu saí de Deus.
Saí de Deus e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e vou para o Pai».

Tradução litúrgica da Bíblia

Partilhar o Evangelho no Facebook.




Beato Columba Marmion (1858-1923)
abade
«A Obra de Deus, meio de união a Deus»

Somos embaixadores da Igreja

Somos embaixadores da Igreja. Ora, qual é a qualidade fundamental de um embaixador? Ser competente? Ser poderoso? Dispor de uma grande fortuna? Ter crédito? Brilhar pelos seus talentos pessoais? Ser «persona grata» junto do soberano a quem é enviado? Tudo isso é útil, necessário; todas essas qualidades contribuirão sem dúvida para o sucesso da sua ação, mas serão insuficientes e estéreis, desviar-se-ão até do fim previsto, se o embaixador não se identificar, o mais perfeitamente que puder, com as intenções e os sentimentos do soberano que o envia, com os interesses do país que representa.

Ora, a Igreja é nossa delegada junto do Rei dos reis, junto do trono de Deus. Devemos, pois, identificar-nos com as suas formas de ver e as suas vontades; a Igreja confia-nos os seus interesses, que são os interesses das almas, os interesses da eternidade. E isto não é coisa banal! Tomemos, pois, a peito todas as necessidades de sangue, as angústias das almas que sofrem, os perigos daquelas que estão neste momento presas pelo demónio, as solicitudes daqueles que devem guiar-nos, a fim de que todos recebam o auxílio de Deus. [...]

Com efeito, pensai no que disse o próprio Senhor: «Em verdade, em verdade vos digo: tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dará». Apoiados nesta promessa, pedi muito, pedi com toda a confiança, e o Pai, «de quem procede todo o dom perfeito» (Tg 1,17), abrirá as mãos para encher as almas de bênçãos. Porque não somos nós que oramos, que nesse momento intercedemos; é a Igreja, é Cristo, nosso chefe e Pontífice supremo, que reza em nós e está diante de seu Pai para pleitear a causa das almas que resgatou (cf Heb 9,24; 7,25).

Se não quer receber mais e-mails nossos, clique aqui.