segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Profecia do Dia

Terça-feira, dia 10 de Janeiro de 2012
Terça-feira da 1ª semana do Tempo Comum

Beato Gonçalo de Amarante, confessor, +1262



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Catecismo da Igreja Católica §§ 391-395 : «Vieste para nos arruinar?»

Leituras

1 Sam. 1,9-20.


Naqueles dias, depois de ter comido em Silo, Ana levantou-se e apresentou-se diante do Senhor. O sacerdote Eli estava instalado no seu assento, à entrada do templo do Senhor.
Ana, profundamente amargurada, orou ao Senhor e chorou copiosas lágrimas.
E fez um voto, dizendo: «Senhor do universo, se te dignares olhar para a aflição da tua serva e te lembrares de mim, se não te esqueceres da tua serva e lhe deres um filho varão, eu o consagrarei ao Senhor, por todos os dias da sua vida, e a navalha não passará sobre a sua cabeça.»
Ela repetiu muitas vezes a sua oração diante do Senhor; Eli observava o movimento dos seus lábios.
Ana, porém, falava só para si e apenas movia os lábios, sem se lhe ouvir palavra alguma.
Eli, julgando-a ébria, disse-lhe: «Até quando durará a tua embriaguez? Vai-te embora e deixa passar o efeito do vinho de que estás cheia.»
Ana respondeu: «Não é assim, meu senhor; a verdade é que sou uma mulher de espírito atribulado; não bebi vinho nem álcool; apenas estava a desabafar as minhas mágoas na presença do Senhor.
Não tomes a tua serva por alguma das filhas de Belial, porque só a grandeza da minha dor e da minha aflição é que me fez falar até agora.»
Eli respondeu: «Vai em paz e o Deus de Israel te conceda o que lhe pedes.»
Ana respondeu: «Que a tua serva mereça o teu favor.» A mulher foi-se embora, comeu e nunca mais houve tristeza em seu rosto.
No dia seguinte pela manhã, prostraram-se diante do Senhor e voltaram para sua casa, em Ramá. Elcana conheceu Ana, sua mulher, e o Senhor lembrou-se dela.
Ana concebeu e, passado o seu tempo, deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Samuel, porque dizia: «eu o pedi ao Senhor.»


1 Sam. 2,1.4-5.6-7.8abcd.


«Exulta o meu coração no Senhor.
no meu Deus se eleva a minha fronte.
Abre-se a minha boca contra os inimigos,
porque me alegro na vossa salvação.  
A arma dos fortes foi destruída
e os fracos foram revestidos de força.   
Os que viviam na abundância andam em busca de pão
e os que tinham fome foram saciados.
Até a mulher estéril deu à luz muitos filhos
e a mãe fecunda deixou de conceber.   
É o Senhor quem dá a morte e dá a vida,
faz-nos descer ao túmulo e de novo nos levanta.  
É o Senhor que despoja e enriquece,
É o Senhor quem humilha e exalta.  
Levanta do chão os que vivem prostrados,
retira da miséria os indigentes;
fá-los sentar entre os príncipes
e destina-lhes um lugar de honra.  


Marcos 1,21b-28.


Jesus chegou a Cafarnaúm e no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar.
E maravilhavam-se com o seu ensinamento, pois os ensinava como quem tem autoridade e não como os doutores da Lei.
Na sinagoga deles encontrava-se um homem com um espírito maligno, que começou a gritar:
«Que tens a ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos arruinar? Sei quem Tu és: o Santo de Deus.»
Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem.»
Então, o espírito maligno, depois de o sacudir com força, saiu dele dando um grande grito.
Tão assombrados ficaram que perguntavam uns aos outros: «Que é isto? Eis um novo ensinamento, e feito com tal autoridade que até manda aos espíritos malignos e eles obedecem-lhe!»
E a sua fama logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Catecismo da Igreja Católica §§ 391-395


«Vieste para nos arruinar?»

Por detrás da opção de desobediência dos nossos primeiros pais, há uma voz
sedutora, oposta a Deus (Gn 3,1-5), a qual, por inveja, os faz cair na
morte (Sb 2,24). A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser um anjo
decaído, chamado Satanás ou Diabo (Jo 8,44; Ap 12,9). Segundo o ensinamento
da Igreja, ele foi primeiro um anjo bom, criado por Deus. «O Diabo e os
outros demónios foram por Deus criados naturalmente bons; mas eles, por si,
é que se fizeram maus» (Concílio de Latrão).A Escritura fala dum pecado
destes anjos (2Pe 2,4). A queda consiste na livre opção destes espíritos
criados, que radical e irrevogavelmente recusaram Deus e o Seu Reino.
Encontramos um reflexo desta rebelião nas palavras do tentador aos nossos
primeiros pais: «Sereis como Deus» (Gn 3,5). O Diabo é «pecador desde o
princípio» (1 Jo 3, 8), «pai da mentira» (Jo 8,44). É o carácter
irrevogável da sua opção, e não uma falha da infinita misericórdia de Deus,
que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado. «Não há
arrependimento para eles depois da queda, tal como não há arrependimento
para os homens depois da morte» (São João Damasceno).A Escritura atesta a
influência nefasta daquele a que Jesus chama «assassino desde o princípio»
(Jo 8,44), e que chegou ao ponto de tentar desviar Jesus da missão recebida
do Pai (Mt 4,1-11). «Foi para destruir as obras do Diabo que apareceu o
Filho de Deus» (1 Jo 3,8). Dessas obras, a mais grave em consequências foi
a mentirosa sedução que induziu o homem a desobedecer a Deus.No entanto, o
poder de Satanás não é infinito. Satanás é uma simples criatura, poderosa
pelo facto de ser puro espírito, mas criatura: impotente para impedir a
edificação do Reino de Deus.




Gerir directamente o seu abono (ou a sua subscrição) neste endereço : www.evangelhoquotidiano.org