domingo, 17 de julho de 2011

Profecia do Dia

Segunda-feira, dia 18 de Julho de 2011
Segunda-feira da 16ª semana do Tempo Comum

Beato Bartolomeu dos Mártires, bispo, +1590,  S. Francisco Solano



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Rupert de Deutz : «Aqui está Alguém que é maior do que Salomão»

Leituras

Ex. 14,5-18.


Naqueles dias, foram anunciar ao rei do Egipto que o povo fugira, e o coração do faraó e dos seus servos mudou para com o povo, e disseram: «Que fizemos, pois deixámos partir Israel do nosso serviço?»
O faraó atrelou o seu carro de guerra e tomou o seu povo consigo.
Tomou seiscentos carros de guerra escolhidos e todos os carros de guerra do Egipto com três combatentes em cada um.
O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egipto, e ele perseguiu os filhos de Israel, e os filhos de Israel saíram de mão erguida.
Os egípcios perseguiram-nos e alcançaram-nos quando acampavam junto do mar; todos os cavalos e carros de guerra do faraó, os seus cavaleiros e o seu exército estavam junto de Pi-Hairot, diante de Baal-Safon.
Quando o faraó se aproximou, os filhos de Israel ergueram os olhos, e eis que os egípcios acampavam atrás deles, e os filhos de Israel tiveram muito medo e clamaram ao Senhor.
Disseram a Moisés: «Foi por falta de túmulos no Egipto que nos trouxeste para morrermos no deserto? O que é isto que nos fizeste, fazendo-nos sair do Egipto?
Não foi isto que te dissemos no Egipto, quando dizíamos: 'Deixa-nos! Queremos estar ao serviço do Egipto, porque é melhor para nós servir o Egipto do que morrer no deserto'?»
Moisés disse ao povo: «Não tenhais medo. Permanecei firmes e vede a salvação que o Senhor fará para vós hoje. Pois vós vistes os egípcios hoje, mas nunca mais os tornareis a ver.
O Senhor combaterá por vós. E vós ficai tranquilos!»
O Senhor disse a Moisés: «Porque clamas por mim? Fala aos filhos de Israel e manda-os partir.
E tu, levanta a tua vara e estende a mão sobre o mar e divide-o, e que os filhos de Israel entrem pelo meio do mar, por terra seca.
E eis que Eu vou endurecer o coração dos egípcios para que venham atrás deles, e serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército, dos seus carros de guerra e dos seus cavaleiros,
e os egípcios saberão que Eu sou o Senhor, quando for glorificado por meio do faraó, dos seus carros de guerra e dos seus cavaleiros.»


Ex. 15,1-2.3-4.5-6.


«Cantarei ao Senhor que é verdadeiramente grande:
cavalo e cavaleiro lançou no mar.
Minha força e meu canto é o Senhor:
Ele foi para mim a salvação.
Ele é o meu deus: eu O exalto
Ele é o deus de meu pai: eu O glorifico
O Senhor é um guerreiro: Senhor é o seu nome.
Os carros de guerra do faraó e o seu exército Ele atirou ao mar  
Os seus combatentes escolhidos foram afundados  
no Mar dos Juncos.  
Cobrem-nos os abismos:
desceram às profundezas como uma pedra.  
A tua direita, Senhor, resplandeceu de força;
a tua direita, Senhor, apanhou o inimigo.  


Mateus 12,38-42.


Naquele tempo,  alguns esribas e fariseus disseram a Jesus: «Mestre, queremos ver um sinal da tua parte.»
Ele respondeu-lhes: «Geração má e adúltera! Reclama um sinal, mas não lhe será dado outro sinal, a não ser o do profeta Jonas.
Assim como Jonas esteve no ventre do monstro marinho, três dias e três noites, assim o Filho do Homem estará no seio da terra, três dias e três noites.
No dia do juízo, os habitantes de Nínive hão-de levantar-se contra esta geração para a condenar, porque fizeram penitência quando ouviram a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é maior do que Jonas!
No dia do juízo, a rainha do Sul há-de levantar-se contra esta geração para a condenar, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está alguém que é maior do que Salomão!»


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Rupert de Deutz (c. 1075-1130), monge beneditino
Da Trindade e Suas obras, 42, 4; PL 167, 1130

«Aqui está Alguém que é maior do que Salomão»

Combinados, o profeta Natan e Betsabé defenderam o seu projecto perante o
velho e sábio rei David, que estava a morrer (1Rs 1). Foi então que
Salomão, cujo nome significa «senhor pacífico» recebeu a unção real. E toda
a gente foi atrás dele a tocar flauta e a fazer uma grande festa, de modo
que toda a terra vibrava com as suas aclamações, pois o rei havia
declarado: «Estabeleço Salomão como rei de Israel e de Judá» (v. 35.40).
Esta entronização prefigura sem dúvida alguma o mistério de que Daniel
falava: «O tribunal realizou sessão e foram abertos os livros. Vi
aproximar-se, sobre as nuvens do céu, um ser semelhante a um Filho do
homem. Avançou até ao ancião, diante do qual o conduziram. Foram-lhe dadas
soberanias, glória e realeza» (Dn 7,10-14).


Foi, pois, por iniciativa de um profeta que Salomão foi estabelecido como
rei, tal como foi ao cumprir as profecias no seu sentido espiritual que
Cristo, Filho de Deus, foi reconhecido como Rei pacífico, Rei da glória do
Pai, atraindo tudo a Si. Salomão tornou-se rei ainda em vida de seu pai,
tal como Cristo foi estabelecido rei por Deus Pai, que não pode morrer.
Sim, Ele fá-l'O certamente rei, «herdeiro de todas as coisas» (Heb 1,2),
Aquele que não morre nem morrerá nunca. E, coisa admirável e única, Cristo,
herdeiro de um Pai sempre vivo e que nunca poderá morrer, morreu; mas
ressuscitou e nunca mais conhecerá a morte.


Então Salomão foi sentado na mula do rei (1Rs 1,38). Bem melhor, é no trono
de seu Pai, isto é, sobre toda a Igreja [...], «acima de todo o Principado,
Potestade, Virtude e Dominação» (Ef 1,21), que Cristo está agora sentado «à
direita da Majestade nos céus» (Heb 1,3). Eis porque toda a multidão vai
atrás d'Ele, a multidão que canta e se alegra. E a terra vibra com as suas
aclamações. Também nós ouvimos a enorme alegria daqueles que proclamam esta
glória, ou seja, a alegria dos apóstolos falando as línguas de todos (Act
2) pois «por toda a terra caminha o Seu eco, até aos confins do universo a
Sua palavra» (Sl 18,5).




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