quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Profecia do Dia

Sexta-feira, dia 10 de Dezembro de 2010
Sexta-feira da 2a semana do Advento

Santa Eulália, virgem, mártir, +304, Nossa Senhora do Loreto



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Beato John Henry Newman : Converter-se aos repetidos chamamentos de Deus

Leituras

Is. 48,17-19.
Eis o que diz o SENHOR, teu redentor, o Santo de Israel: «Eu sou o SENHOR
teu Deus, que te dou lições para teu bem, que te guio pelo caminho que
deves seguir.
Ah! Se tivesses atendido ao que Eu mandava! O teu bem-estar seria como um
rio, a tua felicidade como as ondas do mar.
A tua posteridade seria como a areia, como os seus grãos, os frutos do teu
ventre. O teu nome não seria aniquilado, nem destruído diante de mim.»


Salmos 1,1-2.3.4.6.
Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho
dos pecadores, nem toma parte na reunião dos libertinos;
antes põe o seu enlevo na lei do SENHOR e nela medita dia e noite.
É como a árvore plantada à beira da água corrente: dá fruto na estação
própria e a sua folhagem não murcha; em tudo o que faz é bem sucedido.
Mas os ímpios não são assim! São como a palha que o vento leva.
O SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à
perdição.


Mateus 11,16-19.
«Com quem poderei comparar esta geração? É semelhante a crianças sentadas
na praça, que se interpelam umas às outras,
dizendo: 'Tocámos flauta para vós e não dançastes; entoámos lamentações e
não batestes no peito!'
Na verdade, veio João, que não come nem bebe, e dizem dele: 'Está
possesso!'
Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'Aí está um glutão e
bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores!' Mas a
sabedoria foi justificada pelas suas próprias obras.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Beato John Henry Newman (1801-1890), presbítero, fundador de comunicade religiosa, teólogo
Meditações e Devoções, Part 3, IV: Pecado, § 2

Converter-se aos repetidos chamamentos de Deus

Meu Senhor Jesus, Tu cujo amor por mim foi suficientemente grande para Te
fazer descer do céu para me salvar, querido Senhor, mostra-me o meu pecado,
mostra-me a minha indignidade, ensina-me a arrepender-me sinceramente,
perdoa-me na Tua misericórdia. Peço-Te, meu querido Salvador, que tomes
posse da minha pessoa. Só o Teu perdão o pode fazer; não posso salver-me
sozinho; não sou capaz de recuperar o que perdi. Sem Ti, não posso
voltar-me para Ti, nem agradar-Te. Se apenas contar com as minhas forças,
irei de mal a pior, vou fraquejar completamente, vou endurecer por
negligência. Farei de mim o centro de mim próprio, em vez de o fazer de Ti.
Adorarei qualquer ídolo moldado por mim, em vez de Te adorar a Ti, o único
verdadeiro Deus, o meu Creador, se não mo impedires com a Tua graça. Oh meu
querido Senhor, escuta-me! Já vivi o suficiente neste estado: a pairar,
indeciso e medíocre; quero ser o Teu fiel servidor, não quero pecar mais.
Sê misericordioso para comigo, faz com que me seja possível, pela Tua
graça, tornar-me naquilo que sei que devia ser.




Gerir directamente o seu abono (ou a sua subscrição) neste endereço : www.evangelhoquotidiano.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário