Job respondeu, dizendo: O Senhor é minha luz e salvação: Como sabemos, irmãos, Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos há-de ressuscitar com Jesus e nos levará convosco para junto d'Ele. Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Cristo, esperança de todos os crentes, chama aos que deixam este mundo, não mortos, mas adormecidos, pois diz: «Lázaro, o meu amigo, está a dormir» (Jo 11,11); o apóstolo Paulo, por seu turno, não quer que estejamos «tristes por causa dos que adormeceram» (1Tes 4,13). Por isso, se a nossa fé afirma que «todos os que crêem» em Cristo, segundo a palavra do Evangelho, «não morrerão jamais» (Jo 11,16), e se nós sabemos que eles não estão mortos e que nós próprios não morremos, é porque, «quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os que morreram em Cristo ressurgirão» (1Tes 4,16). Portanto, que a esperança da ressurreição nos encoraje, pois voltaremos a ver os que tínhamos perdido. Importa que acreditemos firmemente nele, quer dizer, que obedeçamos aos seus mandamentos, porque com o seu poder supremo Ele acorda os mortos mais facilmente do que nós acordamos os que estão a dormir. |
domingo, 1 de novembro de 2015
Profecia do Dia
Todos os Santos
Prezados amigos
Toda a equipa do Evangelho Quotidiano em língua portuguesa vos deseja uma excelente festa de Todos os Santos! A liturgia do dia 1 de novembro convida-nos a partilhar a alegria celeste da multidão incontável dos santos que vemos, com os olhos da fé, resplandecer no firmamento de Deus. Esses santos, astros gloriosos, foram todos unidos pela vontade de encarnar o Evangelho durante a sua existência terrena, animados pelo Espírito Santo. Honrar os santos é olhar para o seu exemplo e reacender em nós o desejo de nos assemelharmos a eles – felizes por viver na proximidade de Deus. E essa a vocação de todos nós.
Para ser santos, não é necessário realizarmos façanhas fora do comum, nem ter dons excecionais. É necessário antes de tudo escutar Jesus e segui-Lo, sem nos desencorajarmos perante as dificuldades. Quem ama Jesus com um amor sincero aceita morrer para si mesmo, tal como o grão de trigo que cai à terra morre para dar origem a uma nova espiga. Com efeito, o que quer guardar a sua vida para si mesmo perde-a e aquele que a dá, perde-se e encontra assim a vida (Jo 12, 24-25). Toda a forma de santidade passa sempre pelo caminho da cruz, pelo caminho de renúncia a si mesmo.
A experiência dos santos é para nós um encorajamento a seguir os mesmos passos, a sentir a glória de quem pôs em Deus a sua confiança, porque a única causa de tristeza na terra é viver longe de Deus.
A santidade exige um esforço constante mas está ao alcance de todos porque, mais do que obra do homem, ela é dom de Deus. Que a Santíssima Virgem Maria, Rainha de todos os Santos, faça de nós fiéis discípulos do seu filho Jesus Cristo!
(da homilia do Papa Bento XVI, 1 de novembro de 2006).
A equipa do Evangelho Quotidiano em língua portuguesa
----------------------------------------------------
INFORMAÇÕES
* Evangelho Quotidiano é um serviço evangelizo.org e está acessível gratuitamente em Smartphone, iPhone e Android.
* Evangelho Quotidiano funciona e desenvolve-se em novas línguas graças ao vosso apoio generoso