quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Profecia do Dia


Quinta-feira, dia 12 de Fevereiro de 2015

Quinta-feira da 5ª semana do Tempo Comum
Comemoração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Santa Eulália de Barcelona, virgem e mártir, +304

Comentário do dia
Isaac da Estrela : «Jesus foi para a região de Tiro»

Gén. 2,18-25.

Disse o Senhor Deus: «Não é bom que o homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele».
Então o Senhor Deus, depois de ter formado da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, conduziu-os até junto do homem, para ver como ele os chamaria, a fim de que todos os seres vivos fossem conhecidos pelo nome que o homem lhes desse.
O homem chamou pelos seus nomes todos os animais domésticos, todas as aves do céu e todos os animais do campo. Mas não encontrou uma auxiliar semelhante a ele.
Então o Senhor Deus fez descer sobre o homem um sono profundo e, enquanto ele dormia, tirou-lhe uma costela, fazendo crescer a carne em seu lugar.
Da costela do homem o Senhor Deus formou a mulher e apresentou-a ao homem.
Ao vê-la, o homem exclamou: «Esta é realmente osso dos meus ossos e carne da minha carne. Chamar-se-á 'mulher', porque foi tirada do 'homem'».
Por isso, o homem deixará pai e mãe, para se unir à sua mulher, e os dois serão uma só carne.
O homem e sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha.


Salmos 128(127),1-2.3.4-5.

Feliz de ti, que temes o Senhor
e andas nos seus caminhos.
Comerás do trabalho das tuas mãos,
serás feliz e tudo te correrá bem.

Tua esposa será como videira fecunda
no íntimo do teu lar;
teus filhos serão como ramos de oliveira
ao redor da tua mesa.

Assim será abençoado o homem que teme o Senhor.
De Sião te abençoe o Senhor:
vejas a prosperidade de Jerusalém
todos os dias da tua vida.




Marcos 7,24-30.

Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se para a região de Tiro e Sidónia. Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse. Mas não pôde passar despercebido,
pois logo uma mulher, cuja filha tinha um espírito impuro, ao ouvir falar d'Ele, veio prostrar-se a seus pés.
A mulher era pagã, siro-fenícia de nascimento, e pediu-Lhe que expulsasse o demónio de sua filha.
Mas Jesus respondeu-lhe: «Deixa primeiro que os filhos estejam saciados, pois não está certo tirar o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos».
Ela, porém, disse: «Senhor, também é verdade que os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas das crianças».
Então Jesus respondeu-lhe: «Dizes muito bem. Podes voltar para casa, porque o demónio já saiu da tua filha».
Ela voltou para casa e encontrou a criança deitada na cama. O demónio tinha saído.



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Isaac da Estrela (?-c. 1171), monge cisterciense
Sermão 33, 1º para o segundo domingo da Quaresma

«Jesus foi para a região de Tiro»

«Tendo saído, Jesus retirou-Se para a região de Tiro e Sídon» (Mt 15,21). Quando o Verbo, a Palavra de Deus, «Se fez carne e habitou entre nós» (Jo 1,14), saiu do Pai para vir ao mundo (Jo 16,28). «O qual, tendo a natureza de Deus», saiu da sua pátria para «Se aniquilar a Si mesmo, tomando a condição de servo» (Fil 2,6-7), «a nossa condição humana de pecadores» (Rom 8,3), a fim de ser encontrado por aqueles que deixam o seu próprio território para se encontrarem com Ele a região de Tiro e Sídon. […] Assim, pois, esta mulher Cananeia parte do interior do seu território (Mt 15,22), e encontra, na fronteira do seu próprio país, o médico que vem ter com ela voluntariamente, saído do seu território pela misericórdia. Com bondade, Ele apresenta-Se em território estrangeiro ao doente que não poderia abordá-Lo se Ele tivesse permanecido no seu território. Porque enquanto Deus, bem-aventurado, justo e forte, Ele estava no alto, aonde o homem miserável estava proibido de aceder. […] Portanto, cheio de compaixão, Ele fez o que era apropriado à piedade: veio Ele ter com o pecador. […]


Saiamos pois, irmãos, saiamos do lugar da nossa própria injustiça. […] Odeia o pecado, e eis-te saído do pecado. Quando odeias o pecado, encontras a Cristo. […] Mas dirás que mesmo isso é muito para ti, e que, sem a graça de Deus, é impossível ao homem odiar o pecado, desejar a justiça, não querer pecar e querer arrepender-se. «O Senhor seja louvado pela sua misericórdia e pelas maravilhas que fez em favor dos filhos dos homens!» (Sl 106,8) Com efeito, se foi pela sua graça que Ele Se retirou visivelmente para a região de Tiro e Sídon, onde a mulher podia encontrá-Lo, também foi pela graça que Ele puxou secretamente esta mulher do mais íntimo de si. […]


Esta mulher simboliza a Igreja, predestinada desde sempre, chamada e justificada no tempo, destinada à glória no fim dos tempos (Rom 8,30): ela que pede incessantemente pela sua filha, quer dizer, por cada um dos eleitos.