sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

33catolico a serviço da Igreja

33catolico a serviço da Igreja


Natal a festa da vida e da paz! – Igreja Católica

Posted: 02 Dec 2010 04:41 PM PST

Nossa cidade já está ficando toda enfeitada com símbolos do Natal. Os meios de comunicação veiculam mensagens natalinas cada vez mais contagiantes provocando o consumismo, muitas vezes sem necessidade. É neste clima que eu quero refletir com vocês sobre o verdadeiro símbolo do Natal e sobre sua verdadeira mensagem.

O símbolo cristão do Natal é o presépio: uma família recolhida em uma estrebaria, uma criancinha recém nascida em uma manjedoura, alguns animais, pastores vestidos pobremente, três homens vestidos ricamente e um anjo a indicar que ali se oculta um mistério divino.

Se quisermos compreender realmente o que é o Natal, precisamos nos colocar diante desse símbolo e nos perguntar pelo seu significado e pela mensagem que ele nos transmite. Toda a cena do presépio está centralizada no Menino que acaba de nascer. Ele é o Filho de Deus feito homem para a nossa salvação.
O significado do presépio é, portanto, o maior de todos os presentes: ele nos revela que Deus está presente entre nós. E a sua mensagem é a paz como dom de Deus e como conquista da boa vontade humana. De fato, a Bíblia nos diz que os anjos cantavam "glória a Deus no alto dos céus, e paz na terra às pessoas de boa vontade".

No Natal, Deus é que nos dá o grande presente: seu Filho. E este nos dá a Vida e Paz. Será que há presente mais precioso que este? Os acontecimentos da última semana no Rio de Janeiro nos mostram como a paz enche as pessoas de alegria para viver. Lamentavelmente é uma paz aparente que dura enquanto dura a repressão.

O que mais desejamos, no fundo de nossos corações, é uma paz verdadeira e completa. E é este o presente que Deus nos oferece. Só na paz a vida humana tem sentido. Só assim podemos ser autenticamente felizes. O grande papa Pio XII dizia que sem a paz tudo se perde e com ela tudo se ganha.

Segundo uma antiga tradição, como preparação para o Natal se dá presentes aos pobres e às pessoas queridas para manifestar a alegria do encontro com Jesus. Quem começou esta tradição foram os Magos. Três homens que receberam uma revelação acreditaram nela e fizeram uma longa peregrinação para encontrar Jesus.

Ao final dessa peregrinação que foi iluminada por Deus, ofereceram a Jesus alguns presentes. Tal oferta, na verdade, foi o sinal de sua gratidão. Receberam a revelação, a fé e a salvação. Por isso retribuíram com presentes que simbolizavam os frutos espirituais de sua jornada e também sua gratidão.

Essa tradição tem muita beleza, mas inclui também um grande risco: o de reduzir a preparação para o Natal a uma simples compra de presentes; e de desvalorizar a celebração do Natal, tornando-a uma bela festa, mas sem nenhum significado religioso.

Amigos e amigas, o símbolo maior do Natal nos revela que sua mensagem implica em muito mais do que simplesmente dar presentes e receber presentes. Ele nos ensina que primeiro é preciso saber receber o grande presente de Deus. E depois, como conseqüência, viver o Natal é deixar-se transformar pelo presente recebido. Essa transformação nos compromete com a causa da verdadeira paz, da defesa da vida, da vivência da solidariedade e da partilha.

Independentemente de presentes, Natal é a festa da vida e da paz!

Texto: Dom Anuar Battisti
Fonte: CNBB

33catolico a serviço da Igreja
Comunidade São Paulo Apóstolo

Liturgia Diária 03/12/2010 - Igreja Católica

Posted: 02 Dec 2010 04:12 PM PST

Liturgia Diária 03/12/2010 - Igreja Católica
1ª Semana do Advento – SEXTA-FEIRA
1ª Semana do Saltério - Ano Litúrgico "A"
Prefácio do Advento I – Ofício da Memória
SÃO FRANCISCO XAVIER - Presbítero


Meditando: Estes sãos homens santos que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.

Oração do Dia: Ó Deus, que, pela pregação de são Francisco Xavier, conquistastes para vós muitos povos do Oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo, para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Intenções do mês de DEZEMBRO:

Geral: Para que a experiência do sofrimento seja ocasião de compreender situações difíceis e dolorosas pelas quais passam as pessoas sozinhas, os idosos e os enfermos, estimulando todos a ir generosamente ao encontro deles. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Missionária: Para que os povos da terra abram suas portas a Cristo e a seu evangelho de paz, fraternidade e justiça.  Amém.

Cor Litúrgica: BRANCO - Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usada nas missas de Natal, Páscoa, etc... Nas grandes solenidades, pode ser substituída pelo amarelo ou, mais especificamente, o dourado.

Tempo do Advento: O Advento é um tempo de preparação com dupla finalidade:
1.    Recordar a primeira vinda de Jesus trazendo a salvação para a humanidade, por isso Advento é tempo de alegria.
2.    Anunciar a segunda vinda gloriosa de Jesus, por isso, Advento é também tempo de expectativa, é tempo de redobrarmos a oração, de exercitarmos a nossa fé para não nos desviarmos do caminho de Deus.

Advento é tempo de conversão, devemos nos fazer pequenos e pobres, para podermos reconhecer Jesus como único Senhor e devemos nos esvaziar de tudo que nos afasta de Deus para poder nos encher com sua misericórdia.

O Tempo do Advento começa nas primeiras Vésperas do domingo que sucede ao dia 30 de novembro - ou o mais próximo desta data - e termina antes das primeiras Vésperas do Natal. Devido a variação na data de início do Tempo do Advento a duração do mesmo pode ser de 3 ou 4 semanas. O período de 17 a 24 de dezembro estabelece uma maior preparação para o Natal.

Primeira Leitura: Livro do Profeta Isaías 29,17-24
Naquele dia, os olhos dos cegos verão
Assim fala o Senhor Deus: Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas.

Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: 'Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá que enrubescer; quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender'.- Palavra do Senhor.

Comentando a Liturgia: Tudo mudará para melhor, a própria natureza será o cenário de um mundo liberto da dor. Deus realizará tudo para o homem que nele confia e sabe esperar. Em um mundo que ainda hoje não é melhor do que o de Isaías, qual é a nossa contribuição para a construção da nova sociedade?

Salmo: 26 (27)
O Senhor é minha luz e salvação.

O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor
e contemplá-lo no seu templo.

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
espera no Senhor!

Evangelho segundo São Mateus 9,27-31
Dois cegos, crendo em Jesus, são curados
Naquele tempo: Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: Tem piedade de nós, filho de Davi! Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: Vós acreditais que eu posso fazer isso? Eles responderam: 'Sim, Senhor.' Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: Faça-se conforme a vossa fé. E os olhos deles se abriram.

Jesus os advertiu severamente: Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo. Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região. - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho: O milagre que beneficiou os dois cegos prenuncia a experiência dos discípulos do Reino, à espera do Senhor. Urge que o próprio Mestre lhes abra os olhos, de modo a poderem discernir sua presença na história humana.

Ter os olhos abertos é sinal de libertação da tirania do egoísmo, que faz o ser humano centrar-se em si mesmo e ser incapaz de perceber a maravilhosa obra de Deus acontecendo a seu redor. Desfeitas as trevas do erro e do pecado, torna-se possível ao discípulo perceber a revelação divina em acontecimentos singelos, imperceptíveis ao olhar puramente humano. Sem perfeita visão espiritual fica-se impossibilitado de reconhecer o Senhor.

A superação da cegueira começa quando o discípulo volta-se confiante para o Senhor, de quem implora compaixão. É a humildade de quem se reconhece carente da misericórdia divina.

Outro pressuposto é a fé. Ela é, em última análise, o princípio de tudo. Porque crê em Jesus, o discípulo deseja ter "olhos" para vê-lo, quer ser curado de sua cegueira, predispõe-se a fazer tudo quanto for necessário para ver realizado o seu desejo, deixa-se tocar por Jesus e sabe aproveitar do encontro com ele.

Jesus sempre está disposto a curar a cegueira de quem o desejar. Afinal, um dos sinais da presença do Messias na história humana, conforme os profetas anunciaram, consiste exatamente na restituição da vista aos cegos.

Fonte: CNBB – Missal Cotidiano – Dom Total
Comentário do Evangelho: Padre Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica.

Adaptação: 33catolico a serviço da Igreja
Comunidade São Paulo Apóstolo

Paróquia de São Gerardo – Agenda Dezembro 2010

Posted: 02 Dec 2010 03:28 PM PST

Agenda Paroquial - Dezembro 2010

1.    Quarta-feira
a.    Reu. dos Cinco – Matriz 19:30
b.    Reu. Pastoral Familiar - Matriz 19:30

2.    Quinta-feira
a.    Reu. do MESC – Matriz 19:30
b.    Reu. Pastoral do Menor – Matriz 19:30
c.    Reu. Pastoral Familiar com casais especiais

3.    Sexta-feira
a.    Adoração do Santíssimo – Matriz 16:00

4.    Sábado
a.    Natal do ECC – Matriz 19:30

5.    Domingo
a.    Celebração do Batismo – Matriz 10:00
6.    Segunda-feira
a.    Poço de Jacó – Matriz 19:30

7.    Terça-feira
a.    Terço dos Homens – Matriz 19:30
b.    Encontro da Liturgia – Matriz 19:30

8.    Quarta-feira
a.    Reu. dos Cinco – Matriz 19:30

9.    Quinta-feira
 

10.  Sexta-feira
a.    Confraternização do MESC – Matriz 20:00
b.    Confraternização do Batismo

11.  Sábado
a.    Confraternização dos Setores

12.  Domingo
a.    Confraternização do EJC

13.  Segunda-feira
a.    Missa em honra a Nossa Senhora – Matriz 12:00

14.  Terça-feira
a.    Terço dos Homens – Matriz 19:30
b.    Encontro da Liturgia – Matriz 19:30

15.  Quarta-feira
a.    Reu. dos Cinco – Matriz 19:30
b.    Reu. Pastoral Familiar

16.  Quinta-feira
a.    Confraternização do Conselho Pastoral
b.    Confraternização da Pastoral do Menor

17.  Sexta-feira

18.  Sábado
a.    Reu. Conselho Pastoral

19.  Domingo

20.  Segunda-feira
a.    Confraternização do Poço de Jacó – Matriz 19:30

21.  Terça-feira
a.    Terço dos Homens – Matriz 19:30
b.    Encontro da Liturgia – Matriz 19:30
c.    Aniv. de Ordenação do Padre Willame

22.  Quarta-feira
a.    Reu. dos Cinco ECC – Matriz 19:30

23.  Quinta-feira
a.    Reu. Cons. Econômico
b.    Terço dos Homens – Matriz 19:30
c.    Encontro da Liturgia – Matriz 19:30

24.  Sexta-feira
a.    Missa de Natal – Matriz 19:00

25.  Sábado

26.  Domingo

27.  Segunda-feira

28.  Terça-feira
a.    Terço dos Homens – Matriz 19:30
b.    Encontro da Liturgia – Matriz 19:30

29.  Quarta-feira
a.    Reu. dos Cinco ECC – Matriz 19:30

30.  Quinta-feira
a.    Reu. Pastoral do Dizimo

33catolico a serviço da Igreja
Comunidade São Paulo Apóstolo


Comunidade São Paulo Apóstolo – Mensagem de Natal – Igreja Católica

Posted: 02 Dec 2010 05:54 AM PST

A Santa Igreja nos leva a refletir durante o Advento qual deve ser o real sentido do Natal, onde devemos ter a certeza que além das confraternizações e troca de presentes, temos nós que sermos o presente perfeito a ser oferecido a Cristo.

Esse presente deve estar dentro de uma embalagem forte, que resista aos impactos de todas as provações e tentações. A essa embalagem vamos dar o nome de "Igreja".

Nossa embalagem deve estar envolta em um lindo papel brilhante, que possa iluminar o coração de todos que perto dele estiverem. A esse papel vamos dar o nome de Espírito Santo.

Para que o nosso presente fique ainda mais bonito, vamos nele colocar um laço, que como um selo represente o nosso compromisso de fidelidade. A esse selo vamos dar o nome de Sacramento.

Nosso presente está pronto, agora vamos escrever um cartão, pois presente que se preza, vem acompanhado de uma declaração de amor. Ah! Você está com dificuldade de expressar o seu amor, então não tem problema, pois o aniversariante já deixou um prontinho. A esse cartão vamos dar o nome de Bíblia.

Vejamos se ficou bonito nosso presente:

Através da Igreja, recebemos a força que vem do Espírito Santo de Deus, para que possamos vivenciar de maneira fiel os Sacramentos por Ele instituídos, sempre guiados por Sua Palavra e assim sermos para o mundo o presente perfeito, "o verdadeiro cristão".

Seja você o presente perfeito,
Comunidade São Paulo Apóstolo

Pastoral do Batismo – Mensagem de Natal – Igreja Católica

Posted: 02 Dec 2010 04:48 AM PST

O Código de Direito Canônico (Cân.849) diz que o Batismo é a porta dos Sacramentos e que é através dele que nos tornamos filhos e filhas de Deus e passamos a fazer parte da sua Igreja.

Esse presente nos é dado por Deus no inicio de nossa vida, para que tenhamos sempre em mente o quanto Ele nos ama, e como somos filhos queridos. Infelizmente ao longo do tempo, - por motivos diversos - nos distanciamos da presença de Deus. Padre Uchoa uma vez disse que pecamos não por sermos ruins, mas porque em alguns momentos o pecado nos parece bom.

Muitas vezes negligenciamos nossa fé, colocando como prioridade nossa realização profissional, nosso lazer, a construção de um futuro solido... é isso nos parece bom, e é bom, desde que não nos esqueçamos que a nossa vida tem um sentido bem maior.

O mês de dezembro é um tempo em que todos, – sem exceção – crentes e descrentes, até mesmo movidos pelo apelo comercial, somos levados a entrar em contato com Jesus Salvador. Aproveitemos esse momento entre presentes e confraternizações, para lembrar as promessas de nosso batismo, para lembrar que tem "alguém aniversariando" e que o único presente que Ele quer é a nossa atenção, é o nosso amor.

A Pastoral do Batismo deseja que todos os filhos e filhas de Deus tenham realmente um Santo Natal e que consigam não só do dia 24, mas em todos os dias, ter a presença viva do Salvador, impregnada em todo o seu ser.

Pastoral do Batismo de São Gerardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário