terça-feira, 14 de dezembro de 2010

33catolico a serviço da Igreja

33catolico a serviço da Igreja


ALZHEIMER, MAL DO ADOÇANTE - Dicas de Saúde – Igreja Católica

Posted: 13 Dec 2010 03:12 AM PST

Voltem para o velho e "bom açúcar", que no Brasil há mais de 500 anos que alimenta a nossa população e nossos antepassados não apresentavam esses sintomas das doenças "modernas". Passei alguns dias falando na Conferência Mundial de Meio Ambiente a respeito do ASPARTAME, conhecido como Nutrasweet, Equal, Zerocal, Finn e Spoonful. Eles anunciaram que existia uma epidemia de Esclerose Múltipla e Lúpus sistêmico, e não entendiam que toxina estava fazendo com que essas doenças assolassem os Estados Unidos tão rapidamente. Eu expliquei que estava lá para falar exatamente sobre este assunto.

ALZHEIMER, MAL DO ADOÇANTE. 
Artigo escrito pela Dra. Mancy Marckle

Quando a temperatura excede 30ºC, o álcool contido no ASPARTAME se converte em formaldeído e daí para ácido fórmico (o ácido fórmico é o veneno das formigas), que provoca acidose metabólica. A toxicidade do metanol imita a esclerose múltipla e as pessoas recebem diagnóstico errado de esclerose múltipla.

A Esclerose múltipla não se constitui em sentença de morte, mas a toxicidade do metanol sim.  No caso do Lúpus sistêmico, estamos percebendo que é quase tão grave quanto à esclerose múltipla, especialmente em usuários de Diet Coke e Diet Pepsi. Nos casos de Lúpus sistêmico causado pelo ASPARTAME, a vítima geralmente não sabe que o Aspartame é a causa de sua doença e continua com seu uso, agravando o lúpus a um grau tão intenso que algumas vezes ameaça a vida. Quando interrompemos o uso do Aspartame, as pessoas que tinham lúpus ficam assintomáticas.

Em uma conferência eu disse: 'Se você está usando ASPARTAME (Nutrasweet, Equal, e Spoonful, etc.) e sofre de sintomas como fibromialgia, espasmos, dores, formigamento nas pernas, câimbras, vertigem, tontura, dor de cabeça, zumbido no ouvido, dores articulares, depressão, ataques de ansiedade, fala atrapalhada, visão borrada ou perda de memória - você provavelmente tem a DOENÇA DO ASPARTAME!

Há um tempo atrás houve Audiências no Congresso dos EUA incluindo o  aspartame em 100 produtos diferentes. Nada foi feito. Os lobbies da droga e da indústria química têm bolsos muito profundos. Agora existem mais de 5000 produtos contaminados com este produto químico, e a patente expirou. Na época da primeira audiência, as pessoas estavam ficando cegas.

O metanol no aspartame se converte em formaldeído na retina do olho. Formaldeído é do mesmo grupo das drogas como cianeto e arsênico - Venenos mortais! Infelizmente, leva muito tempo para matar, mas está matando as pessoas e causando todos os tipos de problemas neurológicos. O Aspartame muda a química do cérebro.  É a causa de diversos tipos de ataque. Esta droga muda os níveis de dopamina no cérebro. Imagine o que acontece com os pacientes que sofrem de Doença de Parkinson? Também causa malformações fetais. Não existe nenhuma razão para se utilizar este produto. NÃO É UM PRODUTO DIETÉTICO! Os anais do congresso dizem: Ele faz você desejar carboidratos e faz engordar. Dr. Roberts viu que quando ele interrompeu o uso do Aspartame a perda de peso foi de 9,5 kg por pessoa. O formaldeído se armazena nas células adiposas, principalmente nos quadris e coxas.

O Aspartame é especialmente mortal para os diabéticos. O Dr. H.J.  Roberts, especialista diabético e perito mundial em envenenamento pelo Aspartame, escreveu um livro intitulado: DEFESA CONTRA A DOENÇA DE ALZHEIMER (www.sunsentpress.com/defenseAgainstAlzheimers.html)

Dr. Roberts conta como o envenenamento pelo Aspartame está relacionado à doença de Alzheimer. E realmente está. Mulheres de 30 anos estão sendo internadas com Alzheimer. Dr. Russell Blaylock e Dr. Roberts estão escrevendo uma carta-posição com alguns casos relatados e vão colocá-la na Internet.

Colaboração: José Maria Barbosa

33catolico a serviço da Igreja
Comunidade São Paulo Apóstolo

Ângelus: Como podemos fortalecer o nosso coração fragilizado? – Bento XVI

Posted: 13 Dec 2010 01:48 AM PST

Ângelus: Papa convida a esperar o Senhor com confiança.

Bento XVI presidiu a oração mariana do Ângelus deste 3° Domingo do Advento, na Praça São Pedro, no Vaticano, onde o aguardavam vários fiéis e peregrinos, e muitas crianças que levaram vários meninos Jesus para que fossem abençoados pelo Papa.

O Papa frisou que este domingo da alegria nos convida a reforçar o vigor interior que nos ajuda a preparar a vinda do Senhor com confiança operosa.

Citando o capítulo 5 da Carta de São Tiago, o Santo Padre convidou a olhar para o agricultor que espera paciente o fruto precioso da terra, até receber a chuva do outono e da primavera. "Sejam pacientes vocês também; fortaleçam os corações, pois a vinda do Senhor está próxima" – disse o Papa.

"O agricultor não é fatalista, mas é um modelo de uma mentalidade que une de forma equilibrada a fé e a razão, porque, por um lado, ele conhece as leis da natureza e faz bem o seu trabalho, e, por outro, confia na Providência, porque algumas coisas fundamentais não estão em suas mãos, mas nas mãos de Deus. A paciência e a constância são uma síntese entre o compromisso humano e a sua entrega a Deus" - acrescentou o Santo Padre.

"Fortaleçam seus corações" – diz a Sagrada Escritura. Quanto a isso, Bento XVI fez a seguinte pergunta: "Como podemos fortalecer o nosso coração fragilizado e que se tornou mais instável por causa da cultura em que vivemos? A ajuda não nos falta: é a Palavra de Deus, frisou ainda Bento XVI.

"De fato, enquanto tudo passa e muda a Palavra de Deus não passa. Se os acontecimentos da vida nos deixam desanimados e toda certeza parece desabar, temos uma bússola que nos orienta, temos uma âncora que nos ampara. E aqui nos é oferecido o modelo dos profetas, ou seja, daquelas pessoas que Deus chamou para que falem em seu nome" - ressaltou o pontífice.

O Santo Padre sublinhou que "o profeta encontra a sua alegria e a sua força na Palavra do Senhor, e enquanto os homens buscam, muitas vezes, a felicidade pelas ruas, o profeta anuncia a verdadeira esperança que não decepciona porque está fundamentada na fidelidade de Deus. Todo cristão, por causa do Batismo, recebeu a dignidade profética: possa cada um redescobri-la, alimentá-la com a assídua escuta da divina Palavra".

Fonte: Rádio Vaticano

33catolico a serviço da Igreja
Comunidade São Paulo Apóstolo

Não existe dia antes que a noite termine – Igreja Católica

Posted: 13 Dec 2010 01:45 AM PST

Não existe dia antes que a noite termine, não há colheita sem semeadura, por isso, tenha paciência, saiba aguardar, há um momento certo para cada coisa, e o que te parece longe demais, se vence com o primeiro passo, e o que te parece impossível, se materializa diante do seu esforço, por isso, acalme-se.

A paz interior é o seu maior tesouro, não deixe que a ansiedade venha rouba-lá, nem permita que alguém a destrua, seja com atitudes ou comentários, seja você revestido da certeza, de que a noite mais escura vai passar, a chuva mais forte, mesmo seguida de raios, vai dar lugar ao sol, ao arco-íris, e o arco-íris é sinal de esperança, confiança de Deus nos homens, nova oportunidade de crescer e seguir, rumo ao novo horizonte, confiante.

Que você seja revestido da paz, que você a conquiste como tesouro, guarde-a em seu coração como quem ama, zele por ela e espalhe-a, como boa semente que o vento leva, por onde você for, assim, ela sempre voltará mais forte, para o seu interior e é a sabedoria quem diz: "que com a paz, saberás então, que tu és imensamente feliz!" A paz do Cristo te acompanhe, hoje e sempre, Amém!

Colaboração: João Porto – Poço de Jacó

33catolico a serviço da Igreja
Comunidade São Paulo Apóstolo

3º Domingo do Advento: Alegrai-vos sempre no Senhor - Igreja Católica.

Posted: 13 Dec 2010 01:44 AM PST

"Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!" (cf. Fl 4,4s).

Meus queridos irmãos,

Celebramos o terceiro domingo do advento que é conhecido na história da Igreja em conformidade com a antífona de entrada de hoje: o domingo chamado GAUDETE, ou seja, o domingo alegre, ou ainda, o domingo das alegrias. Este é o espírito que deve permear toda a liturgia hodierna: a alegria. A primeira leitura(cf. Is 35, 1-6a.10), mais uma "utopia" de Isaías que tem seu correspondente no Evangelho – que fala dos cegos e dos coxos curados: a obra do Messias; e o Salmo Responsorial, cantando a bondade de Deus que abre os olhos aos cegos.

O júbilo da natureza, a cura dos enfermos, a volta dos exilados é o que nos anuncia Isaías, pelo sonho da salvação. A vinda salvadora de Deus transforma o deserto em paraíso, cura os enfermos, vence a maldição do pecado de Adão. Liberdade, alegria, felicidade: a gente, hoje em dia, gostaria de vê-las antes de acreditar que existem. Mas Deus dá um novo modo de ver, ouvir e falar. Recebemos novas capacidades para acatar a verdade e a realidade de Deus. E isto é o essencial, em nossa vida.

A alegria, também, permeia a segunda leitura(cf. Tg 5,7-10), dentro de um contexto bem diferente: recordando a espera da primeira vinda de Jesus, preparamo-nos para a segunda vinda de Cristo. São Tiago nos ensina a manter nossa fé preservada até a segunda vinda, com a paciência do lavrador que aguarda a chuva. Grande constância a que somos chamados: temos diante dos olhos a inefável proximidade do Senhor que é a nossa única alegria. Todos nós somos convidados a aguardar sem desistência a vinda do senhor. Depois da pregação escatológica aos ricos(Tg 5,1-6), São Tiago dirige-se aos seus irmãos, os pobres: eles devem viver em firmeza permanente até que venha o Senhor. A fé do pobre é esperança; o rico não pode esperar, porque o medo o oprime. A proximidade da vinda do Senhor provoca uma segunda admoestação: diante do juízo próximo, mútua acusação e rixa são proscritas. Tiago ilustra suas admoestações com exemplos: o agricultor, que firmemente aguarda a colheita; 2) os profetas, que não se cansam em falar a palavra de Deus e 3) a paciência de Jó.

Estimados Irmãos, Isaias nos ensinou as coisas bonitas que virão com a chegada do Messias: fecundidade, alegria, flores, presença de Deus, coragem, esperança, salvação, libertação e recompensa. Tiago, por seu turno, na segunda leitura, ressalta que devemos ter uma grande paciência na espera da vinda gloriosa de Cristo Jesus, como justo Juiz. Nós somos cristãos, por isso urge estarmos sempre preparados, pois não sabemos nem o dia e nem a hora. É sempre necessário estarmos vigilantes desde a aurora, ansiosos pelo Senhor que vem nos julgar.

Agora entre as coisas bonitas e a vigilância paciente da vinda do Cristo temos que contemplar o que pede o Evangelho: fazer acontecer o Reino de Deus entre nós. Esta é a nossa missão, que deve ser uma missão de alegria.

O Evangelho(cf. Mt 11,2-11) nos ensina que Jesus é mesmo a quem devemos esperar. Jesus cura os enfermos, traz boa-nova para os pobres. Os judeus se defrontam com a pergunta se Jesus é "o que deve vir", o Messias, em quem a lei e os profetas chegam à plenitude. João Batista depois de O ter anunciado como juiz escatológico, coloca-O, agora, como representante do Antigo Testamento, com a pergunta decisiva: "És tu?".

João Batista, o precursor, e Maria, a Virgem, são os dois protagonistas da chegada do Salvador. Jesus encarnando-Se no Seio Virginal da Mãe concretiza na humanidade o Reino de Deus. Em vez de olhar para o Menino que vai nascer, a Madre Igreja olha para as razões de seu nascimento. Elogiando João Batista, Jesus elogia a todos quantos perceberam os sinais da chegada do Salvador, a todos que crerem na boa-nova que Ele traz, levarem a sério os seus ensinamentos e facilitarem os seus caminhos. Quem assim fizer participará do Reino dos Céus, como João Batista.

Temos que ter presente o Reino de Deus pela sensibilidade dos olhos, dos ouvidos, da pele, dos ossos, da própria vida e do estado de pobreza do homem. O Reino de Deus acontece aqui e agora, no meio dos homens e das mulheres, no nosso meio, inserido dentro da história humana. O Reino de Deus tem que transformar o mundo e fecundá-lo para o viés da eternidade.

O Natal não é somente um acontecimento espiritual. É um evento humano e histórico. Cristo nasceu para salvar o homem: seu espírito e sua carne. O Reino de Deus é para a criatura humana na plenitude de seu ser, do seu viver. Por isso temos que nos preocupar com todos os aspectos do homem da mulher, especialmente dos aspectos humanos que nos interpelam. Assim, todo aquele que melhorar a sorte do homem na terra está construindo o Reino de Deus aqui, está ajudando a acontecer o Natal de Jesus e o natal dos homens.

A Igreja, ao velar pela dignidade da pessoa humana em todos os seus aspectos, alcança a criatura humana na sua origem, envolve-a durante toda a sua peregrinação terrestre e a introduz na eternidade.

A exaltação de João Batista é a confirmação da missão de Jesus e da razão de sua presença na terra; enunciação dos sinais do Reino, previstos pelos profetas e mostrados por Jesus de Nazaré, a não deixar dúvidas em ninguém; descrição do caminho a ser percorrido pelo verdadeiro discípulo, construtor, com Jesus, do Reino de Deus.

Por isso somos, cristãos, povo de espera. Vamos pedir com fé que o Natal seja um dia de alegria, semelhante à alegria de João Batista quando reconheceu em Jesus o Messias. Perdoado o pecado, o Natal como toda eucaristia, apresenta-se como festa escatológica, antecipação do Natal eterno: Emanuel, Deus conosco para sempre.

Que o cristão saiba aguardar o Senhor como o lavrador espera amadurecer os frutos da terra. Todos, assim, somos chamados a ser este mensageiro. O Senhor está chegando. É preciso que vigilantes preparemos a sua chegada.

Texto: Wagner Augusto Portugal
Vigário Judicial da Diocese da Campanha (MG)

Fonte: Rádio Vaticano

33catolico a serviço da Igreja
Comunidade São Paulo Apóstolo

Liturgia Diária 13/12/2010 - Igreja Católica

Posted: 13 Dec 2010 01:41 AM PST

Liturgia Diária 13/12/2010 - Igreja Católica
3ª Semana do Advento – SEGUNDA-FEIRA
3ª Semana do Saltério - Ano Litúrgico "A"
Prefácio do Advento I – Ofício da Memória
SANTA LUZIA, Virgem e Mártir


Meditando: Vem, esposa de Cristo, receber a coroa que o Senhor te preparou para a eternidade.

Oração do Dia: Ó Deus, que a intercessão da gloriosa virgem santa Luzia reanime o nosso fervor, para que possamos hoje celebrar o seu martírio e contemplar, um dia, a sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Intenções do mês de DEZEMBRO:

Geral: Para que a experiência do sofrimento seja ocasião de compreender situações difíceis e dolorosas pelas quais passam as pessoas sozinhas, os idosos e os enfermos, estimulando todos a ir generosamente ao encontro deles. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Missionária: Para que os povos da terra abram suas portas a Cristo e a seu evangelho de paz, fraternidade e justiça.  Amém.

Cor Litúrgica: VERMELHO - Simboliza o fogo purificador, o sangue e o martírio. Usada nas missas de Pentecostes e santos mártires.

Tempo do Advento: O Advento é um tempo de preparação com dupla finalidade:
1.    Recordar a primeira vinda de Jesus trazendo a salvação para a humanidade, por isso Advento é tempo de alegria.
2.    Anunciar a segunda vinda gloriosa de Jesus, por isso, Advento é também tempo de expectativa, é tempo de redobrarmos a oração, de exercitarmos a nossa fé para não nos desviarmos do caminho de Deus.

Advento é tempo de conversão, devemos nos fazer pequenos e pobres, para podermos reconhecer Jesus como único Senhor e devemos nos esvaziar de tudo que nos afasta de Deus para poder nos encher com sua misericórdia.

O Tempo do Advento começa nas primeiras Vésperas do domingo que sucede ao dia 30 de novembro - ou o mais próximo desta data - e termina antes das primeiras Vésperas do Natal. Devido a variação na data de início do Tempo do Advento a duração do mesmo pode ser de 3 ou 4 semanas. O período de 17 a 24 de dezembro estabelece uma maior preparação para o Natal.


Primeira Leitura: Livro dos Números 24,2-7.15-17a
Uma estrela sai de Jacó
Naqueles dias, Balaão levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. O espírito de Deus veio sobre ele, e Balaão pronunciou seu poema:

"Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos; oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. Como são belas as tuas tendas, ó Jacó, e as tuas moradas, ó Israel! Elas se estendem como vales, como jardins ao longo de um rio, como aloés que o Senhor plantou, como cedro junto das águas. A água transborda de seus cântaros, e sua semente é ricamente regada. Seu rei é mais poderoso do que Agag, seu reino está em ascensão".

E Balaão continuou pronunciando o seu poema: "Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos, oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, e conhece os pensamentos do Altíssimo, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. Eu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel". - Palavra do Senhor.

Comentando a Liturgia: Balaão, famoso adivinho vindo da Mesopotâmia. O texto descreve a futura prosperidade de Israel, trazendo a profecia da vitória sobre seus inimigos. No Novo Testamento é Cristo que realiza a obra que o Pai lhe confiou. Todos que fazem algo de bom no mundo colaboram para a realização do plano de salvação de Deus.

O cristão é aquele que conhece o plano de amor concebido por Deus, sabe que é chamado por Cristo para realizá-lo na Igreja e a El adere com toda sua vida.

Salmo: 24 (25)
Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação.

Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura
e a vossa compaixão que são eternas!
De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia
e sois bondade sem limites, ó Senhor!

O Senhor é piedade e retidão,
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça,
e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Evangelho segundo São Mateus 21,23-27
Donde vinha o batismo de João?
Naquele tempo, Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: "Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?"

Jesus respondeu-lhes: "Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?"

Eles refletiam entre si: "Se dissermos 'do céu', ele nos dirá: 'Por que não acreditastes nele?' Se dissermos: 'Dos homens', temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta". Eles então responderam a Jesus: "Não sabemos". Ao que Jesus também respondeu: "Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas". - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho: Nós somos bem ignorantes. Das coisas fundamentais de nossa vida, só sabemos o que o próprio Senhor nos revelou. Mesmo assim, ainda há véus de mistérios sobre muitas coisas. Exemplos? Como é o céu? Como será o corpo dos ressuscitados na Glória? Quando será a Vinda do Senhor? Não sabemos.

Mas esta é uma "ignorância boa". Deus sabe que é melhor, para nós, ignorar muita coisa, como o dia de nossa morte. Seríamos tentados a adiar nossa conversão para a véspera da morte e, quem sabe, já petrificados no pecado, a mudança seria impossível...

Mas há uma ignorância culposa. Assim como o pior cego é aquele que não quer ver – diz o refrão popular -, assim também a pior ignorância é a de quem se recusa a acolher a verdade. Como no Evangelho de hoje, quando os adversários de Jesus continuam a pressioná-lo e, inesperadamente, recebem um contragolpe. O Rabi da Galileia pergunta: "O batismo de João era do Céu, ou dos homens?"

Se eles respondem que não, a reação do povo (que tinha João, no mínimo, por um grande profeta) poderia ser perigosa. Se respondem que sim, Jesus diria: "E por que, então, vocês não creram nele?" Amarrados em sua própria má consciência, esses líderes religiosos preferem dizer: "Não sabemos"...

Deus existe? Jesus Cristo é o seu Filho? Sua morte na cruz tinha o objetivo de nos salvar? Jesus Cristo fundou uma Igreja? Confiou a ela a missão de evangelizar e santificar? O Papa é o Pedro de hoje? Jesus está vivo e presente na hóstia consagrada? Sou, por acaso, responsável por meu irmão?

E um imenso coral responde: "Não sabemos!" E mais: "Não queremos saber, pois se viéssemos a conhecer a verdade, seríamos obrigados, por coerência, a mudar de vida. É mais cômodo para nós permanecer na ignorância".

Deus nos fala por meio de sua Criação. Falou-nos através de seu Filho, Jesus Cristo. Fala pela Igreja e seu magistério. Em cada sermão dominical, em cada conselho paterno, em cada correção dos professores, é Deus quem nos fala. Estamos aprendendo? Queremos conhecer a Verdade?

Há sempre um risco: chegar ao dia do Juízo e ouvir, em troca, da boca do Juiz: "Eu também não vos conheço..."

Fonte:
·         CNBB
·         Missal Cotidiano
·         Com. Católica Nova Aliança
·         Comentário do Evangelho: Antonio Carlos Santini

Adaptação: 33catolico a serviço da Igreja
Comunidade São Paulo Apóstolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário