sexta-feira, 16 de maio de 2014

Profecia do Dia


Sabado, dia 17 de Maio de 2014

Sábado da 4ª semana da Páscoa

S. Pascoal Bailão, religioso leigo, +1592, Beata Antónia Mesina, virgem, mártir, +1935

Comentário do dia
São Francisco de Assis : «Como é que me dizes, então, "mostra-nos o Pai"?»

Actos 13,44-52.

No  segundo sábado em que Paulo e Barnabé estiveram em Antioquia da Pisídia, reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
A presença da multidão encheu os judeus de inveja, e responderam com blasfémias ao que Paulo dizia.
Então, desassombradamente, Paulo e Barnabé afirmaram: «Era primeiramente a vós que a palavra de Deus devia ser anunciada. Visto que a repelis e vós próprios vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os pagãos,
pois assim nos ordenou o Senhor: Estabeleci-te como luz dos povos, para levares a salvação até aos confins da Terra.»
Ao ouvirem isto, os pagãos encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé.
Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda aquela região.
Mas os judeus incitaram as senhoras devotas mais distintas e os de maior categoria da cidade, desencadeando uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e expulsaram-nos do seu território.
Estes, sacudindo contra eles o pó dos pés, foram para Icónio.
Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.


Salmos 98(97),1.2-3ab.3cd-4.

Cantai ao Senhor um cântico novo,
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória.

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel.

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai a Deus, terra inteira,
exultai de alegria e cantai.




João 14,7-14.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se ficastes a conhecer-me, conhecereis também o meu Pai. E já O conheceis, pois estais a vê-lO.»
Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!»
Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, 'mostra-nos o Pai'?
Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras.
Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim; crede, ao menos, por causa dessas mesmas obras.
Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai,
e o que pedirdes em meu nome Eu o farei, de modo que, no Filho, se manifeste a glória do Pai.
Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei.»



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

São Francisco de Assis (1182-1226), fundador da Ordem dos Frades Menores
Admonições, § 1

«Como é que me dizes, então, "mostra-nos o Pai"?»

O Senhor Jesus diz aos seus discípulos: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis conheceríeis também a meu Pai; e já O conheceis, pois estais a vê-Lo.» Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!» Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não Me ficaste a conhecer, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai.» O Pai «habita numa luz inacessível», «Deus é espírito», «nunca ninguém viu a Deus»: uma vez que Deus é espírito, só se pode ver pelo espírito, pois «é o Espírito quem dá a vida; a carne não serve de nada» (1Tim 6,16; Jo 4,24; Jo 1,18; 6,63). E o mesmo se passa com o Filho: sendo igual ao Pai, só se pode ver através do Pai, só através do Espírito. […]


«Homens, até quando desprezareis a minha glória?» (Sl 4,3 Vulg). Porque não reconhecemos a verdade? Porque não acreditamos no Filho de Deus? Olhai: todos os dias Ele Se humilha, exactamente como na hora em que, deixando o palácio real (Sab 18,15), incarnou no seio da Virgem; a cada dia é Ele próprio que vem a nós e na mais humilde aparência; cada dia Ele vem do seio do Pai e desce sobre o altar, entre as mãos do sacerdote. E, tal como outrora se apresentava aos santos apóstolos numa carne bem real, assim Se mostra aos nossos olhos, agora no pão consagrado.


Os apóstolos, quando olhavam para Ele com os olhos carnais, só viam a sua carne, mas contemplavam-no com os olhos do espírito e acreditavam que Ele era Deus. Também nós quando, com os nossos olhos de carne, virmos o pão e o vinho, saibamos ver e acreditar firmemente que aí estão, reais e vivos, o Corpo e o Sangue santíssimos do Senhor. Com efeito, foi este o meio que Ele escolheu para ficar para sempre com aqueles que acreditam nele, como Ele próprio disse: «Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos» (Mt 28,20).