terça-feira, 11 de março de 2014

Profecia do Dia


Quarta-feira, dia 12 de Março de 2014

Quarta-feira da 1ª semana da Quaresma

Santa Josefina, penitente, +1353, S. Luís Orione, sacerdote, fundador, +1940, Santo Inocêncio I, papa, +417

Comentário do dia
Afraates : «O jejum que Me agrada é este: libertar os que foram presos injustamente» (Is 58,6)

Jonas 3,1-10.

A palavra do Senhor foi dirigida pela segunda vez a Jonas, nestes termos:
«Levanta-te e vai a Nínive, à grande cidade e apregoa nela o que Eu te ordenar.»
Jonas levantou-se e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Nínive era uma cidade imensamente grande, e eram precisos três dias para a percorrer.
Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: «Dentro de quarenta dias Nínive será destruída.»
Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, ordenaram um jejum e vestiram-se de saco, do maior ao menor.
A notícia chegou ao conhecimento do rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou o seu manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza.
Em seguida, foi publicado na cidade, por ordem do rei e dos príncipes, este decreto: «Os homens e os animais, os bois e as ovelhas não comam nada, não sejam levados a pastar nem bebam água.
Os homens e animais cubram-se de roupas grosseiras, e clamem a Deus com força; converta-se cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos.
Quem sabe se Deus não se arrependerá e acalmará o ardor da sua ira, de modo que não pereçamos?»
Deus viu as suas obras, como se convertiam do seu mau caminho, e, arrependendo-se do mal que tinha resolvido fazer-lhes, não lho fez.


Salmos 51(50),3-4.12-13.18-19.

Tem compaixão de mim, ó Deus, pela tua bondade;  
pela tua grande misericórdia, apaga o meu pecado.
Lava-me de toda a iniquidade;
purifica-me dos meus delitos.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro;
renova e dá firmeza ao meu espírito.
Não me afasteiss da vossa presença,
nem me privais do vosso santo espírito!

Não te comprazes nos sacrifícios
nem te agrada qualquer holocausto que eu te ofereça.
O sacrifício agradável a Deus é o espírito contrito;
ó Deus, não desprezes um coração contrito e arrependido.



Lucas 11,29-32.

Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado sinal algum, a não ser o de Jonas.
Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o será também o Filho do Homem para esta geração.
A rainha do Sul há-de levantar-se, na altura do juízo, contra os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; ora, aqui está quem é maior do que Salomão!
Os ninivitas hão-de levantar-se, na altura do juízo, contra esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; ora, aqui está quem é maior do que Jonas.»



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Afraates (?-c. 345), monge, bispo perto de Mossul
Exposições, nº 3 «Sobre o jejum»; SC 349

«O jejum que Me agrada é este: libertar os que foram presos injustamente» (Is 58,6)

Os ninivitas jejuaram um jejum puro quando Jonas lhes pregou a conversão. […] Eis o que está escrito: «Deus viu as suas obras, como se convertiam do seu mau caminho e, arrependendo-Se do mal que tinha resolvido fazer-lhes, não lho fez» (Jn 3,10). Não se diz: «Ele viu a abstinência de pão e água, com saco e na cinza», mas: «Deus viu as suas obras, como se convertiam do seu mau caminho». Pois o rei de Nínive tinha falado e dito: «Converta-se cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos» (v. 8). Foi um jejum puro e foi aceite. […]


Pois, meu amigo, quando se jejua, a melhor abstinência é sempre a da maldade. É melhor que a abstinência de pão e água, melhor que o jejum «em que o homem se mortifica, curva a cabeça como um junco, deita-se sobre saco e cinza», como diz Isaías (58,5). Com efeito, quando o homem se abstém de pão, de água ou de qualquer outra comida, quando se cobre de saco e de cinza e se aflige, é amado, é belo aos olhos de Deus e é acolhido. Mas o que mais agrada a Deus é «libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas» (v. 6). Então, desse homem, diz-se: «a tua luz surgirá como a aurora. […] A tua justiça irá à tua frente, e a glória do Senhor atrás de ti. […] Serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas inesgotáveis» (v. 8-11). Ele não será como os hipócritas «que mostram um ar sombrio e desfiguram o rosto» (cf. Mt 6,16), para mostrar aos outros que jejuam.