sábado, 1 de outubro de 2016

Liturgia do Dia - sua Profecia diária


Sabado, dia 01 de Outubro de 2016

Sábado da 26ª semana do Tempo Comum

Santa Teresa do Menino Jesus, virgem, doutora da Igreja (+ Lisieux, França, 1897)

Comentário do dia
São Cirilo de Alexandria : A revelação do mistério escondido desde antes da criação do mundo

Job 42,1-3.5-6.12-16.

Job respondeu ao Senhor, dizendo:
«Eu sei que tudo podeis e que todos os vossos projetos se realizam.
Quem ousa denegrir a providência com palavras sem sentido? Na verdade, falei indiscretamente das maravilhas que ultrapassam a minha compreensão.
Só Vos conhecia por ouvir falar de Vós, mas agora já Vos viram os meus olhos.
Por isso retiro as minhas palavras e faço penitência sobre o pó e a cinza».
O Senhor abençoou os últimos anos de Job, mais ainda do que os primeiros. Possuiu catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
Teve ainda sete filhos e três filhas.
À primeira deu o nome de Pomba, à segunda o de Cássia e à terceira Azeviche.
Não havia em toda a região mulheres mais belas do que as filhas de Job; e o pai deu-lhes uma parte da herança entre os irmãos.
Depois disto, Job viveu cento e quarenta anos e viu os filhos dos seus filhos até à quarta geração. Finalmente, Job morreu velho, depois de uma longa vida.


Salmos 119(118),66.71.75.91.125.130.

Ensinai-me o bem, o discernimento e a ciência,
porque tenho fé nos vossos mandamentos.
Foi bom para mim ter sido humilhado,
para aprender os vossos decretos.

Eu sei que os vossos juízos são justos
e que a vossa fidelidade me põe à prova.
Pela vossa vontade perduram as coisas até este dia,
porque todas elas Vos estão sujeitas.

Eu sou vosso servo, Senhor: dai-me inteligência,
para conhecer as vossas ordens.
A manifestação das vossas palavras ilumina
e dá inteligência aos simples.




Lucas 10,17-24.

Naquele tempo, os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios nos obedeciam em teu nome».
Jesus respondeu-lhes: «Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago.
Dei-vos o poder de pisar serpentes e escorpiões e dominar toda a força do inimigo; nada poderá causar-vos dano.
Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos no Céu».
Naquele momento, Jesus exultou de alegria pela ação do Espírito Santo e disse: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
Tudo Me foi entregue por meu Pai; e ninguém sabe o que é o Filho senão o Pai, nem o que é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar».
Voltando-Se depois para os discípulos, disse-lhes: «Felizes os olhos que veem o que estais a ver,
porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não viram e ouvir o que vós ouvis e não ouviram».



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

São Cirilo de Alexandria (380-444), bispo, doutor da Igreja
65.ª Homilia sobre Lucas

A revelação do mistério escondido desde antes da criação do mundo

Consideremos as palavras que Jesus dirige por nós ao Pai, falando-Lhe a nosso respeito: «Escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.» De facto, Deus Pai revelou-nos o mistério escondido desde antes da criação do mundo no silêncio de Deus, o mistério do Filho Unigénito feito homem, o mistério conhecido desde antes da criação do mundo e revelado aos homens nos últimos tempos. São Paulo escreve: «A mim, o menor de todos os santos, foi dada a graça de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Cristo, e a todos iluminar sobre a realização do mistério escondido desde há séculos em Deus, Criador de todas as coisas» (Ef 3,8-9).

Este grande e adorável mistério do nosso Salvador estava, portanto, escondido no conhecimento do Pai, desde antes da criação do mundo. Também nós fomos previamente conhecidos e predestinados para sermos adotados como filhos. São Paulo no-lo ensina igualmente quando escreve: «Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Ele nos escolheu antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença. Ele nos predestinou, de sua livre vontade, para sermos seus filhos adotivos, por Jesus Cristo» (Ef 1,3-5). O Pai revelou-nos, pois, a nós, os pequeninos, o mistério escondido desde todos os tempos. [...] «A vós foi dado conhecer os mistérios do reino de Deus» (Lc 8,10), a vós, que acreditastes, que conhecestes a revelação de Cristo, que entendeis a Lei no seu sentido espiritual, que estais aptos a compreender as profecias, que confessais que Cristo é Deus e Filho de Deus, a vós a quem o Pai teve por bem revelar o seu Filho.