Quarta-feira, dia 08 de Setembro de 2010
Natividade da Virgem Santa Maria Festa
Natividade da Virgem Santa Maria
Natividade de Nossa Senhora
Comentário ao Evangelho do dia feito por
São João Damasceno : Uma mãe digna d'Aquele que a criou
Leituras
Miqueias 5,1-4.
Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre as famílias de Judá, é de ti que me
há-de sair aquele que governará em Israel. As suas origens remontam aos
tempos antigos, aos dias de um passado longínquo.
Por isso, Deus abandonará o seu povo até ao tempo em que der à luz aquela
que há-de dar à luz, e em que o resto dos seus irmãos há-de voltar para
junto dos filhos de Israel.
Ele permanecerá firme e apascentará o seu rebanho com a força do Senhor e
com a majestade do nome do Senhor, seu Deus. Estarão tranquilos, porque ele
será grande até aos confins da terra.
Ele próprio será a paz. Se a Assíria vier ao nosso país e calcar aos pés os
nossos palácios, opor-lhe-emos sete pastores e oito governadores de homens.
Salmos 13,6.
Eu, porém, confiei na tua misericórdia; o meu coração alegra se com a tua
salvação. Cantarei ao SENHOR pelo bem que Ele me fez.
Mateus 1,1-16.18-23.
Genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão:
Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos;
Judá gerou, de Tamar, Peres e Zera; Peres gerou Hesron; Hesron gerou Rame;
Rame gerou Aminadab; Aminadab gerou Nachon; Nachon gerou Salmon;
Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé;
Jessé gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomão;
Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa;
Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Uzias;
Uzias gerou Jotam; Jotam gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias;
Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias;
Josias gerou Jeconias e seus irmãos, na época da deportação para Babilónia.
Depois da deportação para Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel
gerou Zorobabel;
Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azur;
Azur gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud;
Eliud gerou Eleázar; Eleázar gerou Matan; Matan gerou Jacob.
Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama
Cristo.
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava
desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo
poder do Espírito Santo.
José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu
deixá-la secretamente.
Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos
e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa,
pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará
o povo dos seus pecados.»
Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta:
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá lo
Emanuel, que quer dizer: Deus connosco.
Da Bíblia Sagrada
Comentário ao Evangelho do dia feito por
São João Damasceno (c. 675-749), monge, teólogo, Doutor da Igreja
Homilia sobre a Natividade da Virgem Maria (a partir da trad. cf SC 80, p. 48)
Uma mãe digna d'Aquele que a criou
Vinde, todas as nações; vinde, homens de todas as raças, de todas as
línguas, de todas as idades, de todas as dignidades. Com alegria,
festejemos a natividade da alegria do mundo inteiro! Se até os pagãos
honram o aniversário do seu rei [...], que não deveríamos nós fazer para
honrar o da Mãe de Deus, por quem toda a humanidade foi transformada, por
quem a dor de Eva, nossa primeira mãe, foi transformada em alegria! Com
efeito, Eva ouviu a sentença de Deus: «Darás à luz na dor» (Gn 3, 16); e
Maria: «Regozija-te, ó cheia de graça [...], o Senhor está contigo» (Lc 1,
28). [...]
Que toda a criação esteja em festa e cante o santo parto de uma santa
mulher, pois ela trouxe ao mundo um tesouro indestrutível. [...] Por ela, o
Verbo criador de Deus uniu-Se a toda a criação, e nós festejamos o fim da
esterilidade humana, o fim da enfermidade que nos impedia de possuir o bem.
[...] A natureza deu lugar à graça. [...] Como a Virgem Mãe de Deus devia
nascer de Ana, a estéril, a natureza permaneceu sem fruto até que a graça
deu à luz o seu fruto. Era preciso que fosse aquela que ia dar à luz «o
Primogénito de todas as criaturas», em que «tudo subsiste» (Col 1, 15.17),
a abrir o seio de sua mãe.
Joaquim e Ana, casal bem aventurado! Toda a criação está em dívida para
convosco; por vós, ela ofereceu ao Criador o melhor dos seus dons: uma Mãe
digna de veneração, a única Mãe digna d'Aquele que a criou.
Gerir directamente o seu abono (ou a sua subscrição) neste endereço : www.evangelhoquotidiano.org
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Profecia do Dia
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Profecia do Dia
Terça-feira, dia 07 de Setembro de 2010
Terça-feira da 23ª semana do Tempo Comum
Beato Vicente de Santo António, presbítero e mártir, +1629
Comentário ao Evangelho do dia feito por
Bem-aventurada Teresa de Calcutá : «Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus»
Leituras
1 Cor. 6,1-11.
Quando algum de vós entra em litígio com outro, como é que se atreve a
submetê-lo ao juízo dos injustos e não ao dos santos?
Ou não sabeis que os santos é que hão-de julgar o mundo? E, se é por vós
que o mundo há-de ser julgado, sereis indignos de julgar questões menores?
Não sabeis que havemos de julgar os anjos? Quanto mais, as pequenas coisas
da vida!
Quando, pois, tendes questões menores, porque escolheis como juízes aqueles
que a Igreja menospreza?
Digo isto para vossa vergonha. Não haverá, entre vós, ninguém
suficientemente sábio para poder julgar entre irmãos?
No entanto, um irmão processa o seu irmão, e isto diante dos não crentes!
Ora, a existência de questões entre vós é já um sinal de inferioridade.
Porque não preferis, antes, sofrer uma injustiça? Porque não preferis ser
prejudicados?
Mas, pelo contrário, sois vós que cometeis injustiças e causais danos, e
isto contra os próprios irmãos!
Ou não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos
iludais: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os
efeminados, nem os pedófilos,
nem os ladrões, nem os avarentos, nem os beberrões, nem os caluniadores,
nem os salteadores herdarão o Reino de Deus.
E alguns de vós eram assim. Mas vós cuidastes de vos purificar; fostes
santificados, fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo
Espírito do nosso Deus.
Salmos 149(148),1-2.3-4.5-6.9.
Cantai ao SENHOR um cântico novo; louvai-o na assembleia dos fiéis!
Alegre-se Israel no seu criador; regozije-se o povo de Sião no seu rei!
Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe ao som de harpas e tambores!
SENHOR ama o seu povo e honra os humildes com a vitória!
Exultem de alegria os fiéis pelo triunfo de Deus e cantem jubilosos em seus
leitos!
Entoem bem alto os louvores de Deus, com a espada de dois gumes na mão,
para lhes aplicarem a sentença que estava determinada. Esta é a glória de
todos os seus fiéis.
Lucas 6,12-19.
Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar
a Deus.
Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze dentre eles,
aos quais deu o nome de Apóstolos:
Simão, a quem chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago, João, Filipe e
Bartolomeu;
Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelote;
Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.
Descendo com eles, deteve-se num sítio plano, juntamente com numerosos
discípulos e uma grande multidão de toda a Judeia, de Jerusalém e do
litoral de Tiro e de Sídon,
que acorrera para o ouvir e ser curada dos seus males. Os que eram
atormentados por espíritos malignos ficavam curados;
e toda a multidão procurava tocar-lhe, pois emanava dele uma força que a
todos curava.
Da Bíblia Sagrada
Comentário ao Evangelho do dia feito por
Bem-aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), Fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Não há maior amor (a partir da trad. Il n'y a pas de plus grand amour, Lattès 1997, p. 24)
«Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus»
Os contemplativos e os ascetas de todos os tempos e de todas as religiões
sempre procuraram a Deus no silêncio, na solidão dos desertos, das
florestas, das montanhas. O próprio Jesus viveu quarenta dias em absoluta
solidão, passando longas horas num coração a coração com o Pai, no silêncio
da noite.
Nós próprios somos chamados a retirar-nos a espaços para um silêncio mais
profundo, para um isolamento com Deus; a estar a sós com Ele, não com os
nossos livros, os nossos pensamentos, as nossas recordações, mas num
despojamento perfeito; a permanecer na Sua presença silenciosos, vazios,
imóveis, expectantes.
Não podemos encontrar a Deus no barulho, na agitação. Veja-se na natureza:
as árvores, as flores e a erva dos campos crescem em silêncio; as estrelas,
a lua, o sol movem-se em silêncio. O essencial não é o que possamos dizer
mas o que Deus nos diz e o que Ele diz a outros através de nós. Ele
escuta-nos no silêncio; no silêncio fala às nossas almas. No silêncio é-nos
dado o privilégio de escutar a Sua voz:
Silêncio dos nossos olhos.
Silêncio dos nossos ouvidos.
Silêncio das nossas bocas.
Silêncio dos nossos espíritos.
No silêncio do coração,
Deus falará.
Gerir directamente o seu abono (ou a sua subscrição) neste endereço : www.evangelhoquotidiano.org
domingo, 5 de setembro de 2010
Profecia do Dia
Segunda-feira, dia 06 de Setembro de 2010
Segunda-feira da 23ª semana do Tempo Comum
Santo Eleutério, abade, séc. VI
Comentário ao Evangelho do dia feito por
Catecismo da Igreja Católica : O Dia do Senhor: O dia da ressurreição, da nova criação
Leituras
1 Cor. 5,1-8.
Ouve-se dizer por toda a parte que existe entre vós um caso de imoralidade,
e uma imoralidade como não se encontra nem mesmo entre os pagãos: um de vós
vive com a mulher de seu pai.
E continuais cheios de orgulho, em vez de andardes de luto, a fim de que
seja retirado do meio de vós o autor de tal acção.
Quanto a mim, ausente de corpo mas presente em espírito, já julguei, como
se estivesse presente, aquele que assim procedeu:
em nome do Senhor Jesus e com o seu poder, por ocasião de uma assembleia
onde eu estarei presente em espírito, que
tal homem seja entregue a Satanás para mortificação da sua carne, a fim de
que o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor.
Não é digno o vosso motivo de orgulho! Não sabeis que um pouco de fermento
faz levedar toda a massa?
Purificai-vos do velho fermento, para serdes uma nova massa, já que sois
pães ázimos. Pois Cristo, nossa Páscoa, foi imolado.
Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da
malícia e da corrupção, mas com os ázimos da pureza e da verdade.
Salmos 5,5-6.7.12.
Tu não és um Deus que se agrade do mal; os maus não podem viver a teu lado.
Os arrogantes não poderão subsistir na tua presença, pois detestas os que
praticam a iniquidade.
Exterminas os mentirosos. O homem sanguinário e fraudulento é detestado
pelo SENHOR.
Mas alegrem se e rejubilem para sempre todos os que em ti confiam. Tu
proteges e alegras os que amam o teu nome.
Lucas 6,6-11.
Num outro sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Encontrava-se ali
um homem cuja mão direita estava paralisada.
Os doutores da Lei e os fariseus observavam-no, a ver se iria curá-lo ao
sábado, para terem um motivo de acusação contra Ele.
Conhecendo os seus pensamentos, Jesus disse ao homem da mão paralisada:
«Levanta-te e põe-te de pé, aí no meio.» Ele levantou-se e ficou de pé.
Disse-lhes Jesus: «Vou fazer-vos uma pergunta: O que é preferível, ao
sábado: fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou perdê-la?»
Então, olhando-os a todos em volta, disse ao homem: «Estende a tua mão.»
Ele estendeu-a, e a mão ficou sã.
Os outros encheram-se de furor e falavam entre si do que poderiam fazer
contra Jesus.
Da Bíblia Sagrada
Comentário ao Evangelho do dia feito por
Catecismo da Igreja Católica, §§ 2174-2175
O Dia do Senhor: O dia da ressurreição, da nova criação
Jesus ressuscitou de entre os mortos «no primeiro dia da semana» (Mc 16,
2). Enquanto «primeiro dia», o dia da ressurreição de Cristo lembra a
primeira criação. Enquanto «oitavo dia», a seguir ao sábado, significa a
nova criação, inaugurada com a ressurreição de Cristo. Este dia tornou-se
para os cristãos o primeiro de todos os dias, a primeira de todas as
festas, o dia do Senhor (dies dominica), o «Domingo». [...]
O domingo distingue-se expressamente do sábado, ao qual sucede
cronologicamente em cada semana, e cuja prescrição ritual substitui para os
cristãos. O domingo realiza plenamente, na Páscoa de Cristo, a verdade
espiritual do sábado judaico e anuncia o descanso eterno do homem, em Deus.
Gerir directamente o seu abono (ou a sua subscrição) neste endereço : www.evangelhoquotidiano.org