quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Liturgia do Dia - sua Profecia diária


Quinta-feira, dia 14 de Dezembro de 2017

Quinta-feira da 2a semana do Advento

S. João da Cruz, presbítero, reformador, Doutor da Igreja, +1591

Comentário do dia
Beato Guerric de Igny : «João era uma lâmpada que ardia e brilhava» (Jo 5,35)

Is. 41,13-20.

«Sou Eu, o Senhor, teu Deus, que te seguro pela mão direita e te digo: 'Não temas, Eu venho em teu auxílio'.
Não temas, pobre verme de Jacob, bichinho de Israel. Eu venho socorrer-te — oráculo do Senhor—, o teu redentor é o Santo de Israel.
Eu te converterei em trilho aguçado, novo e bem cortante; calcarás e triturarás os montes e transformarás em palha as colinas.
Hás de joeirá-los e o vento os levará, o vendaval os dispersará. Mas tu exultarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel.
Os infelizes e os pobres buscam água e não a encontram e a sua língua está ressequida pela sede. Eu, o Senhor, os atenderei, Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.
Farei brotar rios nos montes escalvados e fontes por entre os vales. Transformarei o deserto em lago e a terra seca em nascentes de água.
No deserto farei crescer o cedro, a acácia, a murta e a oliveira; na estepe plantarei o cipreste, o olmo e o pinheiro,
para que todos vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez estas coisas, que o Santo de Israel as realizou».


Salmos 145(144),1.9.10-11.12-13ab.

Quero exaltar-Vos, meu Deus e meu Rei,
e bendizer o vosso nome para sempre.
O Senhor é bom para com todos,
e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas.

Graças Vos deem, Senhor, todas as criaturas
e bendigam-Vos os vossos fiéis.
Proclamem a glória do vosso reino
e anunciem os vossos feitos gloriosos.

Para darem a conhecer aos homens o vosso poder, a glória e o esplendor do vosso reino.
O vosso reino é um reino eterno,
o vosso domínio estende-se por todas as gerações.




Mateus 11,11-15.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o mais pequeno no reino dos Céus é maior do que ele.
Desde os dias de João Baptista até agora, o reino dos Céus sofre violência e são os violentos que se apoderam dele.
Porque todos os profetas e a Lei profetizaram até João.
É ele, se quiserdes compreender, o Elias que estava para vir.
Quem tem ouvidos oiça».



Tradução litúrgica da Bíblia



Comentário do dia:

Beato Guerric de Igny (c. 1080-1157), abade cisterciense
3.º Sermão para a Natividade de S. João Batista, 1-2

«João era uma lâmpada que ardia e brilhava» (Jo 5,35)

Quando a Justiça soberana diz a Noé: «Tu foste justo a meus olhos» (Gn 7,1), está a fazer um grande elogio à sua justiça. É um sinal de um grande mérito, quando Deus assegura a Abraão que é por causa dele que as suas promessas serão realizadas. [...] Que glória para Moisés, quando Deus arde de zelo para o defender e confundir os seus inimigos (Nm 12, 6s). [...] E que dizer de David, no qual o Senhor Se congratula por ter encontrado um homem segundo o seu coração? (1Sam 13,13)

E contudo, apesar da grandeza destes homens, nem entre eles nem entre os outros «filhos de mulher», «nenhum foi maior que João Batista», segundo o testemunho do Filho da Virgem. É verdade que as estrelas não têm todas o mesmo brilho (1Cor 15,41) e que, no coro de santos astros que iluminaram a noite deste mundo antes do nascer do verdadeiro Sol, alguns brilharam com uma luz admirável. No entanto, nenhum deles foi maior e mais resplandecente que esta estrela da manhã, esta lâmpada ardente e luminosa preparada por Deus para o seu Cristo (Sl 131,17). Primeira luz da manhã, estrela da aurora, precursor do Sol, ele anuncia aos mortais a iminência do dia e grita aos que dormem «nas trevas e na sombra da morte» (Lc 1,79): «Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos céus» (Mt 3,2). É como se dissesse: «A noite está avançada, o dia aproxima-se; rejeitemos pois as obras das trevas e revistamo-nos com as armas da luz» (Rom 13,12). «Desperta, tu que dormes, levanta-te do meio dos mortos, e Cristo brilhará para ti (Ef 5,14).