quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Profecia do Dia


Sexta-feira, dia 13 de Dezembro de 2013

Sexta-feira da 2a semana do Advento

Santa Luzia, virgem, mártir, +303, Santa Otília (ou Odília), religiosa, séc. VII

Comentário do dia
Santa Gertrudes de Helfta : «É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, que Se tornou para nós sabedoria que vem de Deus, justiça, santificação e redenção» (1Cor 1,30)

Is. 48,17-19.

Eis o que diz o Senhor, teu redentor, o Santo de Israel: «Eu sou o Senhor teu Deus, que te dou lições para teu bem, que te guio pelo caminho que deves seguir.
Ah! Se tivesses atendido ao que Eu mandava! O teu bem-estar seria como um rio, a tua felicidade como as ondas do mar.
A tua posteridade seria como a areia, como os seus grãos, os frutos do teu ventre. O teu nome não seria aniquilado, nem destruído diante de mim.»


Salmos 1,1-2.3.4.6.

Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores, 
antes põe o seu enlevo na lei do Senhor
e nela medita dia e noite.

É como a árvore plantada à beira da água corrente:
dá fruto na estação própria
e a sua folhagem não murcha;
em tudo o que faz é bem sucedido.

Mas os ímpios não são assim!
São como a palha que o vento leva.
O Senhor conhece o caminho dos justos,
mas o caminho dos ímpios conduz à perdição.



Mateus 11,16-19.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «A quem poderei comparar esta geração? É semelhante a crianças sentadas na praça, que se interpelam umas às outras,
dizendo: 'Tocámos flauta para vós e não dançastes; entoámos lamentações e não batestes no peito!'
Na verdade, veio João, que não come nem bebe, e dizem dele: 'Está possesso!'
Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores!' Mas a sabedoria foi justificada pelas suas próprias obras.»



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301), monja beneditina
Exercícios, n°8 Sexta; SC 127

«É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, que Se tornou para nós sabedoria que vem de Deus, justiça, santificação e redenção» (1Cor 1,30)

Ó Sabedoria admirável de Deus, quão poderosa, quão brilhante é a tua voz! Chamas a Ti sem excepção todos os que Te desejam; fazes dos humildes a tua morada; confortas os que Te confortam (Pr 8,17); julgas a causa do pobre; com bondade, de todos tens piedade. «Não detestas nada do que fizeste»; «desvias os olhos dos pecados dos homens» e misericordiosamente esperas que venham penitenciar-se (Sab 11,23-24). […] Tu que renovas todas as coisas, com a tua graça renova-me e santifica-me em Ti, para que possas estabelecer-Te na minha alma […]. Faz que, desde a manhã, eu vele por Ti, para Te encontrar em verdade (Is 26,9; Sab 6,12-14); manifesta-Te pois diante de mim, para que em verdade eu Te deseje com ardor.


Com que prudência ages em teus desígnios! Com que providência dispões de tudo, quando, para salvar o homem, inspiraste ao Rei de glória (Sl 23,8; 1Cor 2,8) […] o pensamento da paz, o cumprimento da caridade: escondendo a sua majestade, impuseste a seus ombros o momento favorável do amor, para que subindo ao madeiro, Ele levasse os nossos pecados (1Ped 2,24). Oh, sim, Sabedoria brilhante de Deus, a malícia do diabo não pode travar nenhuma das tuas obras magníficas […]; a amplidão do mal que fizemos não conseguiu prevalecer contra a multidão das tuas misericórdias, contra a imensidão do teu amor, contra a plenitude da tua bondade. Mais ainda, o teu zelo soberano ultrapassou todos os obstáculos, tudo governando com bondade, chegando «com vigor de uma extremidade à outra» do mundo (Sab 8,1).