quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Profecia do Dia


Quinta-feira, dia 18 de Fevereiro de 2016

Quinta-feira da 1ª da Quaresma

Santa Bernardete Soubirous, religiosa, + 1879, Beato João de Fiésole (Fra Angélico), religioso, +1455, S. Teotónio, religioso, +1162

Comentário do dia
Homilia anónima do século IV: «Pedi e dar-se-vos-á, [...] batei à porta e abrir-se-vos-á.»

Ester 14,1.3-5.12-14.

Naqueles dias, a rainha Ester, tomada de angústia mortal, procurou refúgio no Senhor
e fez esta súplica ao Senhor, Deus de Israel: «Meu Senhor, nosso único Rei, vinde socorrer-me, porque estou só e não tenho outro auxílio senão Vós
e corre perigo a minha vida.
Desde criança, ouvi dizer na minha tribo paterna que Vós, Senhor, escolhestes Israel entre todos os povos e os nossos pais entre os seus antepassados, para serem a vossa herança perpétua, e cumpristes tudo o que lhes tínheis prometido.
Lembrai-Vos de nós, Senhor, e manifestai-Vos no dia da nossa tribulação. Fortalecei-me, Rei dos deuses e Senhor dos poderosos.
Ponde em meus lábios palavras harmoniosas, quando estiver na presença do leão, e mudai o seu coração, para que deteste o nosso inimigo e o arruíne com todos os seus cúmplices.
Livrai-nos com a vossa mão; vinde socorrer-me no meu abandono, porque não tenho ninguém senão Vós, Senhor».


Salmos 138(137),1-2a.2bc-3.7c-8.

De todo o coração, Senhor, eu Vos dou graças, porque ouvistes as palavras da minha boca. Na presença dos Anjos Vos hei-de cantar
e Vos adorarei, voltado para o vosso templo santo.
Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade,
porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa.

Quando Vos invoquei, me respondestes, aumentastes a fortaleza da minha alma.
A vossa mão direita me salvará,
o Senhor completará o que em meu auxílio começou. Senhor, a vossa bondade é eterna, não abandoneis a obra das vossas mãos.




Mateus 7,7-12.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á.
Porque todo aquele que pede recebe, quem procura encontra e a quem bate à porta abrir-se-á.
Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe pede pão,
ou uma serpente se lhe pedir peixe?
Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus as dará àqueles que Lhas pedem!
Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-o também a eles, pois nisto consiste a Lei e os Profetas.



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Homilia anónima do século IV
Atribuida erradamente a S. João Crisóstomo

«Pedi e dar-se-vos-á, [...] batei à porta e abrir-se-vos-á.»

«Presta atenção às minhas palavras, Senhor!» (Sl 5,2). Tu não vieste só por piedade para com o teu povo Israel, mas para salvar todas as nações [...], não só para restaurar uma parte da terra, mas para renovar o mundo inteiro. Por isso, «presta atenção às minhas palavras, Senhor!» [...] Não rejeites a minha súplica como indigna; não recuses a minha oração. Não peço ouro nem riquezas [...]; mas, desejando o amor e o respeito por Ti, clamo sem cessar: «Presta atenção às minhas palavras, Senhor!» 

Israel gozou dos teus bens; também eu farei a experiência dos teus benefícios. Conduziste-o para fora do Egipto; retira-me a mim do erro. Resgataste-o do faraó; liberta-me do autor do mal. Conduziste-o através do Mar Vermelho; conduz-me através da água do baptismo. Guiaste-o com a coluna de fogo; ilumina-me com o teu Espírito Santo. Israel comeu o pão dos anjos no deserto; dá-me o teu Corpo santíssimo. Ele bebeu a água do rochedo; sacia-me com o Sangue do teu lado. Israel recebeu as tábuas da Lei; grava o teu Evangelho no meu coração. [...]     

«Presta atenção às minhas palavras, Senhor! Atende o meu grito!» Por esse grito, Moisés tornou a criação aliada do teu povo [no Mar Vermelho]; por esse clamor, Josué travou o curso do sol (Jos 10,12); por esse brado, Elias tornou estéreis as nuvens do céu (1Rs 17,1); e foi por esse lamento que Ana deu à luz um filho contra toda a esperança (1Sam 1,10s). «Senhor, atende o meu grito!»      

Eu proclamo o poder absoluto do Pai e a mediação do Filho, o seu envio ao mundo e a sua obediência. O Pai preside desde toda a eternidade e tu "inclinaste os céus e desceste" (Sl 28,10; 17,10)... No Jordão, recebeste o seu testemunho. Chamando Lázaro para fora do túmulo, deste graças a teu Pai...; multiplicando os pães no deserto, ergueste os olhos para o céu e proferiste a bênção. Quando foste suspenso da cruz, foi Ele quem recebeu o teu espírito; quando foste depositado no túmulo, foi Ele quem te ressuscitou ao terceiro dia. Tudo isso eu clamo na minha oração; é isso que proclamo ao longo dos meus dias.