sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Profecia do Dia

Sabado, dia 05 de Fevereiro de 2011
Sábado da 4a semana do Tempo Comum

Santa Águeda, virgem, mártir, +251, S. Felipe de Jesus, religioso, mártir, +1597



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Isaac o Sírio : «Teve compaixão deles»

Leituras

Heb. 13,15-17.20-21.
Por meio dele, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor,
isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.
Não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com os outros, pois são
esses os sacrifícios que agradam a Deus.
Sede submissos e obedecei aos que vos guiam, pois eles velam pelas vossas
almas, das quais terão de prestar contas; que eles o façam com alegria e
não com gemidos, o que não seria vantajoso para vós.
O Deus da paz, que ressuscitou dos mortos o grande Pastor das ovelhas,
Jesus, Senhor nosso, pelo sangue da Aliança eterna,
vos torne aptos para todo o bem, a fim de que façais a sua vontade. Que Ele
realize em nós o que lhe é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual
seja dada glória pelos séculos dos séculos. Ámen.


Salmos 23(22),1-3.4.5.6.
O SENHOR é meu pastor: nada me falta.
Em verdes prados me faz descansar e conduz me às águas refrescantes.
Reconforta a minha alma e guia me por caminhos rectos, por amor do seu
nome.
Ainda que atravesse vales tenebrosos, de nenhum mal terei medo porque Tu
estás comigo. A tua vara e o teu cajado dão me confiança.
Preparas a mesa para mim à vista dos meus inimigos; ungiste com óleo a
minha cabeça; a minha taça transbordou.
Na verdade, a tua bondade e o teu amor hão de acompanhar me todos os dias
da minha vida, e habitarei na casa do SENHOR para todo o sempre.


Marcos 6,30-34.
Os Apóstolos reuniram-se a Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e
ensinado.
Disse-lhes, então: «Vinde, retiremo-nos para um lugar deserto e descansai
um pouco.» Porque eram tantos os que iam e vinham, que nem tinham tempo
para comer.
Foram, pois, no barco, para um lugar isolado, sem mais ninguém.
Ao vê-los afastar, muitos perceberam para onde iam; e de todas as cidades
acorreram, a pé, àquele lugar, e chegaram primeiro que eles.
Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão deles,
porque eram como ove-lhas sem pastor. Começou, então, a ensinar-lhes muitas
coisas.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Isaac o Sírio (sec. VII), monge perto de Mossul, santo das Igrejas Ortodoxas
Discursos ascéticos, 1ª série, nº 60 (a partir da trad. Touraille, DDB 1981, p. 325)

«Teve compaixão deles»

Se David apelida Deus de justo e recto, o Seu Filho revelou-nos que Ele é
bom e manso. [...] Longe de nós o pensamento injusto de que Deus não Se
compadece. [...] Como é admirável a compaixão de Deus! Quão maravilhosa é a
graça de Deus nosso Criador, tão poderosa que tudo sofre! Que bondade
incomensurável, da qual Ele investe a nossa natureza de pecadores para a
recrearmos. Que dizer da Sua glória? Ele perdoa quem O ofendeu e blasfemou,
Ele renova esta poeira sem alma [...], e faz do nosso espírito disperso e
dos nossos sentidos extraviados uma natureza dotada de razão e capaz de
pensar. O pecador não está em condições de compreender a graça da sua
ressurreição. [...] O que é a geena face à ressurreição, quando Ele nos
erguer da condenação, concedendo a este corpo perecível a graça de se
revestir de incorruptibilidade? (1Cor 15, 53). [...]


Vós que tendes discernimento, vinde e admirai. Quem é aquele que, dotado de
uma inteligência sábia e maravilhosa, admira a graça do nosso Criador como
ela merece? Esta graça é a retribuição dos pecadores. Porque, em vez do que
eles merecem com toda a justiça, Ele dá-lhes a Sua ressurreição. Em vez de
corpos que profanaram a Sua Lei, Ele reveste-os da glória da
incorruptibilidade. Esta graça – a ressurreição que nos é dada depois de
termos pecado – é maior que a primeira, que nos deu quando nos criou,
enquanto não existíamos. Glória à Tua graça incomensurável, Senhor! Apenas
me posso calar face às vagas da Tua graça. Sou incapaz de Te dizer a
gratidão que Te devo.




Gerir directamente o seu abono (ou a sua subscrição) neste endereço : www.evangelhoquotidiano.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário